O CONEI - CONGRESSO NACIONAL ON LINE DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, nasceu da iniciativa do Instituto Sentidos e tem como Objetivo, disseminar conhecimentos filosóficos, políticos e pedagógicos relacionados à inclusão escolar, oriundos de pesquisas científicas, de experiências de gestores educacionais, de professores da sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dos diversos níveis e etapas de ensino. Esta primeira edição conta com a participação de pesquisadores renomados do campo da educação inclusiva, onde será discutido aspectos históricos, legias e conceituais às práticas da sala de aula. Nosso propósito é trazer para você o que há de mais atual sobre inclusão, por meio de nossos minicursos, palestras e mesas redondas. Tudo isso no conforto da sua casa.
Venha conosco nessa aventura que é a construção de novos conhecimentos!
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Área de submissãoDoutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor adjunto e presidente da Comissão de acessibilidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Três Lagoas), onde ministra a disciplina Educação Inclusiva nos cursos de licenciatura. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI) (CNPq/UFMS) e pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED) da UNICAMP.
Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós -graduação em Educação da Faculdade de Educação/UNICAMP. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença-LEPED/UNICAMP. Oficial da Ordem Nacional do Mérito Educativo pelos relevantes serviços à educação brasileira.
Professora, fonoaudióloga, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Há 15 anos, assessora escolas públicas e privadas na construção de uma escola para todos, trabalhando com os seguintes temas: inclusão escolar (no ensino comum e na educação especial) e Educação Bilíngue (Língua Portuguesa e Libras). Defende que não é preciso abrir mão da inclusão escolar para realizar uma Educação Bilíngue. Como propostas, apresenta o Bilinguismo Concomitante e a Acessibilidade Sonora, frutos de sua trajetória profissional e acadêmica.
Pedagoga, mestre e doutora em Educação na área de Ensino e Práticas Culturais pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). No campo da pesquisa dedica-se ao estudo de questões voltadas à educação inclusiva; diferença e identidade; acessibilidade. Está vinculada ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças – LEPED/FE/UNICAMP (desde 2006). Link do currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6560725608301913 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1747-1557
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, Especialista na área de Surdez e Deficiência Visual pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Professora de Educação Especial da Rede Estadual da Bahia (1995-2006). Atualmente é professora do Napne do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0153189763313129
Formação Acadêmica
2018
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
2007
Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID
2002
Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
1998
Habilitada em Língua Espanhola pela Universidade de Salamanca
1997
Especialista em Educação Especial pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina - CESULON
1992
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Londrina-UEL
Experiência Profissional
2015 – 2020
Pesquisadora integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença da Universidade Estadual de CamPINAS – LEPED/UNICAMP
2017 - 2020
Coordenadora de Mediação e Ação Intersetorial da Gerência Educacional de Apoio Especializado da Secretaria Municipal de Educação de Londrina – PR
2008 – 2016
Diretora de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação – SECADI /MEC
Fisioterapeuta; Diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Mestre em Design/UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva; Formação em Tecnologia Assistiva pelo ATACP - Programa de Certificação Aplicada em Tecnologia Assistiva, ministrado pela CSUN - Universidade Estadual da Califórnia em Northridge, EUA; Formação na Fundação Don Carlo Gnocchi, Milão, Itália; Membro da ISAAC-International Society for Augmentative and Alternative Communication e presidente da ISAAC-Brasil (gestão 2020-2021); Membro do CAT - Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; Autora de livros e artigos sobre o tema da tecnologia assistiva no contexto educacional inclusivo. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0339134545436600
Pedagoga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação pela Universidade de Gunma/Japão. Mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Coordenadora-geral da Política de Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação. Foi Gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e professora de Educação Especial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. É Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças da Faculdade de Educação da Unicamp.
Educadora, jornalista, mestra e doutoranda em Educação. Foi consultora do Ministério da Educação pela Unesco e OEI, atuou como coordenadora geral de projetos de inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) de São Paulo. Coordena regionalmente o Fórum Nacional de Educação Inclusiva no Sudeste.
Professora de Matemática, Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, Campus de Presidente Prudente -SP. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão – NEPI (UFMS, Três Lagoas). Dedica-se ao desenvolvimento de estudos e práticas de ensino na Educação Básica que favoreçam a inclusão escolar de todos os alunos, indistintamente. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino colaborativo, Pedagogia de Projetos e a Teoria da Relação com o Saber de Bernard Charlot articulada aos pressupostos de uma educação para todos.
