Carlos Alberto Della Paschoa , Elisete de Sousa Melo , Marcelo Carneiro Ruas
Tatiane Paiva Cova
Flavia Geane dos Santos , Marcelo Borges Rocha
Arthur Antonio Martins Sales Campelo , Marisa Pires Rodrigues
Ana Maria Gomes Ribeiro , Paloma Rodrigues Moreira
Elisangela Silva da Costa , Ingrid Maria Luz Vergolino Zahlouth
Pilar Barradas , Rocío Eliana Silva Vásquez
Albert Thiago Melo Vaz , Roberta de Sousa Alves , Thaiane Almeida Souza
Élida Feitoza Memelli , Tarsso de Sá Freire Taveira , Valéria Damacena da Silva
Jaqueline Santos Barradas
ANAIS DO SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO EM ARTE - REDARTE/RJ - ISSN 2595-198X
v.9, n. 1, 2025
A Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ), atuante desde 1995, tem como objetivo principal promover, compartilhar e incentivar o uso de recursos que possam contribuir para a produção e/ou disseminação da Informação em Arte. É composta, atualmente, por 34 instituições associadas, dentre museus, centros culturais e universidades, além de alguns sócios-colaboradores (pessoas físicas). Em conjunto com as instituições membros e parceiras, a Rede organizou o 9º Seminário de Informação em Arte, visando a ampliar a reflexão e o debate de temas relacionados às bibliotecas e à Arte, em consonância com os objetivos da Agenda 2030.
A nona edição do Seminário foi realizada nos dias 8 e 9 de outubro de 2025, no Instituto Cervantes do Rio de Janeiro.
Tema do Seminário: Arte e Acervos em Mutação: desafios contemporâneos das Bibliotecas de Arte.
A diversificação exponencial de novas tecnologias e ferramentas informacionais disponíveis para o armazenamento, processamento e difusão da informação, assim como os ambientes e as redes virtuais para o acesso aberto e a difusão da informação, constitui um desafio para a prática e o fazer bibliotecários para os profissionais da informação no campos da Arte.
O 9º Seminário de Informação em Arte tem como objetivo proporcionar um espaço de questionamento, reflexão e compartilhamento de experiência no momento atual, o que vem exigindo dos profissionais da informação uma nova postura em relação às repercussões dos novos modelos de representação da Informação advindos das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) em suas práticas diárias.
Baseando-se nas metas 11.4 e 11.7 dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis – ODS 11 – da Agenda 2030 das Nações Unidas, que estabelecem respectivamente o fortalecimento de esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural da humanidade, e proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes até 2030, estabeleceu os seguintes eixos temáticos para a apresentação de trabalhos:
Eixo 1 – Manifestações artísticas por Inteligência Artificial (IA):
A produção artística dentro da era digital conta atualmente com obras resultantes do uso de IA, trazendo à luz novos questionamentos quanto à autoria e criação artística, assim como às formas de documentação, interpretação e representação dentro do processamento técnico da Informação em Arte. Neste eixo estão incluídos trabalhos e estudos de caso que versem sobre:
- Criações artísticas por IA e representação descritiva;
- Direitos autorais de imagens e manifestações audiovisuais por IA;
- Ética e uso responsável da IA na criação artística;
- Interação entre artistas, especialistas em TIC e bibliotecários.
Eixo 2 – Novas perspectivas na representação descritiva:
A diversidade de instrumentos e ferramentas (físicas, eletrônicas e digitais) para o armazenamento, processamento técnico e difusão da Informação em Arte oferece novas perspectivas para a disponibilização e visibilidade dos acervos de bibliotecas e centros de Informação em Arte. Neste eixo, estão incluídos trabalhos e estudos de caso que versem sobre:
- Representação descritiva e temática de acervos de arte;
- O uso de RDA e Informação em Arte;
- Métodos e sistemas de organização da Informação em Arte: tesauros, glossários, cabeçalhos de assunto, taxonomias, ontologia, metadados, web semântica, linguística documental;
- Arquivamento e preservação digital;
- Interação entre especialistas em TIC e bibliotecários;
- Acessibilidade e usabilidade (estudos de usuários, boas práticas etc.).
