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SEO para eventos: faça seu evento ser encontrado no Google

SEO para eventos

Equipe do blog, Upsites

As técnicas de SEO para eventos ainda não são tão conhecidas como as de blogs e sites no universo do marketing digital. Talvez isso aconteça por conta do mito de que é quase impossível ranquear eventos organicamente no Google, e que só vale a pena usar mídia paga para impulsionar seu alcance.

Mas, no texto de hoje vamos mostrar que, desde que haja um planejamento com antecedência, algumas estratégias de SEO para eventos farão seu site aparecer na primeira página do Google, facilmente. Confira!

Dicas valiosas de SEO para eventos!

1. Cuide bem do histórico de SEO On Page

Antes de pôr em prática as estratégias de SEO para eventos, é válido lembrar que o Google leva em consideração todo o histórico de SEO On Page do site em que seu evento está alocado. Ou seja, todas as estratégias utilizadas na sua página para otimizar o conteúdo, como a escolha do título, as palavras-chaves entre outras.

Dessa forma, se o seu evento está em um site fixo que tem com muitos links quebrados, autoridade de domínio fraca, páginas duplicadas, backlinks pagos – que são aqueles links que direcionam para outros sites-, seu evento provavelmente não terá um bom posicionamento nas buscas.

Por isso, avalie a estrutura do site em que seu evento será inserido e, caso seja necessário, opte por uma plataforma de gestão de eventos à parte.

2. Pense estrategicamente no conteúdo e palavras-chave

Decidiu em qual plataforma inserir seu evento? Ótimo, o próximo passo é fazer uma pesquisa extensa de palavras-chave para produzir a descrição do seu site. O ideal é que ela seja original, que tenha entre 200 e 500 palavras e que use as principais variações das palavras-chave focadas em conversão.

Se, por exemplo, seu evento é um Festival de Sorvete de Belo Horizonte 2019, use variações no texto como “ingressos para o Festival de Sorvete…” ou “inscrições para o Festival de Sorvete…”. Além disso, foque em palavras-chave mais específicas, pois elas têm menos concorrência na página de resultados e mais chance de trazer um usuário qualificado para o seu evento.

3. Escolha uma URL amigável

Assim como o SEO para a criação de site, na hora de criar a URL da página do evento, utilize um endereço curto, objetivo e com a principal palavra-chave do conteúdo. No exemplo que citamos, do Festival de Sorvete de Belo Horizonte, uma URL ideal deveria ser:

www.nomedoseusite.com/festival-sorvete-belo-horizonte-2019 

Perceba como as preposições “de” e “em” do nome do evento foram retiradas da URL para deixá-la mais objetiva, mas, no caso específico de eventos, o ano da edição pode ser inserido para reforçar a relevância da palavra-chave.

4. Otimize as imagens

Muita gente acha que o cuidado com as imagens de um site está apenas na qualidade. Mas, muito além disso, a página do seu evento deve conter:

  • Imagens com o tamanho máximo do layout do site e comprimidas por alguma ferramenta;
  • Nome da imagem salvo do computador com a palavra-chave de forma objetiva e separação com hifens, como por exemplo: festival-sorvete-belo-horizonte;
  • De preferência a imagens em JPEG, evitando PNG ou GIF;
  • Alt Text com a palavra-chave principal para facilitar a leitura dos mecanismos de busca.

5. Use o link building

Uma das melhores formas de construir a autoridade da página do seu evento é conseguir backlinks apontando para ele, ou seja, utilizando links para essa construção. Por isso, entre em contato com os portais de notícia, jornais e revistas da sua cidade e entregue releases que direcionem para a página do seu evento.

Contatando a imprensa você não só melhora o SEO On Page de forma natural como aumenta a visibilidade e credibilidade do evento. Não esqueça que a divulgação é uma das etapas mais importantes para o sucesso do seu evento!

Importante: Nesta etapa, use textos âncora com palavras-chave específicas do evento (como “Festival de Sorvete em Belo Horizonte 2019”) e menos opções genéricas (“Festival de Sorvete”).

Esperamos que todas essas dicas te ajudem a colocar seu site nas primeiras colocações dos mecanismos de busca! E, lembre-se, todo esse processo é uma construção, ou seja, requer tempo, paciência e, claro, muito trabalho. Ah, e para te ajudar no planejamento e construção do site do seu evento, dá uma olhada nesse post cheio de ótimas dicas. Bom trabalho e sucesso!

 

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Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.