Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Passaporte da vacina em eventos: saiba como utilizar

Passaporte-da-vacina-em-eventos-saiba-como-utilizar

Você já deve ter ouvido com certa frequência o termo passaporte da vacina no último ano. Isso porque ele se tornou amplamente conhecido e importante depois de todas as mudanças provocadas ao mundo pela pandemia do Covid-19.

Esse termo se refere ao comprovante de vacinação, com as informações sobre o ciclo vacinal de cada cidadão, uma medida de segurança que foi adotada em vários estados do país e alguns países do mundo, como solução temporária para acelerar a retomada dos eventos presenciais e do setor de turismo como um todo.

Esse texto aqui é um guia completo para te ajudar a entender o que é o passaporte da vacina, como consegui-lo e porque você, organizador de eventos, precisa estar por dentro desse assunto.

O que é o passaporte da vacina?

O passaporte da vacina é um documento oficial que comprova a imunização necessária contra o vírus da Covid-19, qualificando quem o possui a fazer viagens para outros estados, para fora do país, ou ter acesso a diversos tipos de eventos e lugares públicos, como bares, restaurantes, shoppings, ou estádios esportivos.

Sendo assim, o passaporte da vacina é um documento que garante segurança a quem deseja viajar, para as pessoas do local de destino, uma vez que a imunização é um processo coletivo.

passaporte da vacina

Como ter acesso ao passaporte da vacina?

O Ministério da Saúde buscou facilitar o acesso às informações de saúde criando o aplicativo Conecte SUS, disponível tanto para iPhones, como para aparelhos Android e a versão web.

Através desse app é possível ter acesso a informações de todo o histórico clínico no Sistema Único de Saúde (SUS) e também à Carteira de Vacinação Digital e ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, entre outros serviços oferecidos pelo SUS.

Dá só uma olhada em como é simples de usar!

Passo a passo de como baixar e usar o app 

Logo abaixo estão os links para o download. É só acessar o link que for compatível com o seu dispositivo e instalar o app no seu aparelho.

Depois de instalado é preciso criar uma conta no sistema do governo federal, que pode ser realizada com CPF e um e-mail pelo endereço https://cadastro.acesso.gov.br ou diretamente no aplicativo.

Dentro do aplicativo você deve buscar o ícone de vacina, lá você terá acesso às doses que foram administradas, ao detalhamento das doses e ao botão emissão do certificado. O tempo que você vai gastar nessa ação é de mais ou menos 2 minutos.

Uma observação importante é que o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID -19 só será habilitado depois que finalizar o esquema vacinal, ou seja, depois que a pessoa tomar todas doses – ou dose única no caso de alguns imunizantes. Ou seja, fique atento ao número de doses e aos prazos necessários para cada imunizante.

Para te ajudar ainda mais deixamos abaixo o resuminho que o Ministério da Saúde fez de como emitir o certificado:

passaporte da vacina

Porque o passaporte da vacina é importante para os seus eventos

A vacina é a principal estratégia de combate ao vírus e a que mais tem trazido resultados positivos. Por isso, exigir o comprovante de vacinação nos seus eventos é um forma de estimular as pessoas a serem vacinadas, sinônimo de responsabilidade para com elas e toda a população do país.

Com saúde não se brinca! O bem-estar dos seus participantes deve ser sempre a sua maior prioridade.

Como validar o documento

Você pode validar o seu passaporte da vacina através do código de 16 dígitos ou do QR Code apresentado no documento. Este documento é válido em território nacional e tem validade de 1 ano a partir da data de emissão – a validade fica impressa no certificado.

A autenticação do documento pelo leitor de QR Code pode ser realizada no próprio aplicativo Conecte SUS, usando as câmeras nativas do dispositivo, ou pelo site Valida Certidão. Vale lembrar que este serviço é totalmente gratuito.

Esperamos que esse texto tenha te ajudado a entender melhor como funciona o passaporte da vacina e a sua importância. Afinal de contas, é indispensável que nessa fase da retomada dos eventos você esteja por dentro de todas as questões de saúde e segurança.

Foi pensando nisso que criamos um e-book completo com todas as informações necessárias para te guiar a um retorno seguro. Não perca tempo e baixe ele agora mesmo no banner logo abaixo!

 

Ebook da Retomada dos eventos

Um guia completo com tudo que você precisa saber para um retorno seguro dos eventos físicos

Baixar e-book

nv-author-image

Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.