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Pós-evento: meu evento acabou e agora?

Pós-evento

Na maioria das vezes as expectativas são tão grandes em relação  aos dias que antecedem o evento e durante a sua realização que esquecemos a importância do pós-evento. Cuidado! Essa etapa é  tão importante quanto as ações prévias. Isso porque ela é a fase ideal para engajar, melhorar e expandir seu evento e, porque não, conseguir novos participantes.

Para te ajudar a não perder todas as oportunidades que essa fase oferece, escrevemos esse texto. Aqui você vai saber quais as principais atitudes a serem tomadas no pós-evento e ótimas dica para melhorar suas vendas! 

Neste texto vamos falar sobre:

Preparado? Bora lá!

O que não deixar de fazer durante o pós-evento!

Emissão de certificados

Ah, os tão desejados certificados! Tem gente que já chega no primeiro dia do evento perguntando por eles. Por serem importantes para o currículo Lattes e completar as horas extras da faculdade, esse é um dos momentos mais esperados pelos participantes.

Pena que a realidade não é igual para todos os organizadores, isso porque, aqueles que ainda fazem todo esse processo manualmente, costumam ter muita dor de cabeça nessa etapa! 

A boa notícia é que hoje você consegue editar os certificados a partir das listas de frequências geradas, automaticamente, por plataformas de eventos, como a Doity. Nela, por exemplo, você tem acesso a vários modelos de certificados editáveis que, com apenas alguns cliques, são criados e enviados por e-mail – clique aqui e saiba mais!

Agilizar essa etapa é essencial para facilitar a vida dos participantes e, consequentemente, causar uma boa impressão. Para isso, deixe tudo adiantado antes mesmo do evento terminar, para entregar os certificados logo após o encerramento. Isso vai evitar dor de cabeça e ainda te fazer ganhar uns pontinhos com todos os inscritos!

 Colha feedback no pós-evento

Ouvir a opinião das pessoas que participaram e colaboraram com o seu evento é, sem dúvidas, indispensável! Isso vai te fazer enxergar pontos de vista diferentes e, a partir disso, melhorar as experiências de todos os envolvidos . Essa é melhor estratégia para construir um evento melhor. Então, fique bem aberto a receber críticas, elogios e sugestões.

A melhor estratégia para colher o feedback é através de questionários que podem ser enviados assim que o evento terminar. Ah, e uma boa técnica para que respondam a pesquisa de satisfação é condicionando a entrega do certificado ao envio das respostas. Uma boa estratégia, não é?!

Para te ajudar ainda mais, vamos dar umas dicas de perguntas que podem ser feita:

  • Qual seu nível de satisfação com o evento?
  • Na sua opinião, o evento cumpriu com os objetivos traçados?
  • Do que menos gostou?
  • Qual é a probabilidade de você participar de um de nossos eventos no futuro?
  • Qual é a probabilidade de você recomendar nossos eventos para um amigo?
  • O que poderia ser melhorado?

Ah, mas fique bem à vontade na hora de criar a sua pesquisa de satisfação! Procure falar a língua do seu público-alvo. Essa é a chave para acertar nas suas ações e ter muito sucesso!

Balanço financeiro 

Durante a etapa do planejamento uma ação é indispensável, o cálculo do orçamento. Mas não se engane, da mesma forma que antes do evento, analisar todos os números  no pós-evento também é essencial. Por isso guarde todas as notas fiscais, todos os contratos e, se puder, faça o controle em uma planilha – isso vai ajudar muito na organização.

Depois pare e analise todos os números, os gastos com fornecedores, as “benditas” despesas extras, como também tudo que foi arrecadado. Nessa fase, organização é um dos segredos para não perder o controle da situação, ainda mais se for precisar prestar contas a algum superior, por exemplo. 

#DicaDoity: Sabemos como é difícil lidar com vários números e receitas. Então, uma dica valiosa para manter tudo organizado e assim gerir melhor o orçamento do seu evento é usar essa planilha super funcional que fizemos. É só baixar, ela é gratuita!

Gestão de redes sociais e atualização do site

Se fala tanto sobre a importância de criar e cuidar do site do evento, na fase do pré-evento, e sobre ser bem ativo nas redes sociais, que esquecemos que o cuidado com essas áreas não pode terminar no mesmo instante que o evento. Acredite, você pode perder excelentes chances de fazer seu evento crescer!

Uma ótima ideia é aproveitar o site assim que terminar o evento ou até mesmo quando as inscrições forem encerradas, para capturar futuros participantes. Na plataforma de eventos Doity, por exemplo, é possível colocar uma caixa de captura de contatos logo abaixo da descrição do evento.  

Assim, enquanto vocês descansam e se preparam para a próxima edição, o site está capturando novos inscritos! Incrível, não é? Clique aqui e saiba mais sobre essa e outras ferramentas!

Os objetivos foram alcançados?

Os objetivos que você traçou com sua equipe na fase do planejamento não foram em vão e valem para todo o evento. Ou seja, o pós-evento também está incluso nesse processo. 

Por isso, volte ao planejamento e veja o que, de fato, saiu como desejado e também o que não saiu, para, assim, descobrir quais os erros e procurar evitá-los na próxima edição. Ah, uma boa ideia para fazer uma balanço geral do evento é criar uma lista de prós e contras. 

E agora sim, depois de cuidar de todas essas etapas, pode tirar um tempo bom pra descansar e repor as energias – finalmente, não?! Afinal, nem só de eventos vive um organizador! E é importante estar com as baterias recarregadas para a próxima edição que, não temos dúvidas, será incrível!

Um ótima ferramenta para te ajudar a engajar e comunicar suas ideias no pós-evento é o e-mail marketing. Saiba tudo sobre ele neste e-book completo e gratuito que nós fizemos. Baixe agora e boa leitura!

Conquiste participantes com e-mail atraentes!

Aprenda a formular ótimos e-mails, focando em conteúdo e estratégia para lotar o seu evento!

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Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens