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Mercado de eventos: momento atual e tendências

mercado de eventos

Eventos desempenham um papel importantíssimo na economia do Brasil. Quando um evento acontece, uma rede de serviços de diversos tipos é utilizada: desde a locação de espaços e equipamentos, serviços de alimentação, hotelaria, restaurantes até mesmo a mão de obra para as mais variadas necessidades que o mercado de eventos exige.

Para se ter uma ideia, na última pesquisa da Associação Brasileira de Empresas e Eventos, em 2013, o setor movimentou R$ 209,2 bilhões por ano e respondeu por 4,3% do PIB brasileiro. Mas não são apenas esses números que tornam o mercado de eventos tão importante. Os eventos geram novos negócios, melhoram negócios já existentes, promovem a ciência e proporcionam experiências para as pessoas.

Quando empresas organizam eventos corporativos e profissionais, normalmente fazem com o objetivo de promover suas marcas, gerar autoridade e serem reconhecidas como especialistas no que fazem, e com isso atrair a atenção dos potenciais clientes.

Já no universo acadêmico, os eventos têm como principal objetivo promover a ciência. Isso ocorre tanto por meio de palestras, oficinas e outras atividades de exposição, como na produção científica, com a publicação das pesquisas através de artigos em eventos técnico-científicos ou acadêmicos.

Números e expectativas do mercado de eventos para os próximos anos

O mercado de eventos foi um dos segmentos mais afetados da economia mundial durante a pandemia. Inevitavelmente foi o primeiro setor a parar e um dos últimos a retomar suas atividades. Passado o período mais crítico, a retomada dos eventos tem se mostrado forte e o setor voltou em 2022 aos números de 2019.

Em 2019, o mercado de eventos estava em crescimento. Segundo uma pesquisa da CWT Meetings & Events, a previsão era que o segmento tivesse um crescimento de 5% a 10%. Esses números esperados pelo mercado também acompanhavam a evolução do setor: organizar um evento envolve muito mais que a escolha da programação ou reserva de data e lugares. Os eventos criam, cada vez mais, nichos para atender as demandas. 

Uma outra pesquisa, feita pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e  a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), apontava que 77,3% dos profissionais esperavam crescer as vendas até dezembro de 2019 e 41,2% afirmaram que terão uma verba de marketing maior que o ano anterior. Esse cenário que só reforçava como os investimentos em marketing impactam diretamente o mercado de eventos.

Turismo de eventos e negócios

Outro número interessante, de um segmento totalmente ligado ao mercado de eventos, é o do setor hoteleiro. Segundo estudo apresentado pela The International Society of Hospitality Consultants (ISHC) no Fórum Nacional da Hotelaria, há uma expectativa de crescimento de 13% no setor, até 2022.  

O setor de viagens corporativas também estava animado para 2019. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), a previsão é que haja um crescimento de até 8% nas agências associadas à entidade.

As expectativas pelo que está por vir são as melhores, mas esperar o melhor do mercado não é suficiente para crescer. É preciso ativar o senso de oportunidade, aproveitar os bons ventos e ir atrás das melhores oportunidades e entregas para colher resultados satisfatórios.    

Busque diferenciais no mercado de eventos

Cada vez mais exigente, o mercado de eventos tem encontrado grandes aliados, como as novas tecnologias, que mudam e enriquecem, constantemente, a forma de fazer eventos. Temos que ter em mente que um evento é um acontecimento, ele tem o poder de gerar conhecimento, experiências inesquecíveis e até mesmo transformar pessoas. 

Abaixo, eu separei algumas dicas que, sem dúvidas, vão tornar seu evento ainda melhor e deixar o participante ansioso por uma próxima edição!

Conteúdo

É inspirador assistir a uma palestra de alguém que, além de de entender do assunto, sabe, na prática, fazer o que está ensinando. É o tipo de palestra que faz você voltar para o seu mundo e saber exatamente como aplicar o que aprender. Apostar em conteúdos que contenham experiências reais, sempre serão o diferencial na programação, além de que geram maior satisfação dos participantes. Bons eventos também são úteis.

