Informações

O CONEI - CONGRESSO NACIONAL ON LINE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, nasceu da iniciativa do Instituto Sentidos e tem como Objetivo, disseminar conhecimentos filosóficos, políticos e pedagógicos relacionados à inclusão escolar, oriundos de pesquisas científicas, de experiências de gestores educacionais, de professores da sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dos diversos níveis e etapas de ensino. Esta primeira edição conta com a participação de pesquisadores renomados do campo da educação inclusiva, onde será discutido aspectos históricos, legias e conceituais às práticas da sala de aula. Nosso propósito é trazer para você o que há de mais atual sobre inclusão, por meio de nossos minicursos, palestras e mesas redondas. Tudo isso no conforto da sua casa.
Venha conosco nessa aventura que é a construção de novos conhecimentos!

Conteúdo do curso

PALESTRAS
DIA 01
02:58:44
DIA 02
04:47:53
DIA 03
04:06:55
DIA 04
04:13:05
MINICURSOS
MINICURSO ACESSIBILIDADE SONORA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE E INCLUSIV
02:30:36
MINICURSO - PEDAGOGIA DE PROJETOS PARA ENSINAR A TURMA TODA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
02:28:14
MINICURSO - OFICINA DE ANIMAÇÃO INCLUSIVA NA ESCOLA
02:51:26
MINICURSO - DIFERENÇA E DIVERSIDADE NA ESCOLA QUAL A DISTINÇÃO ENTRE ESSES CONCEITOS
02:12:20
MINICURSO - FONOAUDIOLOGIA E INCLUSÃO ESCOLAR TECENDO APROXIMAÇÕES
03:03:34
MINICURSO - ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO PARA A IMPRESSÃO BRAILLE
03:08:56
MINICURSO - ENSINO DE MATEMÁTICA COM METODOLOGIA ATIVA NO PRINCÍPIO DO DESENHO UNIVERSAL
02:39:29
MINICURSO - A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL À LUZ DO MODELO SOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR
03:01:38
MINICURSO - SABERES E PRÁTICAS DA EQUIPE GESTORA PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
02:24:51

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Instrutores

Saiba mais

Prof. Dr. José Eduardo Oliveira Evangelista Lanuti

Saiba mais

Profa Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan

Saiba mais

Profa. Dra. Eliane de Souza Ramos

Saiba mais

Profa. Dra. Maria Isabel Dias Baptista

Saiba mais

Profa. Me. Lilia Barreto

Saiba mais

Profa. Dra. Martinha Clarete Dutra dos Santos

Saiba mais

Profa. Dra. Rita Bersch

Saiba mais

Profa. Dra. Rosangela Machado

Saiba mais

Prof. Me. Meire Cavalcante

Saiba mais

Profa. Me. Naiara Chierici da Rocha

Saiba mais

Prof. Me. Gustavo Tomazi

Saiba mais

Prof. Me. Daniel de Raeffray Nascimento

Saiba mais

Profa. Me. Paula Koizumi Masuyama

Saiba mais

Psic Creuziana Xavier de Araújo

Saiba mais

Profa. Dra. Pollianna Galvão Soares de Matos

Saiba mais

Prof. Me. Clevisvaldo Pinheiro Lima

Saiba mais

Profa. Dr. Daniel Carvalho de Matos

Saiba mais

Profa. Dra. Jamilly Nicacio Nicolete

Saiba mais

Prof. Me. Thiago Ribeiro Duarte

Saiba mais

Prof. Me. Rubens Ferronato

Organizador

Instituto Sentidos

Prof. Dr. José Eduardo Oliveira Evangelista Lanuti

UFMS


Doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor adjunto e presidente da Comissão de acessibilidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Três Lagoas), onde ministra a disciplina Educação Inclusiva nos cursos de licenciatura. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI) (CNPq/UFMS) e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da UNICAMP.

Profa Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan

UNICAMP


Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós -graduação em Educação da Faculdade de Educação/UNICAMP. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença-LEPED/UNICAMP. Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educativo pelos relevantes serviços à educação brasileira.

Profa. Dra. Eliane de Souza Ramos

UNICAMP


Professora, fonoaudióloga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Há 15 anos, assessora escolas públicas e privadas na construção de uma escola para todos, trabalhando com os seguintes temas: inclusão escolar (no ensino comum e na educação especial) e Educação Bilíngue (Língua Portuguesa e Libras). Defende que não é preciso abrir mão da inclusão escolar para realizar uma Educação Bilíngue. Como propostas, apresenta o Bilinguismo Concomitante e a Acessibilidade Sonora, frutos de sua trajetória profissional e acadêmica.

