Profª. Drª. Adelaide Alves Dias

Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1986), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001) e pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013-2015). Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professora visitante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFPB) e em Ensino (UERN). Coordenou o Programa do PROCAD/CAPES NF 797/2010, é pesquisadora Associada do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação) e da Cátedra UNESCO de Profissionalização Docente. É membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da Universidade Federal da Paraíba e do Fórum Estadual de Educação da Paraíba (FEE-PB). É coordenadora do Fórum de Educação Infantil da Paraíba (FEIPB) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança (NUPEC). Tem experiência nas áreas de Educação e de Psicologia, com ênfase em Educação Infantil, Desenvolvimento Humano e Educação em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: infâncias, educação infantil, políticas públicas educacionais, educação em direitos humanos e educação inclusiva.

Profª. Drª. Ana Mafalda Leite

Universidade de Lisboa

Possui doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1989). Desde 2007 Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa , Estudos Pós-Coloniais, Culturas Escritas e Visuais e Estudos do Oceano Índico.

Prof. Dr. Bruno Augusto Dornelas Câmara

Universidade de Pernambuco

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, com ênfase em História Social do Norte e Nordeste, na linha de pesquisa Movimentos Sociais e Poder Político (2012). Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Concluiu o curso de Licenciatura em História pela mesma universidade (2003). Tem experiência na área de História do Brasil Império e História de Pernambuco. É professor adjunto do curso de Licenciatura em História da Universidade de Pernambuco ? UPE/Campus Garanhuns e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas - PROCADI. É docente colaborador do PPGH/UFPE. Integra os seguintes grupos de pesquisa: GEHSCAL ? Grupo de Estudos em História Sociocultural da América Latina (da UPE), Identidades culturais: preservação e transitoriedade na cultura afro-brasileira (da UPE), O Mundo Atlântico (da UFPE) e GEPHISTO ? Grupo de Estudos e Pesquisas em História do Oitocentos (da UFRPE). 

Profª. Drª. Denise Tatiane Girardon dos Santos

Universidade de Cruz Alta

Doutora em Direito pela Universidade do Rio dos Sinos - UNISINOS. Mestra em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ? UNIJUÍ. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bacharela em Direito pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social - Mestrado e Doutorado - PPGPSDS/UNICRUZ. Professora Adjunto I do Curso de Direito da UNICRUZ. Coordenadora do Núcleo Permanente de Estudos do ENADE (NUPEE) do Curso de Direito ? UNICRUZ. Integrante do Comitê Gestor do Pacto Universitário dos Direitos Humanos da UNICRUZ. Integrante da ReDecoLat - Red Decolonial Latinoamericana. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Avançadas em Direito Internacional e Ambiental - LEPADIA/UFRJ. Integrante do Grupo de Pesquisa em Direito Internacional - GPDI/UFRJ. Integrante do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos (GPJUR) - UNICRUZ. Integrante do Grupo de Estudos em Formação Docente e Metodologia do Ensino do Direito - USP-RP. Integrante do Grupo de Estudos sobre Educação Escolar - GEEES/PPGEC/UNIJUÍ. Coordenadora do Projeto FAPERGS-ARC (2021-2023) ?A desigualdade de gênero e o acesso à terra no Rio Grande Do Sul: representatividade das mulheres no desenvolvimento sustentável do meio rural e seus reflexos nas políticas agrárias?. Coordenadora do Projeto de Pesquisa PIBIC-UNICRUZ ?Estado de Direito e democracia: espaço de afirmação dos direitos humanos e fundamentais?. Coordenadora do Projeto de Extensão PIBEX-UNICRUZ ?O comportamento sustentável dos Povos Indígenas da Região do Alto Jacuí em relação ao ambiente natural: um pressuposto para a Educação Ambiental?. Advogada. Conciliadora Judicial - TJ/RS. Pesquisadora nas áreas de Direito Público, Teoria do Estado, Direitos Humanos, Sociologia Jurídica, Descolonialidade, Constitucionalismo Latino-Americano, Republicanismo e Cidadania Translocal. 

Profª. Drª. Érika de Sousa Mendonça

Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade de Pernambuco. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade de Pernambuco. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa de Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas (2012-2016); Mestre pelo mesmo programa no período de 2006 a 2008; Especialista em Intervenções em Psicologia Clínica, pela Universidade Católica de Pernambuco (2004-2005). Participação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL) da UFPE e Práticas discursivas, Interação Social e Ensino (DISCENS) da UPE. Desenvolvimento de projetos de pesquisa na linha da Psicologia Política, problematizando a juventude e questões raciais, modos e processos de subjetivação, participação política e políticas públicas de juventude.

Prof. Dr. Giorge André Lando

Universidade de Pernambuco

Pós Doutorado em Direito pela Università degli Studi di Messina - Itália. Doutor em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo - FADISP (2014). Mestre em Direito Processual e Cidadania pela Universidade Paranaense - UNIPAR (2008). Especialista em Direito Civil e Processual Civil (2006) e Graduação em Direito (2003) também por esta Universidade. Atualmente é advogado, Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco - UPE e Gerente da Divisão de Pós-Graduação da FCAP/UPE, Professor Colaborador do curso de Mestrado em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas - UPE, Professor Permanente do curso de Mestrado em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Pesquisador Visitante Sênior da FIOCRUZ-PI., com experiência em cargos de gestão, tais como, Coordenação de Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), Coordenação de Curso e Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA. É Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/BASis, Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Portaria nº 430, de 29 de maio de 2018. Atuação na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Processual Civil. Também é membro do Instituto de Pesquisa e Extensão Perspectivas e Desafios de Humanização do Direito Civil - Constitucional - IDCC. É Vice-líder do Grupo de Pesquisa Direito do Trabalho e os Dilemas da Sociedade Contemporânea - DITRA. https://orcid.org/0000-0002-4376-265X

Prof. Dr. José Bento Rosa da Silva

Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em História pela Fundação do Pólo Regional do Vale do Itajaí (1985), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco do quadro permanente do programa de pós graduação em História. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da África, atuando principalmente nos seguintes temas: áfrica - história - diáspora, abolição - trabalho, cidade - memória - porto, escravidão . Vinculado ao Centro De Estudos Africanos da Universidade do Porto(Portugal- 2002/2016) como investigador doutorado.Estágio pós-doutoral na Université Jean Jures - Mirail I [Toulouse- 2014-2015]. Foi vice-coord. do Instituto de Estudos da Africa na Universidade Federal de Pernambuco[2016-2017]Membro do Núcleo de Estudos de Identidades e Relações Interétnicas da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro fundador do NEAB-UFPE[ Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Pernambuco. Membro fundador do Núcleo Afro Manoel Martins dos Passos da Foz do Rio Itajaí [SC].

Profª. Drª. Juciene Ricarte Apolinário

Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em História pela Universidade Estadual da Paraíba (1993), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco com Bolsa da CAPES no Brasil e no Exterior ( Universidade do Porto -Portugal) e Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal, (Bolsa CAPES, Estágio Sênior no Exterior). Participou como pesquisadora de tratamento arquivístico e histórico do Projeto Resgate Barão do Rio Branco/MINC entre 1998 e 1999 em Portugal com Bolsa do CNPq de Aperfeiçoamento no Exterior e Bolsa da Sociedade Goiana de Cultura. Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal de Campina Grande, PB. Professora do Programa de Pós Graduação em História da UFCG (Mestrado). Foi coordenadora geral do projeto histórico-documental de âmbito nacional, Catálogo Geral de Documentos de História Indígena e Escravidão Negra no Brasil financiado pelo Edital da Petrobrás Cultural com bolsa de pesquisa da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Investigadora Correspondente há oito anos do Centro de Humanidades (CHAM), Universidade Nova de Lisboa. Pesquisadora Associada da Universidade da Sourbonne, Paris III no CREPAL - Centre de recherches sur les pays lusophones , Département: Études Ibériques et Latino-Américaines (EILA). Sócia Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Sócia Correspondente da Sociedade de Geografia de Lisboa. Tem experiência na área de História, com ênfase na História do Brasil Colonial, Imperial, Estudos Étnicos e História Ambiental. Atuando nos seguintes temas: História Indígena, História Ambiental e Circulação de Plantas, Gênero e Questões Étnicas, História e Cultura do Negra no Brasil, Quilombos na Contemporaneidade, Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Publicou artigos, livros individuais e em coletâneas sobre história indígena, história ambiental, escravidão negra, história, gênero e mulheres indígenas, patrimônio cultural, educação patrimonial, patrimônio documental e questões étnicas.

Profª. Drª Karina Moreira Ribeiro da Silva e Melo

Universidade de Pernambuco

Possui Graduação e Mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Professora da Universidade de Pernambuco (UPE).

Profª. Drª. Letícia Lassen Petersen

Fundação Educacional Machado de Assis

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002), Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), Especialista em Novo Direito Civil pela UNISUL (2005), Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007), Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2014). Estágio Pós Doutoral junto ao Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGCOL) da UFRGS (2015/2016). Atualmente exerço atividades docente dos cursos de Graduação e Pós Graduação das Faculdades América Latina (FAL) e Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA), além de exercer atividade de Analista Jurídica junto a Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul. Possuo experiência na área das Ciências Jurídicas e Sociais, especialmente no que se refere à pesquisa aplicada envolvendo a implementação e gestão de políticas sociais (especialmente políticas de saúde e educação), ativismo judicial, direitos humanos, gestão pública, teoria de estado e direito privado. 

Prof. Dr. Luís Tomás Domingos

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Ceará / Brasil (2020); Doutorado em Antropologia e Sociologia da Política pela Universidade de Paris 8/ França (2002); Mestrado em Antropologia e Sociologia da Política e do Desenvolvimento - Universidade de Paris 8, França; Graduado em Etnologia - Universidade de Paris 8, França; possui a Graduação em Sociologia - Universidade de Paris 8, França; E é Formado em Filosofia no Seminário Maior de Santo Agostinho (1989) , Moçambique. Atualmente é professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB - Ceara/Brasil. Docente e foi Vice- Coordenador local do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Ceará e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - PPGA/ UFC-UNILAB. Docente do Programa de Pós-graduação, Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade Tecnologias Sustentáveis - MASTS/UNILAB. Docente do curso de Bacharelado em Antropologia - UNILAB. Foi Coordenador do Núcleo dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros - NEAAB/UNILAB. Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia da Política, com ênfase em Antropologia Social e Cultural atuando principalmente nos seguintes temas: identidades sociocultural e política, étnico-raciais, religiosidade de Matriz Africana, estudos Africanos e Afrodescendentes, África e Diásporas Africanas. Possui 4 (quatro) livros publicados. Possui vários artigos e itens de produção bibliográfica e técnica. As temáticas mais frequentes na sua produção científica são: dinâmicas das Identidades, diversidades culturais e étnico-raciais no processo de integração social; identidades e suas consequências da escravidão e colonização, questões de identidades étnicas e formação de Estado-Nação em África (Moçambique); Cristianismo, Religiosidade Africana e de Matriz Africana no Brasil. 

Prof. Dr. Lívio Sansone

A Universidade Federal da Bahia

Livio Sansone é professor titular do Departamento de Antropologia da UFBA, possui graduação em Sociologia - Universita degli Studi La Sapienza (1980), mestrado em Antropologia - Universiteit van Amsterdam (1986) e doutorado em Antropologia - Universiteit van Amsterdam (1992). Foi pesquisador do Instituto of Migration and Ethnic Studies da Universiteit van Amsterdam e vice-diretor científico do Centro de Estudos Afro-Asiáticos na UCAM, Rio de Janeiro. Atualmente é professor titular de antropologia na Universidade Federal da Bahia e pesquisador do Centro de Estudos Afro-Orientais da FFCH/UFBA e integra o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduacão em Estudos Étnicos e Africanos. É consultor ad hoc de CAPES, FAPESP, CNPq, Facep e Fapesb. Integra o Conselho Editorial das revistas Afro-Ásia e Cadernos de Campo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando nos seguintes temas: hierarquias raciais e desigualdades duráveis, jovens, globalização, consumo, patrimonalização da cultura afro-brasileira e da negritude, Atlântico Negro, trânsito internacional das ideias de 'raça' e de emancipação do racismo, história da antropologia e de sua relação com racismo e colonialismo. De março a junho de 2007 ocupou a Cátedra Simon Bolivar no IHEAL, Sorbonne, Paris. Atualmente realiza pesquisa sobre identidades e percepção das desigualdades no Recôncavo da Bahia, Senegal, Guiné Bissau e Cabo Verde, sobre a biografia intelectual de Eduardo Mondlane e sobre a influência da Escola Positiva de Antropologia italiana, criada por Cesare Lombroso, sobre as ciências sociais em América latina. Com uma equipe nacional desenvolve, ha alguns anos, o projeto para a criação do Museu Digital da Memória Africana no Brasil - www.museuafrodigital.ufba.br. Este projeto recebeu o apoio da Prins Claus Foundation da Holanda, Programa Pró-Cultura da Capes, FINEP e Programa Pró-África do CNPq, e funciona em parceria com a Rede Nacional de Pesquisa. Ele foi o presidente do XI CONLAB (Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais) que se realizou em Salvador em agosto de 2011 e, de 2011 a 2015, vice-presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em língua portuguesa. De setembro de 2010 a abril de 2012 ele foi assessor de relações internacionais da Reitoria da UFBA. Coordena o Programa de Extensão em Pós-Graduação da UFBA Fábrica de Ideias, que organiza anualmente, ha 20 anos, uma escola doutoral internacional - www.fabricadeideias.info. Durante o ano de 2014 realizou um estágio pós-doutoral sênior no Centro de História da Cultura da Universidade de Pádua, para realizar uma pesquisa sobre a relação entre a "Galaxia Lombroso", a Africa e a America latina. E' autor, entre outros, de Blackness Without Ethnicity, New York: Palgrave 2003 (Negritude sem Etnicidade, Salvador: Edufba 2004) e organizador, junto com Claudio Furtado, do Dicionario Critico das Ciências Sociais dos Países de Língua Oficial Portuguesa (Salvador: Edufba, 2014). Em 2017-2019 foi o coordenador do Posafro (Programa Interdisciplinar de pós-graduação em estudos étnicos e africanos) da UFBA. É líder do grupo de pesquisa Patrimônio e Identidades: pesquisa multidisciplinar em relações étnico-raciais e estudos africanos, que cadastrado no CNPq.

Prof. Dr. Robson Pedrosa Costa

Instituto Federal de Pernambuco

É professor efetivo do Instituto Federal de Pernambuco (Campus Recife) e Docente do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. Possui Doutorado em História pela UFPE (2013) e Mestrado em História pela mesma instituição (2007). É Autor do livro "Vozes na Senzala: cotidiano e resistência nas últimas décadas da escravidão, Olinda, 1871-1888" e um dos organizadores da obra "História da escravidão em Pernambuco". Atualmente se dedica ao estudo da escravidão e sua relação com as Ordens religiosas e seus membros. Na Tese de Doutoramento se dedicou ao estudo da Ordem Beneditina de Pernambuco e seus escravos ao longo dos séculos XVIII e XIX. É Líder do Grupo de Pesquisa "História, Cultura e Trabalho" do IFPE e membro do Grupo Mundo Atlântico (UFPE). Publicou, em 2018, na Revista Brasileira de História, o artigo "Rufina: uma escrava senhora de escravos em Pernambuco, 1853-1862". Em 2017 publicou mais dois artigos: "Um senhor de escravo em cativeiro: a trajetória de Nicolau de Souza, Pernambuco, 1812-1835" na Revista Territórios e Fronteiras; e o artigo "Escravos senhores de escravos, Pernambuco, séculos XVIII e XIX". Em 2019 iniciou o projeto "Escravos da Religião: paternalismo, doutrinação e resistência, 1750-1871", financiado pelo CNPq através da Chamada Universal. É Coordenador do Centro de História, Memória e Documentação do IFPE-Recife (CHMD). Em 2020 publicou o livro "Os escravos do Santos": uma história sobre paternalismo e transgressão nas propriedades beneditinas, nos séculos XVIII e XIX , Editora da Universidade Federal de Pernambuco (Ebook acesso aberto). Atualmente tem se dedicado também na implementação de projetos de Inovação Social em Comunidades Tradicionais de Pernambuco. 

Prof. Dr. Saulo Luders Fernandes

Universidade Federal de Alagoas

Realizou sua graduação na Universidade Estadual de Maringá (2002-2007), bem como seu mestrado em psicologia (2007-2009). Desenvolveu no mestrado pesquisa sobre do envelhecimento em uma comunidade ribeirinha, tendo como base metodológica a pesquisa participante. Ingressou como docente em 2009 na Universidade Federal de Alagoas na cadeira de disciplinas de Psicologia Social na qual exerce atualmente o cargo de professor. Realizou doutorado na Universidade de São Paulo (2014-2016), trabalhando com itinerários terapêuticos de moradores de um quilombo do agreste de Alagoas, com o objetivo de analisar a atuação da política de atenção básica neste território. Realiza pesquisas e projetos de extensão na área de psicologia social com ênfase na luta e garantia de direitos de comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas e movimentos de luta pela terra da região do agreste de Alagoas. É tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) Núcleo de Estudos do Semiárido Alagoano (NESAL) que tem por objetivo realizar pesquisas, projetos de ensino e extensão demandas sociais e políticas das comunidades tradicionais do Ingressou no ano de 2017 como professor do programam de pós graduação de psicologia nível mestrado na UFAL na linha de pesquisa 2: Saúde, Clínica e Práticas Psicológicas. Coordena linha de pesquisa no grupo de pesquisa Psicologia da Saúde intitulada: práticas de saúde, contexto rural e cotidiano. Atualmente está trabalhando na pesquisa ?Itinerários terapêuticos de Saúde mental de moradores de quilombos do agreste de Alagoas?.

Profª. Drª. Silvania Núbia Chagas.

Universidade de Pernambuco

Possui doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2007), pós-doutorado em Literaturas Africanas pela Universidade Federal da Bahia, pós-doutorado em Literaturas Africanas pela Universidade de Coimbra e mestrado em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, onde é Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre África e Brasil - NEAB e Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas - PROCADI. Tem experiência na área de Literatura, com ênfase em Teoria Literária e Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, e outras literaturas de língua inglesa, trabalhando principalmente com as seguintes temáticas: Influências das religiões africanas na literatura, feminismo negro na literatura, relações literárias e culturais entre Brasil e África, Literatura Afro-Brasileira e Literatura e Cinema.

Sonia Guajajara

Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão(2003). Atualmente é Coordenadora executiva do Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Tem experiência na área de Ciência Política.