Um congresso se caracteriza por ser um encontro de estudantes e profissionais que se interessam por um determinado assunto. Ele é feito por pessoas que têm a mesma linha acadêmica, atraindo assim um público específico. Nele, realizam-se atividades em conferências, palestras e apresentações de trabalho.
Para que o congresso atinja os seus objetivos, é preciso ter muito planejamento — principalmente na hora de estruturar como será realizada a inscrição dos participantes. Por isso, saber como realizar a inscrição para congresso é fundamental se você deseja ter sucesso em seu evento.
Quer conhecer algumas estratégias para aumentar o número de inscritos no seu congresso? Então, leia agora mesmo o nosso post completo!
Foque no público-alvo
O primeiro passo é estruturar quem é o seu público-alvo, ou seja, quem são as pessoas que você tem interesse que participem do congresso. Pesquise quem é a persona do seu evento para entender quais são os seus:
- hábitos;
- interesses;
- dia a dia;
- objetivos de vida;
- mídias sociais das quais participa;
- comportamento online;
- dificuldades;
- sonhos e planos.
Definindo a persona, fica mais fácil criar uma comunicação assertiva e focada em atrair as pessoas nas quais você tem interesse. Assim, você estabelece uma linha de contato clara e objetiva.
Além disso, depois desse mapeamento, escolha quais são as estratégias de divulgação — porque terá a certeza de quais são as mídias sociais nas quais o seu público está presente.
Crie uma estratégia de marketing digital
Sabendo que o mundo está cada vez mais conectado, nada melhor do que investir no marketing digital para atrair mais inscrição para o congresso. Uma das maiores vantagens do investimento é que há a possibilidade da segmentação do público.
Por exemplo: você quer atingir mulheres estudantes que tenham entre 18 a 35 anos. Não vai adiantar o seu anúncio aparecer na timeline de homens de 50 anos, certo? Com o investimento no marketing digital é possível segmentar e focar no seu público-alvo — diferente de investir em uma panfletagem em frente à universidade.
Para ter um alcance efetivo, não siga o óbvio, como fazer um planejamento de mídias sociais e replicar a mesma postagem em todas as mídias (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn). Isso porque cada mídia social tem a sua particularidade e ferramentas diferentes a serem exploradas.
Assim, se você está criando um congresso destinado a empresários, o LinkedIn é o mais indicado, porque ele é uma rede de profissionais que buscam trocar experiências de mercado e estar atento às inovações mercadológicas. Agora, se você quer atingir o público jovem, invista em conteúdo criativo no Twitter.
Além de turbinar as mídias sociais com conteúdo atrativo, criativo, original e personalizado, invista nos anúncios pagos, pois eles trazem um retorno mais rápido e eficaz – os posts gratuitos tem pouco alcance já que o conteúdo não é entregue para todos os seus seguidores.
Faça boas campanhas e as patrocine, investindo no Instagram Ads, Facebook Ads e Google Adwords. Com eles, há mais chances de converter as vendas, porque as ferramentas pagas têm diversas funcionalidades a serem exploradas, tornando o anúncio focado e assertivo.
Envie e-mail marketing e newsletter
As newsletters são e-mails enviados para a sua lista de contatos contendo informações relevantes para a persona. Explore tópicos do interesse desse público, temas relacionados ao assunto do congresso e divulgue novidades nesse segmento. Já o e-mail marketing é centrado na venda, ou seja, conteúdo direcionado para que a persona realize a inscrição para o congresso.
Você pode utilizar os dois recursos em sua estratégia de divulgação, visto que ambos são importantes para atração e conversão do seu público. Para isso, invista na base de e-mails que a empresa já tem de outros eventos e crie uma landing page no site, solicitando autorização do usuário para enviar esses materiais.
Uma informação muito importante nesse segmento é que no dia 25 de maio de 2018 entrou em vigor o General Data Protection Regulation, ou seja, regulamentação de proteção de dados.
Em regras gerais e trazendo o assunto para esse contexto, você não pode enviar e-mails sem a autorização do usuário porque isso interfere diretamente na privacidade dele. Então, tenha a certeza de que a sua base de e-mails esteja atualizada com pessoas que autorizaram o envio de mensagens pela sua empresa, certo?
Crie promoções
Certamente você já viu algum evento que começou a vender os ingressos com um valor alto e na semana da sua realização estava fazendo descontos absurdos para vender todos. Muito provavelmente isso aconteceu porque não foram vendidos todos os ingressos e o congresso teria um grande prejuízo.
Para que isso não aconteça com o seu evento, já no planejamento, crie estratégias de promoções para envolver o público desde os primeiros momentos da divulgação:
- lote promocional: o primeiro lote tem 50% de desconto;
- cupons de desconto: se já foi em algum congresso do segmento, ganha 10% de desconto;
- sorteios em mídias sociais;
- programas de fidelidade: se já foi em algum evento da mesma organizadora, ganha 15% de desconto.
Ofereça diferentes formas de pagamentos
Na hora da pessoa realizar a inscrição no congresso, tenha a certeza de que ela considera dois fatores principais: ser online (assim não precisa perder tempo investindo no deslocamento) e ter boas condições de pagamento.
Por isso, invista em uma plataforma online que ofereça diversas possibilidades de pagamento:
- boleto;
- cartão de débito;
- cartão de crédito;
- à vista (com desconto);
- parcelado com e sem juros.
Invista em um site dinâmico e responsivo
Para aumentar as vendas da inscrição para congresso, invista em um site responsivo (que se adapta a qualquer tela), atrativo, com conteúdo de qualidade. Além disso, faça a integração do conteúdo do site com o blog e mídias sociais, utilizando a mesma identidade visual.
O site do seu evento deve ser criado por um profissional que entende do assunto. Isso porque, como vimos, o site precisa ser focado no seu público-alvo, ter uma arquitetura da informação (AI) dinâmica e com navegação intuitiva, que proporcione uma boa experiência ao usuário (UX).
Além disso, ele precisa ter domínio próprio e ser repleto de conteúdo otimizado para Search Engine Optimization, ou seja, otimização para os mecanismos de busca. Isso faz com que o seu evento seja facilmente encontrado por quem navega no Google, por exemplo.
#DicaDoity – Montar um site para eventos é mais simples do que você imagina. Te mostramos tudo o que você precisa saber para criar um nesse post, dá uma olhada!
Saber como fazer um bom planejamento para a inscrição para congresso é ter a certeza de que as vendas aumentarão. Assim, é preciso investir em estratégias de atração do público-alvo e também de conversão, para que eles realizem a sua inscrição e compareçam ao evento.
Com este post, você conferiu algumas ideias para aumentar a inscrição para congresso. Que tal se aprofundar mais sobre o assunto e ler também como aumentar agora as vendas de inscrições para o seu evento? Boa leitura!