Cláudia Carvalhinho Windmöller

Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Bacharelado em Química (1990), Mestrado em Química (1992) e Doutorado em Química (1996) ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha em projetos de pesquisa na área de Química Analítica, com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: metais, especiação, mercúrio, solos, sedimentos, alimentos e absorção atômica.

Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão

Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2009), Mestre em Entomologia pelo INPA (1994) e Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1990). Atualmente é professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas - UFAM e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade - PGCASA da UFAM. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Conservação e Gestão de Recursos Naturais na Amazônia, com ênfase na pesca, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: manejo da pesca artesanal de grandes bagres, territorialidade da pesca artesanal, educação para cidadania e educação ambiental. Foi Secretária Executiva Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas. Atuou como Diretora Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM no período de 2011-2015

Aline Carvalho de Freitas

Instituto Federal do Amazonas (Campus Coari)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Pará (2004). Cursou Especialização em Tecnologia de Alimentos-2004 (Incompleto). Tem experiência na área de Química, com ênfase no Ensino de Química. Mestrado em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2008). É professora do quadro permanente do IFAM-Campus Coari. Doutoranda em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde pela UFRGS. Participa de cursos de Férias nas escolas da Rede Pública Municipal e Estadual em Santa Maria-RS através da Rede Nacional de Educação- CAPES. Tem experiência com ensaios biológicos inseticidas utilizando larvas e insetos adultos de Aedes aegypti.

PET-BIOLOGIA

Instituto Federal do Amazonas (Campus Manaus Centro)

O PET é um Programa financiado pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC/SESu), cujo objetivo geral é promover a formação ampla e de qualidade dos alunos de graduação que o integram, de modo a estimular a melhoria do ensino de graduação e fornecer uma formação acadêmica de excelente nível, que qualifique os participantes, científica e criticamente, para atuação acadêmica e/ou profissional futura. Para tanto, os integrantes do PET desenvolvem, individual e coletivamente, um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão. A dedicação dos bolsistas a tais atividades é financiada pelo recebimento de uma bolsa mensal enquanto o bolsista permanecer no Programa. 

Patrick Gomes de Souza

AmBev/UFAM

Graduado em Ciências Naturais, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/2007), mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA/2009) e doutor em Biotecnologia pela UFAM (2015), com formação complementar no curso de Profissional Cervejeiro pela Universidade AmBev - SP (UA/2011). Atuando na indústria de alimentos como Gerente de Qualidade (AmBev Filial Manaus). Projetos desenvolvidos nas áreas de ciências e tecnologia de alimentos e biotecnologia de fermentação de bebidas no INPA, UFAM, UFVJM e EEL-USP. Atuando na produção, análises físico-químicas, microbiológicas e sensorial de bebidas lácteas e alcoólicas, sobremesas lácteas, néctares e geléias.

Darlinda Dias Monteiro

Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino do Am

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/2002) e  em Licenciatura em Química (UFAM/2000). Especialista em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência, e Tecnologia do Amazonas (IFAM/2010).

James Magalhães Sato

Ministério da Defesa - Exército Brasileiro, 12ª Região

Mestre em Economia Regional pela Universidade Católica de Brasília. Possui especialização em docência do ensino superior e gestão estratégica e econômica de negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Graduado em administração, educação física e em ciências militares. Atua com gestão pública, gerenciamento de projetos estratégicos institucionais e com docência do ensino superior e técnico.

Cleber Romulo Leandro Ferreira (Showa do Brasil, PIM).

Showa do Brasil - Polo Industrial de Manaus (PIM)

Engenheiro químico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2010), possui  MBA em Gestão de Qualidade e Produtividade, atualmente é chefe de produção da galvanoplastia da Showa do Brasil em Manaus. Possui vasta experiência na área de petróleo no ramo de cimentação de poços e fabricação de argamassas e suas aplicações dentro da indústria da construção civil.

José Geraldo de Almeida

IFAM/CMC

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Lavras - MG (1978), especialista em metodologia de capacitação de Recursos Humanos pela EMBRATER (1986) e mestrado em Administração e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Lavras (1995). Atuou como extensionista rural, coordenador local e supervisor regional da ex-EMATER-AM. Foi professor, coordenador e diretor de ensino da ex-Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira-AM. Exerceu os cargos de Diretor Presidente da FUNCEFET e Gerente Educacional das áreas de Química e Meio Ambiente do IFAM. Atualmente é professor no Campus Manaus Centro, atuando principalmente nas seguintes áreas temas: Gestão e Empreendedorismo, Gestão Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas.