Profa. Dra. Maria Isabel Dias Baptista

UNICAMP


Pedagoga, mestre e doutora em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). No campo da pesquisa dedica-se ao estudo de questões voltadas à educação inclusiva; diferença e identidade; acessibilidade. Está vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças – LEPED/FE/UNICAMP (desde 2006). Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6560725608301913  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1747-1557

Profa. Me. Lilia Barreto

NAPNE - COLÉGIO PEDRO II RIO DE JANEIRO


Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, Especialista na área de Surdez e Deficiência Visual pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Professora de Educação Especial da Rede Estadual da Bahia (1995-2006). Atualmente é professora do Napne do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0153189763313129

Profa. Dra. Martinha Clarete Dutra dos Santos

UNICAMP


Formação Acadêmica

2018

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

2007

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID

2002

Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

1998

Habilitada em Língua Espanhola pela Universidade de Salamanca

1997

Especialista em Educação Especial pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina - CESULON

1992

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina-UEL

Experiência Profissional

2015 – 2020

Pesquisadora integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença da Universidade Estadual de CamPINAS – LEPED/UNICAMP

2017 - 2020

Coordenadora de Mediação e Ação Intersetorial da Gerência Educacional de Apoio Especializado da Secretaria Municipal de Educação de Londrina – PR

2008 – 2016

Diretora de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação – SECADI /MEC

Profa. Dra. Rita Bersch

UFRGS


Fisioterapeuta; Diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Mestre em Design/UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva; Formação em Tecnologia Assistiva pelo ATACP - Programa de Certificação Aplicada em Tecnologia Assistiva, ministrado pela CSUN - Universidade Estadual da Califórnia em Northridge, EUA; Formação na Fundação Don Carlo Gnocchi, Milão, Itália; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e presidente da ISAAC-Brasil (gestão 2020-2021); Membro do CAT - Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; Autora de livros e artigos sobre o tema da tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0339134545436600

Profa. Dra. Rosangela Machado

UNICAMP


Pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação pela Universidade de Gunma/Japão. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Coordenadora-geral da Política de Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação. Foi Gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e professora de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. É Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças da Faculdade de Educação da Unicamp.

Prof. Me. Meire Cavalcante

UNICAMP


Educadora, jornalista, mestra e doutoranda em Educação. Foi consultora do Ministério da Educação pela Unesco e OEI, atuou como coordenadora geral de projetos de inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) de São Paulo. Coordena regionalmente o Fórum Nacional de Educação Inclusiva no Sudeste.

Profa. Me. Naiara Chierici da Rocha

UNESP


Professora de Matemática, Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Presidente Prudente -SP. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão – NEPI (UFMS, Três Lagoas). Dedica-se ao desenvolvimento de estudos e práticas de ensino na Educação Básica que favoreçam a inclusão escolar de todos os alunos, indistintamente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino colaborativo, Pedagogia de Projetos e a Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot articulada aos pressupostos de uma educação para todos.

Prof. Me. Gustavo Tomazi

UNICAMP


Graduado em Pedagogia, Mestre e Doutorando em Educação pelo LEPED, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de prática inclusivas, atividades coletivas, arte e mídias educativas. Principalmente nos seguintes temas: educação, artes, audiovisual, acessibilidade e animação educativa. Realiza estudos para a criação de metodologias de ensino das artes sem barreiras e o desenvolvimento das imagens mentais na inteligência. Ministra cursos e palestras sobre práticas inclusivas e a criatividade. Atualmente, trabalha com oficinas educativas na formação de professores. 

Prof. Me. Daniel de Raeffray Nascimento

UNICAMP


Minicurrículo atualizado (máx. 5 linhas): Pedagogo e Mestre em Educação (Leped/Unicamp), está cursando o doutoramento, também junto ao Leped/Unicamp. Atua na garantia de direitos de pessoas com deficiência desde 2012. Atualmente, é Supervisor Técnico em diferentes organizações não-governamentais voltadas à mesma temática. Membro do Comitê de Educação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. Produziu materiais pedagógicos para o curso de Pedagogia da FHO-Uniararas.