Experiência do participante e design de eventos

Um evento vai muito além da realização. Ele começa antes mesmo do planejamento. É necessário definir os objetivos, conhecer o público e suas expectativas e ainda pensar em todos os passos do participante antes, durante e depois do evento. A jornada de experiência do cliente, pode e deve ser utilizada nos seus eventos.

O objetivo dessa jornada é entender todos os passos do participante, como:

  • A motivação que leva seu cliente a querer participar do seu evento;
  • Todos os contatos que ele terá com seu serviço  – momento de fazer a inscrição no site, e-mails que recebe, atendimento no credenciamento, até mesmo a entrega dos certificados;
  • Os feedbacks que ele pode dar sobre o evento, como pode recomendar para outros e o mais importante: estimular o desejo de retorno em uma próxima edição.

A Mariana Camardelli, uma das primeiras pessoas a falar em design de eventos no Brasil, fez uma ferramenta incrível: o mapa de design de eventos. É uma ferramenta prática para entender melhor o público e todos os envolvidos, os objetivos estratégicos, a proposta de valor, como medir os resultados, a jornada e outros itens importantes no projeto de um evento.

Vale muito conferir e começar a usar nos seus eventos. Dá uma olhada clicando aqui

Aplicativo do evento

Grandes e pequenos evento estão descobrindo o potencial que um aplicativo do evento pode trazer. O aplicativo é uma ferramenta essencial para enriquecer a experiência dos participantes e potencializar oportunidades de negócios. O aplicativo personalizado do evento é projetados não apenas para facilitar a logística do evento, mas também para ampliar significativamente o engajamento dos participantes. Com funcionalidades interativas como enquetes ao vivo, sessões de Q&A, e redes de networking virtual, os aplicativos permitem que os participantes se envolvam ativamente com o conteúdo e entre si.

Além disso, o aplicativo para evento oferece acesso imediato e organizado a materiais do evento, como agendas, apresentações e gravações de sessões, garantindo que os participantes possam interagir com o conteúdo em seus próprios termos. Do ponto de vista de negócios, estes aplicativos são inestimáveis para facilitar conexões e parcerias.

Com recursos como troca de contatos digitais, chats privados e salas de networking, os aplicativos eles criam um ambiente propício para a geração de novas oportunidades de negócios e colaborações. A tendência é que, à medida que essas tecnologias evoluem, os aplicativos para eventos se tornem cada vez mais integrados, personalizados e indispensáveis para uma experiência de evento excepcional e produtiva.

Chatbots

Os chatbots (software usando para simular conversas humanas, realizar atendimentos e automatizar ações) podem trazer grandes benefícios para os eventos. Além de usá-los no atendimento, você pode criar rotinas para engajar seu público, usando ele como alternativa para emitir os certificados, ter acesso a uma palestra, entre outras.

O próprio Facebook possibilista o uso de chatbot dentro do Messenger e do Whatsapp, e você pode implementar as funcionalidades que citei acima nessas ferramentas.

Micro influenciadores e o mercado de eventos

Os micro influenciadores são perfis de pessoas em redes sociais que possuem entre 5 e 100 mil seguidores. Eles se diferenciam de influenciadores (como celebridades, políticos e atletas) porque falam com um público específico: as pessoas que o seguem por interesse no conteúdo gerado. Imagine utilizar uma dessas redes e a base de seguidores, para criar conteúdo original e divulgar o seu evento? O engajamento e o retorno podem ser muito melhores!

E para te estimular a pensar melhor sobre o assunto: na edição do ano passado do RD Summit, o maior evento de marketing digital e vendas da América Latina, uma pesquisa informal com os participantes, apontou os micro influenciadores como a maior aposta do marketing digital para esse ano, ficando atrás apenas da inteligência artificial.

Inteligência artificial e eventos

Inteligência artificial (IA) está revolucionando o mercado de eventos, trazendo inovações que transformam tanto a experiência dos participantes quanto a gestão e organização dos mesmos. No momento atual, a IA permite a personalização da experiência dos participantes, utilizando dados para recomendar palestras, atividades e conexões de networking que correspondam aos seus interesses.

