A comunicação em eventos é um dos pilares que transforma o trabalho em sucesso, afinal, uma experiência repleta de interação com os participantes, agrega muito valor ao desenvolvimento do conteúdo. Ao contrário do que muitos pensam, estimular o engajamento vai muito além de investir no material de divulgação.
É preciso reunir uma série de estratégias segmentadas para criar um relacionamento de confiança com o público. O cenário se torna ainda mais abrangente quando a organização combina uma temática interessante com ações surpreendentes e o resultado disso tudo é um debate responsável por mostrar diferentes posicionamentos.
Quer saber mais? Vamos mostrar a importância de criar canais de comunicação e a melhor forma de simplificar o processo. Acompanhe!
Monte um plano eficiente
Para melhorar o engajamento dos participantes e alcançar todos os objetivos durante o evento, é preciso acompanhar de perto as estratégias selecionadas. Dessa forma, um plano de comunicação bem elaborado se transforma em uma importante ferramenta, que interfere diretamente nos resultados.
Por mais que uma atividade promovida tenha um tema interessante, é fundamental que as pessoas sintam-se envolvidas pelo conteúdo. Antes de tudo, você precisa alinhar o trabalho para criar um relacionamento com o público em cada etapa. Por exemplo, em eventos que acontecem uma vez por ano, o cronograma de marketing deve ser direcionado com muita antecedência.
Uma boa técnica, é garantir a interação ao abordar lembranças das edições anteriores, com o intuito de coletar um feedback sobre as preferências dos participantes. Tudo depende do perfil específico do projeto em produção, porém, se torna indispensável monitorar as interações na hora de mensurar o retorno positivo.
Estude o perfil dos participantes
Estudar o perfil dos participantes é o primeiro passo para melhorar a comunicação em eventos. Caso a estratégia seja feita sem as informações obtidas a partir desse estudo, a maioria das ações não vai atingir o efeito esperado e o conteúdo desenvolvido será extremamente raso. Imagine só um participante que apresenta uma crítica nas redes sociais, por falta de perguntas durante a execução da atividade. Seria um problema de logística inimaginável, correto?
A boa notícia é que manter um relacionamento próximo ao público durante os preparativos, funciona também para criar o cronograma que será abordado. Por isso, ouça a opinião dos inscritos e avalie os assuntos com maior repercussão antes de direcionar a temática.
Tenha canais de comunicação
Com o acesso fácil à internet, as pessoas consomem muita informação a cada minuto. Desse modo, nem todo conteúdo visualizado consegue ser assimilado da maneira correta. A melhor forma de solucionar essa questão é encontrar o canal de comunicação certeiro para impactar o público.
Ao conhecer o perfil dos participantes, fica muito mais fácil identificar seus hábitos de pesquisa, os meios de informação e o estilo de vida. A partir disso, escolha a opção mais adequada para oferecer informações eficientes e alcançar outros potenciais interessados.
Pesquise onde seu público está, antes de investir em um planejamento de conteúdo. Seja em um site, WhatsApp, páginas nas redes sociais, e-mail marketing ou na mídia tradicional, o mais importante é aumentar o engajamento, mas sem deixar de lado o posicionamento virtual.
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Escolha a linguagem adequada
Um dos principais cuidados no momento de criar um relacionamento com os participantes, é a linguagem escolhida. Ao utilizar as redes sociais, especialmente, a possibilidade de aproximação se torna muito maior. Engana-se quem pensa que o investimento no universo digital gira em torno apenas da postagem de fotos.
Nada disso! O trabalho exige um planejamento detalhado e interatividade constante. Você já deixou um questionamento na página de uma determinada marca e ficou ansioso por uma resposta? Quando se trata de um evento, as dúvidas se multiplicam e os participantes desejam um retorno eficiente, capaz de comprovar a credibilidade dos organizadores.
Entenda como seu público se comporta na internet para que exista um senso de urgência em aproveitar o conteúdo divulgado no projeto. Ao conhecer com propriedade a temática, as chances de ter alguém frustrado com os tópicos abordados são consideravelmente menores.
Então, use as redes sociais para mostrar que a comunicação está completamente aberta entre ambas as partes. Esse tipo de liberdade demonstra um cuidado maior com o potencial inscrito na atividade. Mesmo que o foco não seja o Facebook ou o Twitter, inserir na web um formulário de contato, com e-mail, telefone e LinkedIn do organizador, faz muita diferença para atingir o objetivo principal.
Aposte em técnicas diferenciadas
O público costuma interagir mais com atividades surpreendentes. Apesar de nem sempre ser fácil encontrar algo que seja diferenciado, o segredo está em trazer entretenimento na medida certa. Dentro desse contexto, a construção de histórias por meio de técnicas teatrais, funciona como um incentivo para que o empresário aprenda a divulgar sua marca.
Expor situações que se encaixam no cotidiano dos participantes gera uma proximidade praticamente automática. Para facilitar o entendimento, é preciso encontrar um bom contador de histórias baseado em um roteiro com começo, meio e fim. A temática da apresentação depende do perfil dos presentes e do direcionamento do evento. No entanto, inserir algumas frases descontraídas para quebrar o gelo inicial é sempre uma boa opção.
Procure por ferramentas específicas
Utilizar uma plataforma que se comunica com os participantes, é um excelente apoio ao trabalho. A ideia é facilitar todos os processos com envio de mensagens em momentos selecionados pelo organizador. Com isso, o processo de armazenar dados ajuda diretamente no gerenciamento do projeto, em várias fases.
A praticidade somada à economia de tempo permite que você se dedique ao plano de conteúdo para oferecer experiências inesquecíveis. O ponto-chave está em inserir o público em cada avanço dos preparativos e despertar a ansiedade com prévias da atração principal ou informações detalhadas sobre os serviços gerais.
Pronto! Agora você já conhece a importância da comunicação em eventos. Uma boa estratégia — somada ao trabalho de pesquisa — cria um relacionamento de confiança com o público em longo prazo. Lembre-se que cada passo deve ser idealizado com bastante eficiência para que o participante se sinta como parte indispensável do projeto.
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