Profa. Me. Paula Koizumi Masuyama

UNESP


Fonoaudióloga, doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp campus de Presidente Prudente/SP. Professora da disciplina Neurociência e Educação do curso de Pedagogia à Distância da Toledo Prudente Centro Universitário. Atua como fonoaudióloga do Centro de Avaliação e Acompanhamento (C.A.A.), serviço de apoio especializado à inclusão da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP. Experiência na área da Fonoaudiologia e Educação com ênfase em Linguagem e Aprendizagem nas temáticas referentes à Inclusão Escolar, Fonoaudiologia Educacional, Neurociências e Educação, Formação Continuada de Professores, Aprendizagem da Linguagem Escrita e Problemas de Aprendizagem.

Psic Creuziana Xavier de Araújo

UNICEUMA


Psicóloga pela Universidade CEUMA, especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo e Quadros Relacionados, e mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Realizou atividades de pesquisa como membro do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Avaliação Pesquisa e Intervenção ao Transtorno do Espectro Autista (LAPITEA) atualmente, participa como colaboradora técnica voluntária em pesquisa no eixo ABA e Psicologia Escolar e Educacional (PEE). Atualmente integra o Núcleo Evoluir atuando como coordenadora ABA e PEE nos atendimentos de crianças com Autismo e Quadros Relacionados.

Profa. Dra. Pollianna Galvão Soares de Matos

UNICEUMA


Doutora, mestre e especialista em Psicologia Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). Realiza Pós-Doutorado em Psicologia na UnB. É professora e pesquisadora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade CEUMA. É orientadora de mestrado do PPGPSI da UFMA. É membro do GT de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP. É fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicologia na Educação do Maranhão (NEPEMA) e co-fundadora do Laboratório de Avaliação, Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro Autista (LAPITEA). Preside a Comissão de Psicologia na Educação (PsiNaed) do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão.

Prof. Me. Clevisvaldo Pinheiro Lima

UFPI


Mestre em Letras, área de concentração - Linguistica, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Libras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Professor Assistente I, Libras, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portela. Membro efetivo do Núcleo de Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD).

Profa. Dr. Daniel Carvalho de Matos

UNICEUMA


Graduado em Psicologia pela Universidade CEUMA (2004), Mestre (2007) e Doutor (2013) em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Experiência com intervenções da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) destinadas a crianças, adolescentes e adultos com desenvolvimento atípico, com ênfase em autismo e quadros relacionados. Membro da Comissão de Psicologia na Educação do Maranhão (CRP-22). Professor e pesquisador do curso de Psicologia da Universidade CEUMA. Coordenador do curso de especialização "Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo e Quadros Relacionados" pela Universidade Ceuma. Professor colaborador do programa de pós-graduação (mestrado) em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão

Profa. Dra. Jamilly Nicacio Nicolete

UNESP


Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal de Viçosa, Licenciada em Pedagogia, pela UNIFRAN, Mestra em História e Sociedade com ênfase em História Cultural, pela Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, Campus de Assis, com bolsa concedida pelo CNPq e Doutora em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, campus de Presidente Prudente, com bolsa de Doutorado FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Bolsista de Estágio de Pesquisa no Exterior - BEPE/ FAPESP na Universitat de València, Espanha. Tem diversas publicações nacionais e internacionais. É palestrante e atuante em projetos nas áreas de Cidadania, Gênero, Educação Especial, Políticas Públicas em Educação e Violência contra a Mulher. Presidenta da Casa Maria de Araçatuba. Professora formadora I - Bolsista CAPES no curso de Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociadade da UFABC.

 

Prof. Me. Thiago Ribeiro Duarte

Instituto Benjamin Constant


Possui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e mestrado-profissional em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é PROFESSOR ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO do Instituto Benjamin Constant onde coordena o Curso Técnico Revisor de Textos no Sistema Braille. É membro do Grupo de Pesquisa e Ensino em Adaptação (GEPA).

Prof. Me. Rubens Ferronato

UFSC


Graduado em Ciências Exatas. Mestrado em Gestão de Informática na Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, palestrante na área da Matemática no princípio do Desenho Universal, além de ministrar cursos em instituições públicas e privadas em várias regiões do Brasil. Criador e Desenvolvedor de materiais pedagógicos voltados ao ensino da Matemática numa perspectiva inclusiva.