Se você acompanha as redes sociais, provavelmente já se perguntou como criar um evento online de sucesso, não é? Esse formato ganha cada vez mais espaço no mercado segmentado, pois tem custos de produção reduzidos e otimiza o trabalho do organizador.
Antes de tudo, o diferencial está em estudar o seu tipo de público para acertar em cheio nas escolhas das ferramentas que são fundamentais em todo o processo. Ficou interessado?
A seguir, vamos mostrar dicas de como criar um evento online de sucesso no universo digital. Acompanhe!
Os principais passos de como criar um evento online de sucesso!
1 – Tenha um bom planejamento
O mais importante para ter sucesso no planejamento de como criar um evento online é manter uma organização disciplinada. Saiba que tudo funciona como uma espécie de efeito dominó, ou seja, sua dedicação no começo faz muita diferença em todas as fases no universo virtual. Dessa forma, o passo “número um” envolve definir o objetivo da ação.
Com isso bem esclarecido, fica mais fácil montar um cronograma completo, que sirva como um ponto direcionador de decisões. Assim, você consegue identificar a melhor temática de acordo com o público e montar a estrutura dos equipamentos que agregam valor à experiência de modo geral.
#DicaDoity: Um importante passo a ser dado durante o planejamento é a escolha o formato do evento online. E, se você está começando agora, o mais indicado é o webinar. Além de fácil organização, ele não vai pesar no seu bolso. Clique aqui e saiba mais!
2 – Escolha um nome criativo
Como a internet é um espaço com bastante concorrência, pensar em um nome criativo se mostra fundamental para destacar seu evento. Essa decisão se torna uma das mais importantes do trabalho para descobrir como criar um evento online, pois aumenta consideravelmente o seu alcance e estimula o interesse de quem não está no perfil inicial de público.
O grande diferencial é pensar em algo que gere credibilidade e tenha a ver com a proposta da ação realizada. Dessa forma, use a criatividade na hora de emplacar uma hashtag que concentre todos os comentários dos seguidores e funcione como uma forma de centralizar o conteúdo.
3 – Conheça o público-alvo
De nada adianta ter um planejamento minucioso para entender como criar um evento online e não falar a língua do público. Isso porque a comunicação nos meios digitais é meio caminho andando para gerar um relacionamento de confiança e aumentar o interesse por seu trabalho.
Nesse sentido, inclua na fase inicial do projeto uma pesquisa detalhada sobre as preferências e necessidades dos potenciais participantes. Todas essas informações são fundamentais para investir dinheiro no lugar certo, sem deixar de lado a qualidade do serviço oferecido.
Assim, o planejamento também se torna muito mais exato, com a capacidade de interagir durante as etapas da divulgação. As redes sociais, por exemplo, são um ótimo termômetro quando se trata de avaliar a receptividade dos seguidores.
4 – Publique informações precisas
Na era das Fake News, publicar informações precisas é o segredo para ganhar credibilidade. Ou seja, esse cuidado é ainda mais importante quando o público do evento envolve o setor acadêmico ou pessoas da área corporativa.
Toda a programação de postagens deve ser pensada de maneira cuidadosa, para gerar repercussão. Assim, quem estiver interessado fica confiante de que vai ter seus questionamentos resolvidos.
Outro detalhe indispensável envolve responder a todos os comentários e interagir o máximo possível. Dessa maneira, fica mais simples compreender se a escolha do tema principal foi realmente acertada com base no envolvimento dos participantes.
Confira também o nosso material em vídeo e saiba mais sobre organização de eventos!
5 – Foque em uma boa divulgação
Com tantos recursos de fácil acesso nas redes sociais, a divulgação necessita mais de criatividade do que de investimentos financeiros. O motivo é simples: a capacidade de se diferenciar está diretamente ligada ao estudo sobre o público — que claramente responde de forma positiva quando aceita uma ação engajada.
Portanto, mostre prévias dos preparativos em links ao vivo, entrevistas breves com os palestrantes e chats que possibilitem perguntas. Essa proximidade durante as etapas da organização gera um aumento significativo nas inscrições, pois o assunto pode acabar viralizando e indo além das expectativas iniciais.
6 – Utilize a tecnologia a seu favor para criar seu evento
Atualmente, a tecnologia disponibiliza recursos capazes de agilizar o trabalho do organizador. A principal dica é encontrar uma plataforma de gestão para não ficar sobrecarregado e garantir a eficiência em todas as etapas. Desse modo, você tem a possibilidade de oferecer inscrições online e parcelamentos, agradando ao público.
Além disso, existe a possibilidade de colocar um site do evento no ar, de maneira personalizada, em apenas cinco minutos. Toda essa comodidade faz diferença na hora de tirar as ideias do papel, e também no interesse dos participantes. Isso porque as pessoas percebem as características inovadoras da proposta e valorizam ainda mais o conteúdo.
#DicaDoity: A Doity desenvolveu um espaço virtual para a transmissão de eventos online, a Doity Play! Ela é totalmente integrada a parte de gerenciamento de eventos e oferece um chat exclusivo. Além disso, garante a interação durante todo o evento, como também a possibilidade de criar um aplicativo do evento e fazer a transmissão ao vivo por lá também!
7 – Conte com uma equipe qualificada
Por mais que você seja uma pessoa experiente no segmento, ninguém consegue realizar eventos de longo alcance sozinho. Tendo isso em mente, o processo de encontrar pessoas que compreendam toda a estrutura necessária para colocar uma ação online em prática deve ser bastante rigoroso.
Priorize quem já tem experiência no setor, para otimizar todo o processo e passar pelo mínimo de imprevistos possível. Nesse sentido, ao investir nesse quesito, as estratégias de comunicação com o público são traçadas de maneira bem pensada, com foco em mostrar a eficiência do serviço.
8 – Monte uma estrutura completa
Engana-se quem pensa que um evento exige menos dedicação. Pelo contrário, para entregar um bom conteúdo é preciso montar uma estrutura completa, centralizada nos equipamentos eletrônicos necessários, no palestrante e nas respostas às interações.
Elabore uma espécie de checklist antes de colocar as primeiras imagens no ar. Nesse sentido, tenha em mente que uma boa organização também impressiona aos profissionais que participam da programação. Veja, a seguir, os materiais que devem estar na lista:
- boa conexão de internet (com, no mínimo, 2 MB);
- som e vídeo digitalizados;
- microfones;
- computadores;
- Encoding;
- Broadcasting;
- páginas que permitam a transmissão.
Agora você já sabe como criar um evento online, certo? Então, lembre-se de que o sucesso do trabalho se transforma em seu cartão de visitas e é refletido no futuro profissional. Além disso, contar com o apoio da tecnologia para destacar seu nome da concorrência com credibilidade.
Agora que você já aprendeu todos os passos para criar um evento online de sucesso, que tal colocar a mão na massa? Comece agora mesmo criando um evento com a gente para testar na prática como é fácil e intuitivo!