Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Google Acadêmico: saiba como encontrar os melhores artigos

Assim como o tradicional mecanismo de busca, o Google Acadêmico traz inúmeras possibilidades para quem procura embasamento teórico e científico. Entretanto, com algumas dicas é possível filtrar os resultados e saber como encontrar os melhores artigos na plataforma.

Também conhecido como Google Scholar, o Google Acadêmico é um mecanismo de busca voltado exclusivamente para a literatura acadêmica. Por meio dele é possível encontrar milhares de artigos científicos,  trabalhos acadêmicos, publicações nacionais e internacionais, livros e resumos das mais diversas áreas.

É uma ótima forma de acessar as pesquisas mais recentes, encontrar embasamento teórico para monografias e referências para fichamentos. Assim como o próprio Google, esse mecanismo permite que você busque materiais de diversos países e em diversos idiomas, o que amplia o leque de opções de pesquisas e teorias.

Tela de busca do google acadêmico

Além disso, ele oferece a possibilidade de compartilhar pesquisas próprias e armazenar ideias em um local de amplo acesso, o que faz com que o Google Acadêmico seja uma ótima plataforma de troca de informações e difusão de pensamentos.

Descubra como encontrar os melhores artigos no Google Acadêmico e explorar as principais funcionalidades dessa plataforma!

Como acessar o Google Acadêmico?

Acessar e utilizar o Google Acadêmico é muito simples, basta seguir esses passos:

  1. Acesse o site do Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/);
  2. Digite um termo de busca para o que você deseja encontrar;
  3. Clique no botão Pesquisar.

Confira um resultado de busca para o termo “revisão sistemática”:

Resultado de busca no google acadêmico

Como pesquisar artigos científicos no Google Acadêmico?

Configura as nossas dicas para encontrar artigos científicos na base do Google Acadêmico de forma mais eficiente:

Faça pesquisas específicas por autor

É muito comum que um mesmo autor tenha mais de um trabalho em determinada área de pesquisa. Pensando nisso, é inteligente buscar por artigos produzidos por ele para garantir que sua pesquisa seja a mais completa possível.

Faça pesquisas específicas por autor para ter acesso aos melhores artigos sem precisar gastar muito tempo procurando por outros nomes. Ao pesquisar por “autor: nome do autor” é mais fácil filtrar os resultados e encontrar apenas os materiais que te interessam.

Outra forma de limitar as pesquisas é colocar o sobrenome do autor entre aspas e usar as iniciais do primeiro nome. Ao especificar a pesquisa, as chances de encontrar materiais ricos aumentam bastante e você pode acabar se surpreendendo ao se deparar com artigos bem recentes de um autor referência para seus estudos.

Filtre a busca com base nas suas necessidades

Assim como o tradicional mecanismo de busca, o Google Acadêmico oferece um acervo enorme para explorar, o que faz com que seja preciso criar filtros para economizar tempo e encontrar artigos mais específicos.

É possível filtrar por tempo e determinar o período específico em que o artigo foi escrito e publicado. Caso o material que você busca seja mais antigo, selecione um determinado ano e faça suas pesquisas a partir daí. O mesmo pode acontecer com pesquisas mais recentes. Ao selecionar “desde 2018”, por exemplo, apenas artigos publicados no último ano aparecerão nos resultados.

Além disso, você pode buscar por temas na categoria “artigos relacionados”. Dessa forma é mais fácil encontrar artigos semelhantes e ter um repertório ainda maior para basear seus estudos. Esse recurso fica localizado logo abaixo do nome e da descrição do resultado, tornando a busca ainda mais fácil e intuitiva.

Também é possível classificar os artigos por relevância e data, além de escolher em qual idioma o artigo foi escrito. Todos esses filtros encontram-se no canto esquerdo da tela, logo abaixo da logo do Google Acadêmico.

Explore a funcionalidade de pesquisa avançada do Google Acadêmico

A pesquisa avançada é um dos recursos mais interessantes do Google Acadêmico e pode ser extremamente útil para quem busca artigos de temas próprios.

Além dos resultados obtidos com os filtros mencionados acima, é possível tornar a sua busca ainda mais específica. Com a funcionalidade de pesquisa avançada você pode encontrar artigos que contêm determinadas palavras ou frases exatas tanto no título quanto ao longo do texto.

Além disso, você pode optar por exibir artigos de autoria de determinada pessoa ou pessoas e artigos publicados em determinado período ou veículo. A pesquisa avançada mescla simultaneamente todos as dicas de pesquisa mencionadas acima, garantindo consultas mais específicas e eficientes.

