Já pensou em como seria incrível poder contar com uma ajuda extra na hora de vender as inscrições do seu evento? Nada mau, não é?! Essa é a proposta dos afiliados para eventos, uma ferramenta que tem sido utilizada por muitos organizadores para ampliação da divulgação e aumento do número de participantes.
Esse é um método utilizado já há um bom tempo na internet, conhecido como marketing de afiliados. E como o mercado de eventos não para de se reinventar e buscar soluções para facilitar a vida do organizador, incorporou essa tendência, que tem dado resultado e feito bastante sucesso.
Se você quer conhecer melhor essa ferramenta e saber porque deve investir nesse pessoal, além de conhecer todos os benefícios de tê-los como parceiros, continua lendo esse texto. Você não vai se arrepender!
Nesse texto você vai aprender:
O que são afiliados para eventos?
O nome pode não ser tão comum, mas essa prática é muita mais antiga do que você imagina! Ela é, na verdade, uma nova roupagem das vendas por comissão, algo feito por comerciantes há muito tempo. Essa prática é feita com o intuito impulsionar as vendas de determinado produto ou serviço para alcançar um número maior de compradores.
Com a popularização das vendas pela internet, os empresários encontraram mais um espaço para comercializar e, assim, os vendedores por comissão passaram a ser chamados de afiliados.
Só que agora, além de fazerem a propaganda de forma pessoal, fazem também pelo virtual, como nas redes sociais, em blogs, canais do YouTube, email marketing entre outros. A única mudança de fato acontece no momento da compra que é feita, exclusivamente, através de um link (falamos mais sobre ele nos próximos tópicos).
Qual a vantagem de ter afiliados para eventos?
Acredito que você já deve ter percebido que os afiliados para eventos podem ser úteis na hora de pensar a sua estratégia de divulgação e marketing. Mas existem outras vantagens e não custa nada ressaltar como você pode utilizar essa ferramenta. Bora lá?
A principal delas, sem dúvidas, é pode contar com pessoas selecionados por você, que sejam confiáveis e que tenham um bom público, para divulgar o nome do seu evento por aí. Conseguir unir as suas estratégias de marketing e vendas com as de outra pessoa, que estará trabalhando em paralelo, não tem como dar errado!
O ideal é que você selecione afiliados para eventos que estejam próximos do seu público-alvo como, por exemplo, um estudante que tenha uma boa rede de contatos na universidade. Acredite, fica muito mais fácil engajar e criar expectativa nas pessoas quando elas recebem uma indicação vinda de alguém “próximo”.
Ah, e além de cuidar de todos os detalhes da organização é importante também criar uma estratégia de vendas para o seu evento. Atitudes como essa podem garantir que a divulgação e o marketing sejam mais eficientes. Saiba mais no nosso e-book, é gratuito!
Como recrutar os melhores afiliados para eventos?
Já começo falando que ter um bom networking ajuda bastante nessa parte! A melhor maneira de escolher afiliados é conhecendo pessoas, pesquisando e, claro, vendendo bem seu evento. Até porque as pessoas que você recrutar precisam acreditar no seu projeto para que consigam desenvolver uma estratégia de vendas mais eficaz.
Atualmente, existem grandes empresas que recrutam afiliados para os mais diversos ramos e que fazem todo o intermédio entre eles e as empresas contratantes. Já os organizadores de eventos podem optar pelas plataformas que também fazem esse intermédio.
A vantagem de optar por um sistema de eventos é que elas conseguem integrar tudo em um único lugar, desde gerenciar todas as etapas do evento como também fazer o intermédio entre afiliados e organizador. Para saber mais sobre essa vantagem é só continuar lendo!
Monte sua rede de afiliados com alguns cliques!
Como já adiantamos lá em cima, as facilidades de contar com uma plataforma de eventos são inúmeras. Na Doity, por exemplo, a opção de adicionar afiliados fica disponível no painel do organizador onde é possível cadastrá-lo, inserindo o nome e e-mail da pessoa, para gerar seu código de identificação e escolher a porcentagem que ele irá receber por cada inscrição.
É através do link gerado no final do cadastro, exclusivo para cada afiliado, que as vendas são feitas. Cada inscrição realizada através deste link contabiliza ao lucro do vendedor e todas as transações financeiras são mediadas pela própria plataforma. Incrível, né?!
Além disso, outra vantagem das plataformas de eventos é que elas permitem acompanhar todos os resultados e, assim, analisar se a estratégia de vendas através do afiliado está dando resultados.
Mas, se a sua dúvida agora é saber se essa ferramenta se adequa a sua realidade, nós te respondemos: só testando para saber! Procure saber mais e não perca a chance de melhorar as vendas do seu evento. Quem sabe essa não pode ser a saída que você estava procurando? E qualquer dúvida é só entrar em contato com a nossa equipe de atendimento ou deixar seu comentário aqui no post, vamos amar te ajudar. Afinal, estamos sempre disponíveis e produzindo conteúdos exclusivos para te ajudar a fazer seus negócios decolarem!
E aí, gostou dessa ferramenta? Temos certeza que você pode conseguir expandir muita mais seus eventos com ela. Ah, e você ainda pode descobrir outras ferramentas incríveis que a Doity oferece e que não tão conhecidas assim aqui neste texto. Garantimos que você não vai se arrepender!