Categories
Vida Acadêmica

Como fazer o currículo Lattes: aprenda com esse passo a passo

Antigamente, concluir uma graduação era o fim da jornada dos estudos. Só que os tempos mudaram. Agora quem termina uma graduação já está pensando no curso de extensão, no mestrado e no doutorado — tudo para conquistar uma posição melhor no mercado de trabalho ou até mesmo para seguir carreira acadêmica. Independentemente do motivo de continuar os estudos, uma exigência é igual para todos: criar um currículo Lattes.

“O que é, exatamente, o tão famoso currículo Lattes?”, você pode estar se questionando. Neste post, vamos esclarecer suas dúvidas e você ficará por dentro de assuntos como:

  1. O que é o Currículo Lattes
  2. Saiba como o currículo Lattes pode agregar na vida profissional
  3. 7 passos para publicar o seu Currículo Lattes de qualidade
  4. Atualizar o seu currículo Lattes 
  5. Como achar o meu Currículo Lattes?
  6. Qual a diferença entre currículo lattes e vitae

O que é currículo Lattes

Para entender a função do Lattes no presente, é preciso entender seu passado. Antes, os dados de docentes, pesquisadores e discentes do todo o Brasil eram armazenados em formulários de papel. Naquela época, a lentidão dos processos era bastante comum.

Contudo, isso mudou em 1999, quando o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o sistema do currículo Lattes. A plataforma online foi criada com o objetivo de integrar em uma única base nacional os dados de todos os profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Atualmente, o CNPq usa a plataforma principalmente para realizar a concessão de bolsas para pesquisas. Além disso, instituições usam o Lattes como requisito para ingresso em cursos de mestrado e doutorado. Há ainda agências e órgãos públicos que recorrem ao sistema para analisar e aprovar perfis profissionais.

Além de ser o principal sistema para bolsas de pesquisas e ingresso em cursos, a plataforma Lattes fortalece a conexão entre instituições e pesquisadores e preserva a memória das pesquisas desenvolvidas no Brasil.

Saiba como o currículo pode agregar na vida profissional

Quem pretende ingressar em um curso de mestrado e conseguir uma bolsa de pesquisa precisará de um currículo Lattes. Acontece, como já mencionado, que ele é requisito para ingresso em cursos de pós-graduação em instituições públicas e privadas e para a concessão de bolsas de pesquisas.

Conheça as melhores ferramentas pra te ajudar na faculdade

Separamos as principais ferramentas que vão te dar mais produtividade, trazer mais conhecimento e fazer você ter melhores resultados na faculdade

Ver ferramentas

Dessa forma, quem possui um currículo Lattes de qualidade, ou seja, bem escrito, sem erros e bem detalhado, acaba se destacando nas oportunidades acadêmicas e profissionais. “Não é mais fácil ter um LinkedIn?”, talvez você pense. A resposta é não. Ocorre que, diferentemente do Lattes, o LinkedIn é uma rede social que visa promover o networking e as oportunidades de trabalho. Ou seja, quem realmente quer atuar na vida acadêmica deve priorizar o Lattes.

Como se faz um Currículo Lattes?

Fazer o Currículo Lattes não é uma tarefa complicada, como muitos pensam. Preparamos os passos abaixo para você entender todo o processo e publicar o seu currículo!

7 passos para montar um currículo de qualidade

1. Cadastro básico

Acesse a plataforma Lattes. Em seguida, clique em “cadastrar novo currículo”. Na página aberta, insira a nacionalidade e o e-mail, crie uma senha e digite os caracteres que você vê na imagem. Após concluir essa etapa, é só clicar no ícone “próximo”.

2. Informações pessoais

Na página seguinte, é necessário preencher todos os dados pessoais corretamente e inserir uma foto. Lembre-se de usar uma foto mais formal: por ser uma plataforma séria, usar uma foto estilo selfie no Lattes não é a melhor escolha.

Concluindo essa etapa, é só seguir adiante. Na próxima aba, você deve informar o endereço e contato tanto pessoal quanto profissional.

3. Formação acadêmica

Essa etapa é uma das mais importantes: é necessário falar sobre sua formação acadêmica. Insira o nome da instituição, curso, ano de início e conclusão. Caso já tenha uma graduação, mestrado ou doutorado, é necessário informar o título da dissertação/tese e nome completo do orientador.

4. Atuação profissional

A quarta etapa também merece bastante atenção. Nessa fase, insira suas informações profissionais, caso você já esteja atuando na área. Caso contrário, é só seguir adiante.

5. Área de atuação

Para finalizar, deve-se inserir a área de atuação e também as habilidades linguísticas. No campo de idiomas, há três opções. Caso tenha fluência em mais idiomas, insira apenas os que mais domina. Em cada um deles especifique a fluência na leitura, escrita, compreensão e fala.