Além disso, a IA contribui para a eficiência operacional, automatizando processos como inscrições, check-ins e até mesmo a análise de feedback pós-evento. Uma tendência emergente é o uso de chatbots para assistência em tempo real, fornecendo informações e solucionando dúvidas dos participantes de forma rápida e eficaz. Com o avanço constante da tecnologia, espera-se que a IA continue a desempenhar um papel crucial na criação de eventos mais interativos, inclusivos e personalizados, elevando a experiência dos eventos a um novo patamar de engajamento e eficiência.

#DicaDoity: confira nosso conteúdo sobre o ChatGPT, essa poderosa ferramenta de inteligência artificial que vai facilitar o seu dia a dia como organizador de eventos e poupar muito o seu tempo.

Sustentabilidade no mercado de eventos

A sustentabilidade se tornou uma tendência chave no mercado de eventos, refletindo uma consciência ambiental crescente tanto por parte dos organizadores quanto dos participantes. A ênfase está na adoção de práticas ecológicas, como a escolha de locais com sistemas de energia renovável, utilização de materiais recicláveis e biodegradáveis, e a minimização da pegada de carbono através de fornecedores locais e transporte sustentável.

Além dos aspectos ambientais, a sustentabilidade em eventos também abrange a inclusão social e a acessibilidade, garantindo que todos os participantes se sintam acolhidos e respeitados. A tecnologia digital, por meio de aplicativos de eventos e plataformas online, está facilitando a transição para eventos mais sustentáveis, reduzindo a necessidade de materiais impressos e possibilitando formatos virtuais ou híbridos. Essas práticas não apenas protegem o meio ambiente, mas também alinham os eventos com as expectativas de um público cada vez mais consciente e engajado.

Eventos híbridos

Em 2020 aconteceu o boom dos eventos online. Eram inúmeras lives nas redes sociais. Os cursos online também explodiram. O conteúdo presencial não era acessível. Passado o período mais crítico, as pessoas já sedentas por eventos presenciais não tinham mais tanto engajamento com os eventos online.

Mas esse tipo de event ainda é muito importante! Ele é complementar ao presencial. O formato de eventos híbridos veio para ficar: seu evento nesta configuração permite oferecer uma experiência memorável e ainda atingir um público sem fronteiras.

Metaverso e os eventos

Um tema que tem se falado muito é o metaverso. No contexto de eventos, o metaverso pode ser uma evolução dos eventos híbridos. Ele une realidade virtual e realidade aumentada e cria um mundo virtualizado, gerenciado por pessoas reais. Isso permitirá criar experiências ainda não vividas em eventos.

Segundo o Mark Zuckerberg, criador do Facebook e CEO da Meta,  “As próximas plataformas de mídia serão ainda mais imersivas, uma Internet palpável, onde você está dentro da experiência, e não olhando para ela.”. Isso permitirá, para os eventos, que participantes no mundo físico possa interagir com participantes virtuais de forma totalmente imersiva.

Serão inúmeras possibilidades de experiências que os organizadores poderão explorar e proporcionar aos participantes.

No mercado de eventos seu tempo também vale ouro

Na hora de tomar decisão sobre qual tecnologia, metodologia ou serviço utilizar, tenha sempre em mente que a melhor opção é aquela que vai te fazer economizar tempo, reduzir trabalho e focar no que mais importa: a qualidade do seu evento.

Muitos organizadores perdem tempo com atividades manuais e deixam de pensar no que realmente vai fazer diferença: o design e o planejamento do evento, as estratégias de marketing e vendas e uma experiência incrível. Isso vai fazer toda a diferença!

Pronto para fazer os melhores eventos em 2019 e aproveitar tudo que o crescimento previsto pode gerar? A gente espera que nesse e nos próximos anos os seus eventos sejam sempre um sucesso. Que tal começar lendo nosso guia completo de como organizar um evento?!

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Uziel Barbosa

Fundador e CEO da Doity. É um entusiasta de tecnologia, inteligência artificial e automação, especialmente quando aplicadas a eventos incríveis e transformadores.