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Stand em eventos: como utilizar essa estratégia

Stand em eventos

A presença de stand em eventos é muito comum em feiras, exposições e congressos. Não tem como negar que esses tipos de eventos fazem muito sucesso exatamente pela dinâmica da sua construção. Neles é possível investir na apresentação de uma “vitrine” com produtos ou serviços das empresas, marcas e até para divulgar outros eventos!

Pode ser que você nunca tenha parado pra pensar, mas os stands têm basicamente a função de apresentar algo a alguém – seja a empresa do patrocinador ou até outro evento para um participante. Ter um stand em eventos gera credibilidade e melhora a experiência do inscrito como um todo. Nesse texto a gente vai te contar como fazer isso e colher frutos positivos no futuro! 

Nesse texto você vai aprender:

Stand em eventos é uma boa opção?

Como você deve saber, existem diversos tipos de eventos. Entre essa infinidade de palestras, congressos, conferências e tantos outros formatos diferentes surge a  necessidade de inovar para gerar interesse, expectativa, feedbacks e até uma divulgação espontânea e positiva, vinda do participante, ao final do dia D. 

É aí que o stand em eventos entra em ação! Ele é uma ótima forma de trazer um outro tipo de experiência, onde o inscrito é apresentado diretamente a algum produto ou serviço de outro evento, parceiro ou patrocinador – previamente selecionado para estar lá. Agora vamos listar alguns motivos para você investir nisso e montar o seu stand em eventos estratégicos!

É uma boa chance para se apresentar

Um dos principais benefícios de ter um stand em eventos é que ali é possível mostrar as ideias da sua empresa, marca ou serviço. Lá você vai ter a chance de “vender o seu peixe”, fazer um reforço de marca, fortalecer a imagem institucional, falar sobre todas as vantagens do que você está oferecendo no stand e assim conseguir mostrar a essência e o posicionamento do produto apresentado, por exemplo.

Isso pode ser uma ação altamente efetiva já que você vai estar frente a frente com pessoas que tem o perfil do seu público-alvo. Você tem a chance de encará-los e iniciar uma conversa pessoalmente, sem depender de uma ponte feita somente pela divulgação on-line, por exemplo. É claro que isso só é possível se você escolher o evento certo, por isso, pesquise bastante para ter certeza que vale a pena colocar um stand por lá. 

Pode se tornar um ponto de venda

Vender online é fundamental para dar um boom no alcance dos clientes e ampliar a visibilidade dos seus produtos ou serviços. Mas, apostar em ações offline também pode ser uma opção – as duas estratégias são super bem-vindas e agregam bastante valor a sua marca, além de facilitar a vida do público e estimular a compra no momento que o desejo aparecer.

Um stand em eventos te ajuda nessa missão, afinal, você pode utilizá-lo como ponto de vendas e oferecer diversos tipos de propostas para o cliente como:

  • Inscrições para um evento – se você montou um stand para divulgar um evento que está organizando essa é uma ótima oportunidade para começar a lucrar;
  • Ingressos para uma festa, cinema, teatro – se você montou um stand para divulgar algo ligado ao universo do entretenimento pode ter certeza que ali é um ótimo ponto para iniciar as suas vendas! 
  • Assinatura de um serviço – pode ser muito efetivo para TV por assinatura, internet pré-paga, convênio médico e serviços similares;
  • Produtos alimentícios – o bom dos stands é que eles permitem a interação entre as pessoas e os produtos, ou seja, você tem a chance de oferecer uma experiência para o público, apresentar um gostinho do sabor através de uma degustação, por exemplo.

Além disso, é uma ótima oportunidade de interagir, conversar com o público, conquistar e fazer muitos contatos! Aproveite para colocar o poder de persuasão e vendas em prática e esclarecer todas as dúvidas que surgirem. Já deu pra ver que assim fica mais fácil alcançar o sucesso, não é?!

Para aumentar ainda mais as chances de você alcançar os seus objetivos que tal baixar esse e-book com dicas exclusivas sobre marketing e vendas para eventos? Aproveite, é gratuito! 