6. Confirmação dos dados

Ao clicar em seguir, a próxima tela mostrará os dados cadastrados. É indispensável realizar uma leitura atenta e conferir cada informação inserida para que não haja erros.  Caso encontre algum problema, é só editar. Após analisar todos os dados, clique em “enviar ao CNPq”. Assim, o currículo estará no banco de dados em até 24 horas.

7. Atualização do currículo

É fundamental gerar atualizações constantes ao currículo. A primeira deve ser realizada logo após o cadastro no banco de dados. Acontece que o cadastro inicial só solicita informações básicas. Para inserir informações complementares, como eventos, congressos, palestras ministradas, trabalhos, grupos de pesquisas, projetos, artigos e cursos de extensão, é necessário realizar a atualização.

Para isso, é só entrar na plataforma e clicar em “atualizar currículo”. Na página que abrir, insira seu CPF ou e-mail, senha e clique em “acessar”. Entrando na parte de edição, é tudo muito intuitivo: é só clicar nos ícones que você quer editar — formação, eventos, projetos, entre outros.

Um alerta indispensável para quem vai atualizar o Lattes é não esquecer de atualizar também o texto inicial. Inclusive, o texto inicial “sobre mim” deve ser formal, escrito sem erros e apresentar de forma resumida as experiências acadêmicas e profissionais. Para editá-lo é só ir até a barra principal, clicar em “dados gerais” e “texto inicial” do currículo.

Outro adendo é que quem pretende ingressar em cursos de pós ou conquistar uma bolsa de pesquisa precisa manter o currículo sempre atualizado. Afinal, ele será um dos critérios de avaliação. Caso o Lattes esteja desatualizado, é possível até perder uma oportunidade, por exemplo.  Assim, mais uma vez: sempre que participar de eventos ou concluir um projeto, insira imediatamente as informações na plataforma.

#DicaDoity: E por falar em eventos, você sabia que pode deixar sua vida acadêmica ainda mais proveitosa organizando eventos acadêmicos online? Clique aqui e conheça todas as possibilidades que esse universo oferece!

Como achar o meu Currículo Lattes?

Encontrar o seu currículo Lattes é muito simples. Basta acessar o link https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do, da Plataforma Lattes, e seguir os passos abaixo:

  1. No campo “Buscar por” informe o seu nome completo;
  2. No campo “Nas bases” marque a opção “Demais pesquisadores (Mestres, Graduados,Estudantes, Técnicos, etc.)”;
  3. Clique no botão Buscar
É possível que existam outras pessoas com o mesmo nome que você. Neste caso, a busca vai retornar mais de um resultado e você deve verificar qual dos currículos é o seu.

Qual a diferença entre Currículo Lattes e vitae?

O Currículo Lattes, como já explicamos acima, é um currículo feito na Plataforma Lattes, que é mantida pela CNPq. É um currículo mais acadêmico, embora também seja aceito em alguns contextos do mercado de trabalho, como parcerias para concessões de bolsas em parcerias publico-privado.

Já o currículo vitae é um currículo mais objetivo, mais resumido e é mais solicitado nos processos seletivos de emprego e estágio. O termo “curriculum vitae” vem do latim e significa “trajetória de vida”. Ou seja, é um documento que resume sua trajetória profissional, acadêmica e suas experiências relacionadas com a vaga que você está concorrendo.

Uma boa estrutura para um currículo vitae pode ser essa:

  • Objetivo – qual seu objetivo ao tentar a vaga ? Por que você quer trabalhar nessa empresa?
  • Formação – destaque aqui seus títulos acadêmicos (técnico, graduação, pós, etc);
  • Experiência – detalhe suas experiências profissionais e acadêmicas mais relevantes para o cargo/empresa desejado;
  • Outras atividades – participou de eventos relevantes ou fez cursos que valem ser citados? E aquela viagem/intercâmbio
  • Referências – deixe o contanto de um ex-chefe, professor ou mesmo colega de trabalho para que o RH possa contactar e conhecer referências suas.

Para te ajudar ainda mais, dá uma olhada no infográfico abaixo, elaborado pela Venngage. Nele reunimos, de forma resumida, todo o processo de construção de um currículo na plataforma Lattes:

Seguindo todos os passos ensinados aqui, você já pode cadastrar seu currículo com tranquilidade. Além disso, também poderá enviar o link para conquistar oportunidades com a segurança de que ele realmente mostra suas habilidades e conquistas e está de acordo com as exigências.

Agora que você já sabe como montar seu currículo Lattes, o que acha de continuar lendo informações acadêmicas e de qualidade? Caso tenha gostado da ideia, confira esse post sobre cursos online essenciais para quem está na faculdade! 

By Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exit mobile version