Eixo 3 – Bibliotecas em mutação:
As bibliotecas e centros de Informação em Arte tem por missão reunir documentos do passado e do presente, conservando e preservando um patrimônio bibliográfico cultural de testemunhos documentais que formam a História da Arte. A gestão, o desenvolvimento de coleções, a organização do conhecimento, assim como os movimentos associativos voltados para o mundo das Artes, são práticas atemporais e fundamentais na adequação à disponibilização da Informação em Arte dentro do contexto das novas tecnologias. Neste eixo, estão incluídos trabalhos e estudos de caso que versem sobre:
- Gestão da informação e do conhecimento em Arte;
- Desenvolvimento de coleções (físicas e digitais);
- Organização do conhecimento em Arte;
- Formação e capacitação do profissional da Informação em Arte;
- Movimentos associativos e interação entre grupos de Arte;
- Acessibilidade e usabilidade (estudos de usuários, boas práticas etc.).
Normas para submissão de trabalhos no 9º Seminário Informação em Arte
O 9º Seminário de Informação em Arte, organizado pela Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ) aceitará trabalhos que estejam de acordo com a temática do Seminário e com as normas apresentadas no presente documento.
Os trabalhos devem ser submetidos no formato resumo expandido, por meio do Template disponibilizado para cada etapa.
Os trabalhos aprovados serão apresentados somente na modalidade de Comunicação Oral, de forma presencial ou virtual (veja mais detalhes na seção 4 deste documento).
A apresentação dos trabalhos aprovados e a posterior publicação do resumo expandido nos Anais do evento, estão condicionadas ao cumprimento do cronograma publicado no site do 9º Seminário de Informação em Arte.
Somente serão publicados os trabalhos que tenham sido apresentados no evento e estejam de acordo com as normas estabelecidas neste documento.
1 Regras Gerais
Poderão submeter trabalhos as(os) estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadoras(es) e profissionais da informação e áreas afins, sendo a submissão vedada aos membros da Comissão Científica do evento.
Cada autor(a) poderá submeter no máximo 02 (dois) trabalhos, sendo um como autor(a) principal e outro como coautor(a). Cada trabalho poderá ter no máximo 03 (três) autores. São vedadas quaisquer alterações no resumo expandido submetido, a não ser por recomendação expressa dos avaliadores.
O certificado referente ao trabalho apresentado será único para cada título e será enviado por e-mail, após o término do evento, com cópias para todos os autores do respectivo trabalho. Serão emitidos certificados somente para os trabalhos apresentados no evento.
Ao submeter o resumo expandido, o(a) autor(a) declara que o texto é inédito e autoriza a publicação nos Anais sob licença Creative Commons.
A correção ortográfica é de responsabilidade dos autores dos trabalhos submetidos, ainda que incorreções sejam apontadas pelos avaliadores.
A Comissão Científica, formada por profissionais membros da REDARTE/RJ e/ou convidados, revisará os aspectos formais dos resumos expandidos, sem alteração do conteúdo, e recomendará as modificações e correções necessárias para posterior publicação nos Anais.
Os casos omissos ou não previstos no presente documento serão solucionados mediante apreciação da Comissão Científica do Seminário.
2 Submissão de trabalhos
Veja abaixo as regras para submissão.
2.1 Primeira fase: trabalhos enviados para avaliação
O sistema de submissões aplicará a avaliação às cegas pelos membros da Comissão Científica. Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es), a afiliação institucional, titulação e e-mails de cada autor não devem constar inicialmente nos resumos expandidos submetidos. Caso seja possível, de alguma forma, identificar a autoria, o trabalho será automaticamente desclassificado.
Na plataforma, o autor deverá preencher os seguintes campos obrigatórios: Modalidade de apresentação (Comunicação oral); Área temática; Título do trabalho; Palavras-chave; Resumo expandido; Nome e E-mail do autor e coautores, se houver (para fins de comunicação).
Nesta fase, o(s) autor(es) deve(m) utilizar o template sem autoria disponibilizado para submissão do trabalho.
Não é necessário realizar a inscrição no evento para participar da primeira fase de submissão de trabalhos.
Os resumos expandidos deverão ter, no mínimo 3 (três) e, no máximo 7 (sete) laudas, incluindo tabelas, figuras e referências, e devem estar de acordo com as normas ABNT NBR 10520/2023, ABNT NBR 6023/2018, ABNT NBR 6028/2021, ABNT 6022/2018 e as seguintes especificações:
- Título: deverá ser usada fonte Arial, tamanho 14, maiúsculas, negrito e alinhamento centralizado. Subtítulo, se houver, deve vir em minúsculas.