Graduado em Pedagogia, Mestre e Doutorando em Educação pelo LEPED, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Tem experiência na área de prática inclusivas, atividades coletivas, arte e mídias educativas. Principalmente nos seguintes temas: educação, artes, audiovisual, acessibilidade e animação educativa. Realiza estudos para a criação de metodologias de ensino das artes sem barreiras e o desenvolvimento das imagens mentais na inteligência. Ministra cursos e palestras sobre práticas inclusivas e a criatividade. Atualmente, trabalha com oficinas educativas na formação de professores.
Minicurrículo atualizado (máx. 5 linhas): Pedagogo e Mestre em Educação (Leped/Unicamp), está cursando o doutoramento, também junto ao Leped/Unicamp. Atua na garantia de direitos de pessoas com deficiência desde 2012. Atualmente, é Supervisor Técnico em diferentes organizações não-governamentais voltadas à mesma temática. Membro do Comitê de Educação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. Produziu materiais pedagógicos para o curso de Pedagogia da FHO-Uniararas.
Fonoaudióloga, doutoranda e mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp campus de Presidente Prudente/SP. Professora da disciplina Neurociência e Educação do curso de Pedagogia à Distância da Toledo Prudente Centro Universitário. Atua como fonoaudióloga do Centro de Avaliação e Acompanhamento (C.A.A.), serviço de apoio especializado à inclusão da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP. Experiência na área da Fonoaudiologia e Educação com ênfase em Linguagem e Aprendizagem nas temáticas referentes à Inclusão Escolar, Fonoaudiologia Educacional, Neurociências e Educação, Formação Continuada de Professores, Aprendizagem da Linguagem Escrita e Problemas de Aprendizagem.
Psicóloga pela Universidade CEUMA, especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo e Quadros Relacionados, e mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Realizou atividades de pesquisa como membro do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Avaliação Pesquisa e Intervenção ao Transtorno do Espectro Autista (LAPITEA) atualmente, participa como colaboradora técnica voluntária em pesquisa no eixo ABA e Psicologia Escolar e Educacional (PEE). Atualmente integra o Núcleo Evoluir atuando como coordenadora ABA e PEE nos atendimentos de crianças com Autismo e Quadros Relacionados.
Doutora, mestre e especialista em Psicologia Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). Realiza Pós-Doutorado em Psicologia na UnB. É professora e pesquisadora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade CEUMA. É orientadora de mestrado do PPGPSI da UFMA. É membro do GT de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP. É fundadora e coordenadora do Núcleo de Estudos em Psicologia na Educação do Maranhão (NEPEMA) e co-fundadora do Laboratório de Avaliação, Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro Autista (LAPITEA). Preside a Comissão de Psicologia na Educação (PsiNaed) do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão.
Mestre em Letras, área de concentração - Linguistica, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Libras pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Professor Assistente I, Libras, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portela. Membro efetivo do Núcleo de Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD).
Graduado em Psicologia pela Universidade CEUMA (2004), Mestre (2007) e Doutor (2013) em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Experiência com intervenções da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) destinadas a crianças, adolescentes e adultos com desenvolvimento atípico, com ênfase em autismo e quadros relacionados. Membro da Comissão de Psicologia na Educação do Maranhão (CRP-22). Professor e pesquisador do curso de Psicologia da Universidade CEUMA. Coordenador do curso de especialização "Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Autismo e Quadros Relacionados" pela Universidade Ceuma. Professor colaborador do programa de pós-graduação (mestrado) em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão
Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal de Viçosa, Licenciada em Pedagogia, pela UNIFRAN, Mestra em História e Sociedade com ênfase em História Cultural, pela Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, Campus de Assis, com bolsa concedida pelo CNPq e Doutora em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP, campus de Presidente Prudente, com bolsa de Doutorado FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Bolsista de Estágio de Pesquisa no Exterior - BEPE/ FAPESP na Universitat de València, Espanha. Tem diversas publicações nacionais e internacionais. É palestrante e atuante em projetos nas áreas de Cidadania, Gênero, Educação Especial, Políticas Públicas em Educação e Violência contra a Mulher. Presidenta da Casa Maria de Araçatuba. Professora formadora I - Bolsista CAPES no curso de Especialização em História, Ciências, Ensino e Sociadade da UFABC.
Possui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012) e mestrado-profissional em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é PROFESSOR ENSINO BÁSICO TÉCNICO E TECNOLÓGICO do Instituto Benjamin Constant onde coordena o Curso Técnico Revisor de Textos no Sistema Braille. É membro do Grupo de Pesquisa e Ensino em Adaptação (GEPA).
Graduado em Ciências Exatas. Mestrado em Gestão de Informática na Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, palestrante na área da Matemática no princípio do Desenho Universal, além de ministrar cursos em instituições públicas e privadas em várias regiões do Brasil. Criador e Desenvolvedor de materiais pedagógicos voltados ao ensino da Matemática numa perspectiva inclusiva.