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Conheça aqui os benefícios da pesquisa de satisfação para eventos

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Quem trabalha diariamente com o público certamente já ouviu falar sobre a importância de aplicar pesquisa de satisfação para eventos. Com ela, é possível medir o sucesso do investimento, identificar se ele atingiu os objetivos esperados e coletar novas ideias para aplicar em próximas oportunidades.

Colher esse feedback é muito comum no mundo dos negócios, porém aplicar uma pesquisa de satisfação com o seu público não é uma tarefa difícil. É necessário ter planejamento estratégico e saber como e o momento certo de realizá-la.

Ficou interessado no assunto? Então, leia o nosso post para conhecer os benefícios da pesquisa e também para saber como aplicá-la!

Entenda por que aplicar uma pesquisa de satisfação para eventos

As pesquisas de satisfação são aplicadas para captar a voz dos participantes dos eventos, possibilitando avaliar a performance da equipe organizadora e, consequentemente, o sucesso do negócio.

Olhando por essa perspectiva, podemos afirmar que elas deveriam ser aplicadas em todos os eventos. Confira abaixo algumas características de uma pesquisa de satisfação bem estruturada.

Analisar se o evento atingiu os seus objetivos

Imagine que o seu evento acadêmico tenha o objetivo de fazer com que os estudantes se sintam motivados a fundar novas ligas acadêmicas na sua instituição de ensino.

Por isso, uma das questões do seu questionário deve conter alguma pergunta semelhante a “você pretende fundar ou participar de uma liga acadêmica”? Se a maioria das respostas for “sim”, é porque o seu evento atingiu o objetivo, concorda?

Verificar se ele atingiu os gostos do público

Você precisa identificar se o público gostou (ou não) do seu evento. Somente assim é possível criar estratégias para o próximo e coletar argumentos para justificar o seu relatório financeiro. Veja alguns exemplos de questões alcançar esse objetivo:

  • atribua uma nota de 0 a 10, sendo 0 para totalmente insatisfeito e 10 para totalmente satisfeito;
  • você indicaria esse evento aos seus amigos? Sim ou não;
  • o que você mais gostou no nosso evento? ( ) atrações ( ) estrutura ( ) conteúdo ( ) alimentação e bebidas.

Coletar informações para os próximos eventos

Você sabe que os eventos precisam estar sempre em constante atualização para atrair a atenção do público.
Para isso, nada melhor do que perguntar, nas pesquisas de satisfação, se a pessoa participaria de uma segunda edição e também quais são as suas sugestões.

Analisar os pontos fortes e fracos para mapear os resultados

Um dos atributos mais importantes de uma pesquisa de satisfação é identificar os pontos fortes e fracos do seu evento. Isso porque, muitas vezes, quem está organizando não tem a vivência e o olhar dos participantes.

Dessa forma, ouvir o que o público tem a dizer é de extrema importância para saber quais são os acertos e os erros na percepção de quem participa do evento. É possível analisar os resultados na tabulação da pesquisa.

Avaliar a estrutura do evento e verificar as preferências dos participantes

É importante verificar se a estrutura do evento agradou a maioria dos participantes, principalmente se você deseja realizar uma segunda edição dele. Assim, você analisa as preferências dos participantes e não erra no planejamento estratégico do próximo evento.

Avaliar os fornecedores e parceiros

Sabemos que dificilmente a sua empresa realizará o evento completo. Normalmente vai terceirizar alguns serviços, bem como precisar de apoiadores, patrocinadores e fornecedores parceiros.

Também é preciso conferir se essas parcerias agradaram ao público. Dessa forma, você não corre o risco de se enganar com determinado fornecedor, acreditando que ele presta um ótimo serviço quando na verdade os participantes do seu evento não ficam nada satisfeitos com ele.

Saiba como aplicar uma pesquisa de satisfação

Agora que você conferiu alguns pontos importantes para aplicar uma pesquisa de satisfação em eventos, vamos dar algumas dicas para não errar na prática!

Faça perguntas estratégicas

Não enrole fazendo milhares de perguntas descritivas. Seja objetivo e crie um formulário eficaz, que seja rápido de responder e, ao mesmo tempo, que colete todas as informações necessárias que você precisa analisar.

Defina o formato da pesquisa

Opte por questionários online para facilitar a tabulação dos resultados. Afinal, convenhamos, é muito desinteressante, trabalhoso e totalmente desnecessário tabular à mão inúmeros questionários.