Use frases explícitas nas pesquisas

É importante ser o mais preciso possível na hora de fazer as buscas no Google Acadêmico. Como muitos dos artigos são extensos, é fácil encontrar milhares de sugestões de leitura usando frases comuns e genéricas.

Escolher palavras-chave ajuda a encontrar textos que servirão como uma boa base para suas pesquisas. A partir dos resultados é possível aplicar os filtros já citados e limitar ainda mais a sua busca.

Nem sempre os primeiros artigos que aparecem nos resultados correspondem ao que você estava buscando. Por isso, para não perder tempo navegando pelas centenas de páginas, pense em formas de especificar a pesquisa para reduzir o número de artigos genéricos e desinteressantes e ir direto ao ponto.

Evite palavras que não agregam nada ao conteúdo da pesquisa e busque apenas por palavras-chave, termos específicos e frases explícitas.

Conte com a ajuda da “minha biblioteca”

Durante o tempo de pesquisa e levantamento de fontes, é fácil se perder em meio a muitas abas e links de artigos. Um dos recursos do Google Acadêmico para solucionar esse problema é a “minha biblioteca”, uma ferramenta que permite salvar os textos para ler quando quiser.

Dessa forma, é fácil centralizar todos os artigos necessários em um mesmo lugar sem precisar criar pastas no computador ou arquivá-los no Google Drive, por exemplo. Para salvar um artigo na biblioteca é preciso apenas clicar no ícone de uma estrela, localizado logo abaixo do resultado da pesquisa.

Adicione a extensão do Google Acadêmico no seu navegador

Assim como diversas outras páginas do Google, o Acadêmico também possui uma extensão que pode ser instalada no seu navegador, seja ele o Chrome ou o Firefox.

A extensão permite que o acesso à ferramenta seja mais rápido e prático. Além disso, ela possibilita que você realize pesquisas e salve seus próprios artigos.

No canto superior direito do seu navegador, busque por “extensões” e instale o botão “Acadêmico” para ter acesso a essas funcionalidades sempre que precisar. Na imagem abaixo você pode ver um exemplo de uso da extensão:

Crie alertas

A opção de criar alertas é uma ferramenta preciosa para pesquisas a longo prazo. O tempo todo são publicadas novas teses e textos, o que faz com que o Google Acadêmico sempre tenha novos conteúdos a serem explorados. Ao mesmo tempo em que isso representa mais variedade, pode fazer com que você perca materiais preciosos.

Ao criar um alerta relacionado a determinada palavra-chave, sempre que um novo artigo que contenha esse termo for publicado você receberá um e-mail. Assim, estará sempre a par das novidades acadêmicas de determinada área sem precisar usar o mecanismo de busca com frequência.

Você pode encontrar essa funcionalidade no canto inferior esquerdo da tela, logo abaixo dos filtros de data, relevância, idioma, patentes e citações.

Como criar um perfil no Google Scholar

Para criar um perfil no Google Scholar, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site do Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br/).
  2. Clique em “Minha biblioteca” no canto superior esquerdo da tela.
  3. Faça login com sua conta do Google. Se você não tiver uma conta do Google, crie uma clicando em “Criar conta” na tela de login.
  4. Após fazer login, clique em “Meu perfil” no canto superior esquerdo da tela.
  5. Preencha as informações do seu perfil, como nome, filiação, área de atuação, endereço de e-mail e uma foto, se desejar.
  6. Adicione suas publicações clicando em “Adicionar artigo” ou “Adicionar capítulo” na seção “Publicações”.
  7. Personalize as configurações de privacidade do seu perfil clicando em “Configurações de privacidade”.
  8. Salve as alterações feitas no seu perfil clicando em “Salvar”.

Pronto, agora você tem um perfil no Google Acadêmico! Seus artigos e citações serão automaticamente incluídos em seu perfil, desde que eles tenham sido indexados pelo Google Scholar.

Saber como encontrar os melhores artigos no Google Acadêmico permite que suas pesquisas sejam mais assertivas e específicas. Dessa forma, é possível ficar a par das pesquisas mais recentes e economizar tempo, que pode ser dedicado aos estudos.

Ah, e você já pensou em como organizar um evento também é importante para a sua carreira acadêmica? Dá só uma olhada no vídeo abaixo e descubra o mundo de possibilidades que essa estratégia oferece!

Agora que você já sabe como encontrar os melhores artigos no Google Acadêmico, que tal turbinar sua carreira e sue currículo organizando um evento acadêmico? A gente te ajuda com um manual completo. Baixe agora!

Manual completo para organizar os melhores eventos acadêmicos

Guia feito por especialista para planejar, executar e entregar um evento acadêmico ou científico com sucesso.

Baixe aqui
nv-author-image

Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.