- Resumo e Abstract: deverá ser posicionado duas linhas após o título, ser escrito em língua portuguesa e inglesa, fonte Arial, tamanho 11, com espaçamento entre linhas do tipo simples e alinhamento justificado. Deverá ser apresentado sem parágrafo e citações, com no mínimo 250 e no máximo 400 palavras. Deverá conter o objetivo do trabalho, os procedimentos metodológicos, os resultados e as conclusões ou considerações finais. Sugere-se evitar o uso de siglas no resumo. O resumo em português deve ser seguido do resumo em inglês, ambos na mesma página.
- Palavras-chave e Keywords: destacar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave, em português e inglês, que deverão representar adequadamente os principais assuntos abordados no trabalho. Deverão estar separadas entre si por ponto e vírgula, sendo finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. A fonte deve ter tamanho 11, com espaçamento simples, sendo separadas do Resumo/Abstract por um espaço simples.
- Elemento textual: deverá ser escrito em língua portuguesa, fonte Arial, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 cm, alinhamento justificado, sem espaçamento entre parágrafos, com recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo.
- Margens: as margens superior e esquerda devem ter 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm.
- Notas de rodapé: se houver, deverão aparecer numeradas sequencialmente de acordo com a numeração apresentada no corpo do texto, posicionadas na margem inferior da página onde estejam inseridas, em fonte tamanho 10 e espaçamento simples com, no máximo, 5 linhas por nota e 8 linhas por página. Devem ser de natureza substantiva, restringindo-se a comentários adicionais ao texto ou a informações sobre as fontes documentais. É necessário utilizar o sistema de inserção de notas automáticas do programa utilizado para formatação de textos. Notas inseridas manualmente serão recusadas.
- Citações: devem seguir a norma ABNT NBR 10520/2023.
- Ilustrações: As ilustrações devem ser utilizadas somente quando forem imprescindíveis para a compreensão do texto e sua inserção no texto deve seguir a norma ABNT NBR 6022/2018. Devem ser incluídas no corpo do texto, o mais próximo possível do trecho a que se referem, e possuir boa resolução (300 dpi). No topo de cada ilustração, deve constar sua designação (desenho, fotografia, gráfico etc.), seguida do número de ordem da sua ocorrência no texto e do seu título. Informação obrigatória, a fonte da ilustração deverá vir imediatamente indicada abaixo desta, ainda que tenha sido produzida pelo(a) autor(a). Legenda e fonte das ilustrações devem usar fonte Arial, tamanho 11.
- Tabelas: se houver, devem seguir as Normas de apresentação tabular do IBGE (1993). Legenda e fonte das tabelas devem usar fonte Arial, tamanho 11.
- Referências: espaçamento simples, separadas entre si por espaço duplo; alinhamento à esquerda.
- Extensão: no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 7 (sete) laudas, incluindo as referências. O tamanho da página deve ser A4. Não serão aceitos anexos e apêndices.
- Formato: Microsoft Word, OpenOffice, ou formato compatível, não podendo ultrapassar 2MB.
2.2 Segunda fase: trabalhos aprovados
Após feitas as correções, conforme orientado pela Comissão Científica, o(a) autor(a) deve submeter o resumo expandido definitivo com a indicação de autoria, no prazo estabelecido no cronograma do evento. Os trabalhos enviados fora do prazo não serão apresentados no evento e nem publicados nos Anais.
Nesta fase, o(s) autor(es) deve(m) utilizar o template com autoria disponibilizado para submissão do trabalho.
Para participar desta segunda fase de submissão de trabalhos e enviar o resumo expandido corrigido, é necessário que um dos autores esteja devidamente inscrito no evento.
A autoria deve ser acrescentada ao documento, utilizando fonte Arial, tamanho 12, itálico, alinhamento à direita, abaixo do título e acima do Resumo/Abstract. O(s) nome(s) deve(m) ser seguido(s) do nome da instituição e e-mail.
- Formato: Microsoft Word, OpenOffice, ou formato compatível, não podendo ultrapassar 2MB.
