O Colóquio sobre Escrita, Variação e Interculturalidade: estudos e pesquisas (CEVLI) foi criado com o objetivo de debater temas relacionados às três palavras-chaves presentes na primeira parte do nome do evento. Compreendemos que a escrita, objeto que reúne o grupo de pesquisadores envolvidos com este evento, para ser problematizada como elemento fundamental à formação na escola e universidade, envolve questões relacionadas à variação linguística e aos aspectos interculturais que compõem a sociedade contemporânea. É organizado por discentes e docentes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas e cursos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Diante disso, o objetivo principal do colóquio é promover debate de temáticas que, direta ou indiretamente, estejam relacionadas à escrita, à variação linguística e à interculturalidade. Por isso, é um evento promovido pelos seguintes grupos de estudos e pesquisas, cadastrados no diretório do CNPq e na UFTM: GEPADLE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, Leitura e Escrita), GEPIC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interculturalidade e Educação em Ciências) GEVAR (Grupo de Estudos Variacionistas).

As conferências e mesas-redondas do III CEVLI são formadas por convidados que dialogam com esses temas a partir das suas pesquisas e atividades docentes. Com o mesmo objetivo, propusemos os eixos para inscrição de comunicação. Eles visam estimular reflexões no âmbito da temática geral do colóquio.

As primeiras edições do CEVLI foram realizadas no formato presencial. No entanto, em decorrência da pandemia de COVID 19, em 2020, será um evento totalmente online. Isso abriu a possiblidade de envolvimento das parcerias nacionais e internacionais construídas por esses grupos a partir das suas atividades de pesquisa, orientação e produção de conhecimento.

Além da presença na programação no III CEVLI de pesquisadores de IES do Brasil, Argentina, Colômbia, Angola e Moçambique, também, logo em seguida, no dia 28 de outubro, será realizada a primeira edição da Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil-África. Ao GEPADLE, GEPIC e GEVAR somaram-se, para organização deste último evento, os seguintes grupos de pesquisas: NEPPC (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Pobreza e Cidadania) e GPEPS (Grupo de Pesquisa em Educação para as Profissões da Saúde).

Na I Roda de Conversa, composta por 03 mesas-redondas, o foco recai sobre os impactos da pandemia na saúde e na educação do Brasil e da África (especificamente, Angola e Moçambique), os resultados de pesquisas que estão sendo desenvolvidos em decorrência dessas cooperações e, principalmente, os caminhos que se deseja construir para que a produção de conhecimento seja de fato, plural, resultado de diálogos simétricos.

Marinalva Vieira Barbosa (GEPADLE)

Danilo Seithi Kato (GEPIC)

Juliana Bertucci Barbosa (GEVAR)

Luciana Almeida Teixeira (GPEPS)

Maria Cristina Souza (NEPPC)

Data do evento

26 de outubro de 2020, 13h00 até 28 de outubro de 2020, 21h00

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.