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Grandes eventos: 7 lições para aprender com a Copa do Mundo

Grandes eventos

Grandes eventos são encontros em dimensões gigantescas e podem atrair os olhos de uma cidade, país e até do mundo inteiro. Estamos falando de celebrações com investimentos milionários, recordes de público, nomes renomados, ídolos e profissionais prestigiados envolvidos, além de estratégias de marketing de encher os olhos.

Realizada a cada 4 anos, a Copa do Mundo é uma grande referência desse tipo de evento. E você já deve saber o que é esse evento, não é? Trata-se de um torneio internacional de futebol masculino que está na sua vigésima segunda edição, organizado pela Federação Internacional de Futebol, a FIFA.

A última edição aconteceu no ano de 2018, na Rússia, e teve mais de 3,5 bilhões de espectadores, segundo a FIFA. Apenas na final, entre França e Croácia, 1,12 bilhões de telespectadores acompanharam de suas casas – acho que podemos dizer que estamos diante do maior case de sucesso de um evento híbrido, não é mesmo?! 

Mas o que um evento desse porte pode nos ensinar sobre ações e estratégias? É isso que esse texto se propõe a fazer. Separamos 7 lições reais e aplicáveis para te inspirar, então prepare o seu bloquinho de notas e boa leitura! Vamos aprender com os grandes eventos! 

1 – Planejamento é fundamental nos grandes eventos

Grandes eventos como a Copa do Mundo começam seu planejamento com anos de antecedência, literalmente. É basicamente finalizar uma edição com toda a base estrutural do próximo evento já definida. 

Claro que você não precisa seguir esse exemplo à risca, mas nada de deixar para a última hora. É como querer entrar em campo sem treinar! Planejar com antecedência é garantir mais opções de escolhas e assertividade em todas elas, tanto do local do evento, como de fornecedores e parcerias, além de melhores acordos financeiros. 

E quanto antes começar, mais tempo terá para investir na divulgação, essencial na atração do seu público-alvo e garantia de espaço lotado! Confira mais dicas para um planejamento bem feito e executável no nosso vídeo abaixo:

2- Grandes eventos oferecem uma experiência inesquecível

Quando falamos sobre Copa do Mundo, estamos falando sobre paixão, memórias afetivas, emoções à flor da pele, sonhos realizados, expectativas altíssimas e não apenas sobre um torneio de futebol. Estamos falando de um grande evento, afinal!

E é isso que grandes eventos fazem, vendem muito mais que ingressos, vendem experiências inesquecíveis. Ou seja, o conceito por trás de um evento é a chave do seu sucesso! 

Por isso, pense no valor que seu evento agregará aos seus participantes, o que está por trás de cada palestra, painel e apresentação. Comunique isso em cada peça de divulgação e oportunidade que tiver para falar sobre o seu evento.

3 – Grandes eventos sempre vendem ingressos com antecedência

Grandes eventos sempre vendem ingressos com antecedência

Eventos que começam a vender ingressos em cima da hora comunicam uma uma imagem de desorganização e dificilmente alcançam o número de público esperado. Afinal, não é só você que precisa de tempo para se organizar, os seus participantes também! 

Não é à toa que grandes eventos abrem os primeiros lotes de vendas muitos meses antes. Mas, como os brasileiros têm o costume de deixar as compras sempre em cima da hora, oferecer lotes promocionais assim que abrir as vendas pode ajudar a criar uma expectativa positiva, para garantir as vendas antecipadas.

Outra ótima estratégia é divulgar as atrações com antecedência, isso vai despertar o senso de urgência e assegurar que seu público não queira perder a oportunidade. Caso seu evento tenha mais de um dia, oferecer desconto na compra de combos pode ser a solução ideal para vender mais!

Além disso, pense em promoções que incluam hospedagem, em caso de viagem, como também descontos para “lotes às cegas”, aqueles que são colocados à venda antes de saber a programação, ou line up. As possibilidades aqui são imensas! Então pesquise, veja como fazem outros grandes eventos e mão na massa.

Ah, e é muito importante também facilitar o processo de compra dos ingressos. Deixe o formulário mais curto, com perguntas realmente necessárias. Assim você reduz as chances de desistências e garante a satisfação de compra – sem falar que isso também conta na construção da experiência do evento! 