Alberto de Castro Monteiro

IFAM/CMC

Mestre em Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Pará (UFPA/2011), Pós-Gradução, em Tecnologia dos Materiais de Construção Mecânica, Centro Federal de Educação tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG/1999), Sistemas e Processos Mecânicos (CEFET-MG/1992). Graduado em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/1992), Licenciatura em Administração (UFAM/1983), Licenciatura Mecânica (UFPA/1978). Professor Titular do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Experiências nas áreas de Engenharia de Materiais e Metalurgia, Metalurgia Física, Mecânica Aplicada, Metalografia e Tratamentos Térmico, responsável pelo Laboratório de Metalografia do IFAM - Campus Manaus Centro

Milene Mota da Costa

Real Bebidas da Amazônia Ltda

Formação em Curso Técnico em Química, pelo Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (CEFET-AM/2008). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PAIC/FAPEAM) do projeto " Degradação de Compostos Fenólicos por Fungos Usando Resíduo de Cupuaçu como Fonte Indutora de Carbono" (IFAM/2009). Graduação em Tecnologia de Alimentos (IFAM/2010).

Licolas Sampaio da Silva

IFAM-PET-Biologia

Atualmente é Graduando em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2013) e Bolsista do Programa de Educação Tutorial pelo FNDS (2015). Possui experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Química de Solos. 

Fernanda Tunes Villani

IFAM/CMC

Doutora em Ciências de Florestas Tropicais (INPA), Mestre em Agroquímica (UFV). Graduação em Química (UFV). Premiada pela Fundação Banco do Brasil em 2012 com o projeto “Tons da terra como tecnologia social”.

Gyovanni Augusto Aguiar Ribeiro

IFAM/CMC

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/2003), mestrado em Agricultura no Trópico Úmido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/2006). Atualmente é professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Tem experiência na área de Agronomia e Meio Ambiente.

José Roselito Carmelo da Silva

IFAM/CMC

Graduado em Geografia, Especialista em Geografia da Amazônia Brasileira e Mestre em Geociências ambos pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor de carreira no ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (IFAM), com experiência docente em programas de graduação e de pós-graduação lato sensu em instituições de ensino superior. Experiência em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Geografia Física (Geomorfologia, Biogeografia, Hidrologia e Pedologia), Ciências Ambientais (com ênfase na avaliação e na gestão ambiental, atuando principalmente nas seguintes temáticas: a percepção e a sensibilização ambiental, Educação Ambiental, planejamento ambiental com enfoque em recuperação de área degradada, caracterização e avaliação de impacto ambiental e gestão de resíduos sólidos), Geociências com ênfase em Geologia Ambiental. Membro do Grupo de Pesquisa Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Membro do Grupo de Pesquisa Sociedades Amazônicas do IFAM. Atualmente é editor executivo da Revista Igapó - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFAM.

Charles Silva de Araújo

SEMED/MANAUS

Atualmente atua como Analista de Geoprocessamentos no Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação (SEMED/MANAUS). Possui Especialização em Educação Ambiental, pela Faculdade Dom Bosco (2009), Especialização em Geoprocessamento (PUC/MG), Especialização em Georreferenciamento, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/2003/2009), possui cursos em Geoprocessamento com o Software: Arc Gis pela IMAGEM - ESRI e Capacitação no uso de Geotecnologias para Gestão Municipal com o Software Terra View/TerraSIG, pelo Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM). Exerce a função de Analista em Geoprocessamento além de ser Professor pela Secretaria Municipal de Educação em Manaus. Tem experiência na área de Geografia e Meio Ambiente como Professor, com ênfase em Análise Espacial, Geoestatística, Logística, Planejamento Estratégico, Elaboração de Mapas Temáticos e Educação Ambiental com ênfase em Desenvolvimento Sustentável; Análise Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: Planejamento e Análise, gestão operacional, Coleta de Dados Georreferenciados, Gestão de Banco de Dados Espaciais e Engajamento Social em Treinamento Voluntário de Estagiários e Funcionários da Secretaria Municipal de Educação na área de Geoprocessamento e Sistemas de Informações Geográficas.

Paulo Cesar Corrêa Vieira

IFAM/CMC

Especialização em Avaliações e Perícias (Universidade Federal do Amazonas), Mestrando em Engenharia de Processos (Universidade Federal do Pará).

Maria Lucia Tinoco Pacheco

IFAM/CMC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura da Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, na área de Linguagem e Representações (UFAM). Especialista em Língua Portuguesa e Orientação Educacional, Licenciada em Letras (UFAM) pesquisadora de narrativas populares, imaginário amazônico, mito e literatura, crítica literária; atua na área de Educação a Distância e Educação inclusiva; é revisora; é conteudista e produtora de material na área de Língua Portuguesa e Literatura.

Tacildo de Souza Araújo

IFAM/CMC

Possui Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM em convênio com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA). É aluno do Curso de Engenharia de Produção da  UFAM. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Audemir Lima de Souza

IFAM/CMC

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/1985), Bacharelado em Processamento de Dados (UFAM/2002). Atualmente é professor da Fundação Nokia de Ensino e do Instituto Federal de Educação, Ciência e  Tecnológia do Amazonas (IFAM).

Kátia Maria Guimarães Costa

IFAM/CMC

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/1995), mestrado em Química (UFAM/1999). Atualmente é professora do Ensino Básico,Téc. e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (IFAM). Tem experiência na área de Química. Atuando principalmente nos seguintes temas: Palicourea nitidella, rubiaceae, cumarinas, xantonas, hidrocarbonetos.