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#DicaDoity – Pra você que é organizador de eventos e está com a ideia de dar um up na divulgação do seu projeto montar um stand é uma ótima estratégia. Mas, lembre-se, o evento e seu stand se alinhar, os dois precisam ter uma proposta complementar. A ideia aqui é buscar parceiros e não concorrentes diretos!

Como montar um stand em eventos?

Para ter sucesso, o seu stand precisa se destacar, chamar a atenção dos participantes para, assim, gerar interesse em conhecer o seu espaço e o que você está oferecendo. Lembre-se que você não será o único a realizar a exposição, outras marcas e empresas estarão lá para alcançar o seu público-alvo.

Para atingir o participante de uma forma efetiva e sem precisar de grandes produções que tal seguir as nossas dicas? Vamos listá-las abaixo!

  • Busque referências: O primeiro passo que você deve seguir é investir na busca por referências. Analise os seus concorrentes, observe stands diferentes e aproveite para procurar novas tendências de mercado;
  • Entenda as necessidades: É importante alinhar com a organização quais são as necessidades do seu stand – isso vai depender muito do tipo de comunicação que você vai gerar com os participantes. A ideia aqui é fazer um checklist que contemple coisas como tomadas no local, equipamento de áudio, água, brindes, lanchinhos etc;
  • Escolha um bom local: Não adianta colocar um stand em eventos direcionados ao seu público-alvo, montar uma estrutura que chame bastante a atenção e não estar bem localizado dentro do evento. Por isso, escolha um local estratégico que tenha um bom tráfego de pessoas;
  • Invista nos materiais: Para ampliar o alcance e a visibilidade do seu stand no evento, uma boa dica é investir em materiais como panfletos, faixas, cartões de visitas e até conteúdos compartilháveis como banners de divulgação e a criação de hashtags para estimular a galera a postar nas redes sociais um registro da visita no espaço;
  • Esteja prevenido: Em qualquer lugar pode acontecer algum tipo de imprevisto. Sabendo disso é possível antecipar os riscos e possíveis problemas – antes que eles aconteçam você já tem uma solução em mente. Ações simples, como levar um cabo de extensão a mais, podem fazer toda a diferença;
  • Seja pontual: Chegar em cima da hora não é uma boa opção para quem quer impressionar os participantes, por isso, evite atrasos. Para te ajudar a organizar melhor o seu tempo a gente preparou uma planilha de planejamento – chegar atrasado nunca mais! Clique aqui e baixe gratuitamente!

Quais cuidados você deve ter?

Seja na montagem ou no aluguel de stand em eventos é preciso tomar alguns cuidados. Fique atento à execução das atividades, entrega dos materiais – caso a ideia seja fazer uma panfletagem ou distribuir brindes no local, por exemplo – e a detalhes como o comportamento da equipe – receptividade, abordagem, simpatia etc. Além disso, selecione os fornecedores com critério, sempre analisando o melhor custo benefício de acordo com o orçamento!

Ah, a nossa dica para acertar nas ações e escolhas é sempre se colocar no lugar do seu público-alvo. Entenda quais são as expectativas e necessidades dele – será que ele gostaria de ter algum tipo de experiência prática, visual, sonora ou ter contato com a tecnologia através de totens, por exemplo, no stand? Assim, será muito mais fácil atendê-los e até surpreendê-los!  

Investir em um stand em eventos é uma ótima forma de atingir futuros clientes e conseguir ampliar seu alcance e reconhecimento. É sempre vantajoso ter o privilégio de fazer contato direto com as pessoas e assim ter a oportunidade de estimular a aquisição dos seus produtos, serviços ou então facilitar o reconhecimento da sua marca.

Para te ajudar a colocar esse projeto em prática produzimos esse e-book de Design de Experiência para eventos. Ele vai te mostrar quais são as melhores estratégias para conseguir criar ótimas conexões com pessoas e, consequentemente, ampliar o posicionamento da sua marca. Clique no banner, é gratuito! 

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Karina Melo

Estudante de publicidade, produtora de conteúdo, paulistana, louca por redes sociais e dançarina nas horas vagas