É possível encontrar na internet diversos modelos de pesquisa prontos para você se inspirar. Mas lembre-se de que ninguém tem paciência para responder 10 páginas de pesquisa! Seja objetivo, claro e criativo.

Encontre o melhor momento para aplicar a pesquisa

Apenas deixar uma caixinha de sugestões em um canto do evento não fará com que as pessoas participem da pesquisa.
Use a tecnologia a seu favor e faça pesquisas dinâmicas, objetivas e monte o questionário com antecedência, a fim de evitar que os participantes esqueçam de detalhes importantes do seu evento.

Lembre-se que o melhor momento para aplicar o questionário é assim que o evento se encerrar. Dessa forma, os participantes responderão às perguntas com a memória fresca a respeito de tudo que vivenciaram.

Bônus: Uma pesquisa para inspirar você!

Agora que você já sabe como aplicar a pesquisa de satisfação no seu evento o próximo passo é buscar referências. Para facilitar esse processo a gente criou um modelo de questionário que vai te inspirar a criar a sua própria pesquisa. Ah, pode pegar algumas perguntas daqui, tá liberado!

1 – De 0 a 10 qual a probabilidade de você recomendar o nosso evento para um amigo ou colega? 

2 – De 0 a 5, no geral, qual o seu grau de satisfação com o evento?

3 – Avalie os seguintes itens de 0 a 5:

  • Organização geral do evento
  • Pessoal de suporte
  • Local do evento
  • Qualidade do coffee break
  • Duração do intervalo para networking
  • Duração das palestras / painéis / atividades

4 – Antes do evento, você conseguiu obter todas as informações que precisava?

( )Sim, todas

( )A maioria

( )Algumas

( )Não, nenhuma

5 – Avalie os seguintes meios de comunicação do evento de 0 a 5: 

  • Site
  • O credenciamento
  • APP do evento
  • E-mails do time do evento
  • Suporte ao check-in no local
  • Divulgação nas mídias sociais
  • Sinalização no local
  • Wi-Fi
  • Áudio do evento

6 – De 0 a 5, o valor pago na inscrição deste evento valeu a pena?

7 – Dê uma nota de 0 a 5 para os itens a baixo: 

  • Os palestrantes
  • As palestras / painéis / atividades
  • O número de participantes
  • Oportunidade para networking
  • O atendimento prestado durante o evento
  • A qualidade dos contatos realizados

8 – Pergunta aberta: Conta pra gente, qual foi a sua parte favorita do evento?

9 – Pergunta aberta: Teve algum momento que você não gostou? Pode falar aqui! 

10 – Pergunta aberta: Você tem alguma sugestão para nos ajudar a melhorar um próximo evento?

E aí, ficou mais fácil de entender como montar a sua pesquisa de satisfação? Esse é apenas um modelo que você pode seguir e deixar com a cara do seu evento. A ideia aqui é adequar a linguagem – se o seu participante é mais tradicional escrever perguntas de um jeito formal vai trazer mais credibilidade, se o caso for inverso, seu público é jovem e acabou de ingressar na faculdade, por exemplo, pensar em questões mais leves e diretas pode funcionar muito melhor. #FicaDica!

Invista em um software de pesquisa de satisfação

Ainda falando sobre utilizar a tecnologia a seu favor, invista em um software específico que facilite a sua vida! Existem diversas plataformas que possibilitam criar uma pesquisa automática e enviá-la por e-mail aos participantes.

Algumas plataformas de pesquisa oferecem a possibilidade de fornecer certificado de participação. Assim, você tem mais garantia de que os participantes responderão a sua pesquisa, além de diminuir a possibilidade de enviesamento dos resultados.

Para você se inspirar, dê uma olhada nos recursos que a Doity oferece para eventos: ela é uma solução para realizar as pesquisas e acompanhar os resultados em tempo real. Além disso, o formulário de pesquisa fica organizado, tem fácil acesso e é dinâmico.

A pesquisa de satisfação para evento é uma ferramenta extremamente importante para coletar os feedbacks dos participantes. Com ela, você mapeia os resultados obtidos, confere os pontos fortes e fracos e elabora estratégias para criar próximas edições com base nas respostas dos seus participantes. Para que tudo isso seja feito com dinamismo e excelência, nada melhor que investir em um software específico, como é o caso da Doity.

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Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.