3 Critérios de avaliação
Todos os trabalhos submetidos serão avaliados conforme os seguintes critérios:
? Contribuição significativa para o tema do evento;
? Características do resumo expandido submetido no que se refere à organização, capacidade de síntese e clareza de apresentação; ? Originalidade e relevância;
? Coerência e coesão textual; ? Adequação à norma culta da língua portuguesa;
? Atendimento às normas de formatação.
Todos os autores receberão um e-mail informando o parecer final do resumo expandido submetido.
4 Apresentação dos Trabalhos
As apresentações dos trabalhos, preferencialmente presenciais, obedecerão às seguintes regras:
a) Apresentações presenciais
- Serão realizadas no local do evento, no dia e horário pré-determinados para cada autor na programação final divulgada;
- O(s) autor(es) deve(m) preparar um arquivo em Powerpoint (.ppt) ou PDF para apresentar o trabalho no dia do evento.
- A apresentação deve ser enviada conforme cronograma estabelecido no site do evento.
- O upload deve ocorrer no site do evento, respeitando o prazo determinado pelo cronograma.
- A apresentação elaborada deve levar em consideração o tempo máximo de 10 minutos de fala, e não poderá ultrapassar 10 slides. Até dois autores poderão participar da apresentação.
b) Apresentações virtuais
- Autores de outros estados (fora do Rio de Janeiro), poderão solicitar que a apresentação seja realizada virtualmente.
- A solicitação deverá ocorrer por e-mail (eventos@redarte.org.br) até o último dia da entrega dos resumos expandidos corrigidos, conforme cronograma estabelecido no site do evento.
- O(s) autor(es) deve(em) elaborar e enviar um vídeo, formato .mp4, com duração máxima de 5 minutos, para apresentação no dia do evento.
- Os vídeos deverão ser enviados por e-mail (eventos@redarte.org.br), conforme cronograma estabelecido no site do evento.
5 Publicação dos Trabalhos
Os resumos expandidos apresentados no evento serão publicados nos Anais do Seminário, em suporte eletrônico, sendo divulgados de forma livre e gratuita através do site da REDARTE/RJ.
A publicação está condicionada à execução das correções e alterações apontadas pela Comissão Científica e ao envio do trabalho dentro do prazo previamente estabelecido para esta etapa.
6 Declaração de Direito Autoral
Autores que submetem trabalhos a este Seminário concordam com os seguintes termos:
? Os autores mantêm os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à Comissão Científica da REDARTE/RJ colocá-lo sob uma licença Creative Commons Attribution (CC), que permite livremente que outras pessoas acessem, usem e compartilhem o trabalho com o crédito de autoria devido e de apresentação inicial neste Seminário;
? Os autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir arranjos contratuais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (Ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e de apresentação inicial neste Seminário;
? Os autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (Ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal).
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Gustavo Silva de Oliveira, Simonny Montthieln Araújo Vasconcelo, Adriano Jakelaitism, Leando Spindola Pereira, Gustava Dorneles de Souza
Anais do 8º Seminário de Informação em Arte (2021)
Anais completos da oitava edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema "Acervos Pessoais e Coleções Especiais: Gestão, Conservação e Preservação de Patrimônio Cultural em Arquivos, Bibliotecas e Museus". Acesse aqui.
Anais do 7º Seminário de Informação em Arte (2021)
Anais completos da sétima edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema “Arquiteturas em bibliotecas e centros de informação em artes: do espaço físico ao espaço virtual”. Acesse aqui.
Palestras – 13.07.2021
Palestras – 14.07.2021
Anais do 6º Seminário de Informação em Arte (2018)
Anais completos da quinta edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema “Arte, Cultura e Informação na perspectiva da Agenda 2030“. Acesse aqui.
Palestras – 24.09.2018
Palestras – 25.09.2018
Anais do 5º Seminário de Informação em Arte (2017)
Anais completos da quinta edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema “Memória Social em Arte: bibliotecas, museus e centros de informação“. Acesse aqui.
Palestras – 09.11.2017
Palestras – 10.11.2017
Anais do 4º Seminário de Informação em Arte (2015)
Anais completos da quarta edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema “Espaços culturais: reflexões sobre Biblioteca, Arte e Integração“. Acesse aqui.
Anais do 3º Seminário de Informação em Arte (2013)
Anais completos da terceira edição do Seminário de Informação em Arte, com o tema “Influência das tecnologias no fazer bibliotecário”. Acesse aqui.