4 – Grandes eventos garantem vendas rápidas e seguras por mobile 

Ainda falando sobre vendas e ótimas experiências, é preciso levar em consideração que, hoje em dia, grande parte das compras são feitas via mobile. Segundo estudo do The 2022 Global Digital Shopping Playbook, aqui no Brasil, 52% de todos os consumidores, cerca de 33 milhões de pessoas, fizeram compras pelo celular, pelo menos uma vez. 

Então, antes de construir o site do seu evento, analise bem como ele se comporta na versão mobile, pois questões de usabilidade, como facilidade de uso, velocidade e eficiência, fazem toda a diferença no momento da compra. 

Além disso, escolha uma plataforma como a Doity, que já garante um ótimo domínio para o site, e o mais importante, segurança de dados para você e seus participantes!  

5 – Escalar o melhor time é garantia de sucesso!

Escalar o melhor time é garantia de sucesso de grandes eventos

Olhando para o que acontece dentro do campo, uma importante lição que aprendemos é que só vence quem entra com o melhor time. Ah, e é importante lembrar que isso envolve não apenas os 11 jogadores, mas todos os componentes de uma seleção.

Seu evento não é feito apenas por quem toma as decisões, mas é uma consequência do trabalho conjunto dos que pensam, dos que executam e de quem apoia. Montar uma boa equipe, com tarefas bem divididas, profissionais capacitados e técnicos de cada área faz toda a diferença.

6 – A organização nos mínimos detalhes garante o sucesso dos grandes eventos

O complemento de um ótimo planejamento é uma boa execução. Garantir que tudo seja executado com maestria e evitar ao máximo os imprevistos exige muita organização e boa comunicação. 

Grandes eventos demandam grandes equipes e extensas planilhas. Você deve seguir a mesma lógica, mas adaptando tudo para sua escala, a proporção e tamanho do seu evento, claro. Não concentre todas as tarefas e o poder de decisão apenas em você, delegue funções, estabeleça prazos e metas, organize todas as informações de forma visível e clara, para que todos da equipe possam acompanhar.

As planilhas serão suas companheiras de jornada! Pensando nisso, construímos uma planilha completa, para te ajudar a acompanhar todas as etapas necessárias em um evento de sucesso!

Planilha dePlanejamento de Eventos

Uma planilha completa para te ajudar a organizar e acompanhar todas as etapas do evento e garantir que ele seja um sucesso!

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7 – Grandes eventos, só se tornam grande por conta dos patrocínios e parcerias

Seria um sonho contar com nomes como Budweiser, Adidas, Coca-Cola e McDonald’s na lista de patrocinadores, assim como a Copa do Mundo. Mas, mesmo que essa não seja a realidade do seu evento, não quer dizer que você não consiga ótimos parceiros.

O objetivo é conseguir fundos para construir a experiência planejada, até porque sem os parceiros ideais, nem mesmo a Copa do Mundo seria tão grandiosa quanto é. 

Mas é preciso cuidado, pois as empresas e suas marcas também devem conversar com a ideia e identidade do seu evento. Ou seja, não dá pra escolher ou aceitar qualquer proposta. E para te ajudar a analisar e ir em busca dos parceiros ideais, escrevemos esse e-book, cheio de dicas!

#DicaDoity:  

Aproveite que estamos pertinho da próxima edição da Copa do Mundo para divulgar o seu evento e gerar interação nas redes sociais, afinal, esse já é um dos assuntos mais comentados no mundo!

Use a sua criatividade para criar newsletters, textos, posts interativos, seguir trends famosinhas e o que mais achar que conversa com o seu público.

Esperamos que as lições dos grandes eventos tenham te inspirado e dado dicas valiosas para que você comece ou continue a organizar experiências incríveis. Dá uma olhada também no nosso manual de Design de Experiência para Eventos, porque ele vai complementar tudo que conversamos até aqui e vai te ensinar a fazer o verdadeiro golaço: encantar o público!

O seu evento pode ser inesquecível!

Descubra o que é Design de Experiência, quais as vantagens em utilizá-lo e como implementar essa estratégia em seu evento

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Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens