A pandemia da Covid-19 tem provocado mudanças estruturais em todas as sociedades, redefinindo nossos modos de viver e produzir que impactam diretamente o meio ambiente, a política, a economia e a cultura globais. partir deste contexto, esta mesa contará com três fotojornalistas de Brasília que, a partir de suas experiências pessoais e profissionais, debaterão como suas rotinas de trabalho estão sendo afetadas.

Pedro Ladeira - Folha de São Paulo, sucursal Brasília -  nasceu em Brasília em 1984, é jornalista e atua como repórter fotográfico na capital federal desde 2007. Iniciou a carreira como estagiário no Jornal de Brasília e foi stringer da Agence France Presse durante dois anos. Desde 2013 é fotógrafo da sucursal da Folha na capital federal.

Zuleika de Souza- Freelancer - Natural de Brasília, Zuleika de Souza fotografa profissionalmente desde 1982. Já trabalhou e colaborou para diversos veículos de comunicação, entre eles Ágil Fotojornalismo, Correio Braziliense, Jornal do Brasil, Istoé, Veja, Claudia e Vogue. Participou de projetos importantes como os livros Alfabetização Solidária, 100 Fotógrafos fotografam o Brasil nos seus 500 e a publicação que documentou o processo de elaboração da Constituição Brasileira, em 1988. Em 2019 lançou o Livro FotosPoéticas com Paulo Coutinho. Realizou as exposições individuais Deusas e Um olhar sobre a moda brasileira. Como produtora e fotógrafa, também participou do projeto do CCBB Foto Fórum 45 anos de Brasília. Produziu e expos seu trabalho sobre a arquitetura popular do Df - Chão de Flores no Ccbb Brasília,W3 Divergentes Brasílias no Espaço Cultural Renato Russo e Jardinagens do Devaneio na Galeria Baixo Cobogó. Atualmente administra o espaço dedicado a fotografia Plano Imaginário.

 

 

André Borges – Freelancer : é natural de Patos de Minas-MG, graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Começou a fotografar em 2005 e dedica-se exclusivamente ao fotojornalismo desde 2008, após ingressar como fotógrafo estagiário no Jornal de Brasília. Desde então, trabalhou nas redações dos jornais: Tribuna do Brasil, Alô Brasília e Folha de São Paulo. Foi fotógrafo oficial de Brasília durante a Copa do Mundo Fifa 2014, pelo Governo do Distrito Federal (GDF).Atualmente trabalha como fotojornalista freelancer independente com trabalhos publicados agências internacionais como Nurphoto, Associated Press, EFE, Getty Images, Shutterstock e DPA.

 

Mediador: Prof. Dr. Rafael Castanheira (UCB) : é fotógrafo e jornalista. Possui doutorado em Comunicação (2017) pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Artes e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atuou como fotojornalista no Rio de Janeiro, Brasília, Amazonas e Mato Grosso. Desde 2007 trabalha como professor de fotografia, tendo lecionado na UFG, PUC (GO) e no Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). Atualmente, é professor na Universidade Católica de Brasília (UCB) e desenvolve projetos em fotografia, como ensaios, pesquisas e curadorias.

Med

 

 

 

 

 

 

 


Pedr

 

Prof.

Compartilhe!