Alexandre Ludvig

IFAM/CMC

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (1999) e em Educação Artística - Habilitação em Música pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2003). Especialização em Docência Universitária: Métodos e Técnicas pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2005). Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Americana de Asunción, Paraguai, revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco. Recentemente concluiu seu Doutorado em Ciências da Educação recebendo nota máxima em sua defesa de tese. Atualmente é maestro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Pedagogia, e experiência em Performance em Saxofone por ter participado de várias produções em cds e dvds e por ter sido saxofonista de Bandas Sinfônicas.

Ana Mena Barreto Bastos

IFAM/CMC

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM/1981), e  em Farmácia Bioquímica (UFAM/1986), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professora de ensino basico, técnico e tecnol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Possui experiência na área de Química, com ênfase em Química Bio-Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de quimica, contextualização e sintese, caracterização e investigação de atividade biológica de compostos organometálicos.

Cristiane Barbosa Costa

IFAM/CMC

Docente do quadro permanente do IFAM desde 2011. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas (1995-2000) e mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001-2003). Atualmente responde pela Gerência Educacional da Área da Construção Civil (GEACC) do IFAM - Campus Manaus-Centro.

Eric Fortes de Sampaio Rabelo

IFAM/CMC

Monitor do curso de AutoCAd na Gerência Educacional da Área da Construção Civil no IFAM-CMC.

Ana Paula Mileo Guerra Carvalho

Fundação Dr. Thomas

Possui Graduação e Especialização em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento de água, compostos fenólicos, biodegradação, condições de cultivo de fungo comestível e utilização de Plantas Alimentícias não Convencionais (PANCs).

Ari de Freitas Hidalgo

UFAM/FCA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas (1985), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1993), doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Pós-doutorado pela mesma instituição em 2012. Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Amazonas e tutor do PET Agronomia. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Etnobotânica e Domesticação de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais, Amazônia, adubação orgânica, medicina popular e etnobotânica.

João dos Santos Cabral Neto

IFAM/CMC

João dos Santos Cabral Neto concluiu o doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos em 2004. Atualmente é professor titular do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas. Publicou 11 artigos em periódicos especializados e 11 trabalhos em anais de eventos. Participou de 17 eventos no Brasil. Co-orientou 3 dissertação de mestrado, além de ter orientado 3 trabalhos de iniciação científica e 1 trabalho de conclusão de curso nas áreas de Física e Educação. Entre 2003 e 2006 coordenou 1 projeto de pesquisa. Atua na área de Física, com ênfase em Física Estatística e Termodinâmica. Em suas atividades profissionais interagiu com 7 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Filme Fino, Encontro de Físicos, Filmes Finos, Heisenberg Model, Super-rede, XY Model, Effective Field Theory, Quantum Heisenberg Model Ferromagnetic, XY model e Classica Semi-Infinite Models.

Rosa Oliveira Marins Azevedo

IFAM/CMC

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2014); Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2008); Especialização em Psicopedagogia (2005) e em Metodologia do Ensino Superior (2004) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Graduação em Pedagogia pela Faculdade Niteroiense de Educação Letras e Turismo (1988). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Amazonas (IFAM) nos cursos de licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Matemática e também nos cursos de Mestrado em Ensino Tecnológico e Mestrado em Ensino de Física. Coordenadora do Estágio Curricular das Licenciaturas e do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do IFAM. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico (IFAM) e do Grupo de Pesquisa Pensamento Docente e Prática Pedagógica Universitária - Concepções Teóricas e Perspectivas Metodológicas: Indicadores Para uma Prática Educativa Contradiscursiva nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores de Ciências/Ensino Tecnológico, Estágio Curricular, Ensino com Pesquisa e Pesquisa-ação.

Dalmir Pacheco de Souza

IFAM/CMC

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFAM). Mestre em Educação pela FACED-UFAM (2008). Bacharel em Ciências Sociais (2007) e Licenciado em Geografia (1986), ambos pela Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política, Educação, Trabalho e Tecnologia; Sociologia e Educação Especial.

Márcia Seixas de Castro

UFAM

Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2015), Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais da Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas em Cooperação com a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha Mucuri (2010) e graduada em Ciências- área Biológica. Participa do projeto de intercâmbio Vaikutus entre INPA e a Universidade de Helsinki (Finlândia) e Centro Nacional de Pesquisa (CNR) de Roma (Itália) com financiamento da Comunidade Europeia (FP7 - IRSES - People). Participa dos Grupos de Pesquisas Bioprospecção de Produtos Amazônicos do Laboratório Temático de Química e Produtos Naturais -INPA e Pesquisa Científica e Tecnológica em Alimentos (PCTA) da UTFPR.

Nilson Luiz de Aguiar Carvalho

Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA)

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará (1984), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas (1991) e doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2002). Atualmente é Pesquisador Titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Recursos Pesqueiros de Águas Interiores. Atuando principalmente nos seguintes temas:Tecnologia do Pescado, Surimi, Geleificação, Peixes da Amazônia, Jaraqui e Aracu.

Erika Silene Lopes Melo Barbosa

Microempresária

Administradora de Empresa e Microempresária.