CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

16 of November of 2022, 14h00 until 18 of November of 2022, 20h30
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Information

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O Congresso:
O Congresso Internacional de Formação de Professores: por uma agenda política, ética e transformadoraem homenagem à professora Angela Kleiman será realizado nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022, na Universidade Federal da Bahia, com possibilidade de participação presencial e virtual.

Inscrições:
Convidamos a comunidade acadêmica (pesquisadores, pós-graduandos e graduandos), professores, coordenadores e gestores da educação básica e figuras políticas ligadas ao contexto educacional a participarem do Congresso.
Serão aceitas inscrições para participações na modalidade presencial ou na modalidade virtual, COM e SEM apresentação de trabalho. Ao se inscrever, será preciso escolher apenas uma modalidade de participação: presencial ou virtual. Além disso, todos os inscritos que desejarem submeter trabalhos nos Grupos de Trabalho (GT) devem saber que as apresentações acontecerão remotamente, ainda que tenha optado pela participação presencial.
1. Participações Presenciais
Com a inscrição presencial, o participante terá acesso à programação realizada na Universidade Federal da Bahia e poderá, também, escolher um Grupo de Trabalho para participar remotamente. Os inscritos nessa categoria só terão acesso às atividades após verificação da inscrição. Caso o nome do participante não conste na lista de inscritos na modalidade presencial, o acesso não será permitido.
2. Participações Virtuais
Esta modalidade de inscrição dará acesso a toda a programação do evento (conferências, mesas-redondas e Grupos de Trabalho). Ao se inscrever, o participante virtual deverá escolher um GT de sua preferência.
3. Submissão de trabalhos
O Congresso receberá trabalhos avançados, com reflexões teóricas e análise de dados consistentes nos 22 GT. Os interessados poderão submeter trabalhos nos GT mediante apresentação de resumo.
Os resumos devem ter entre 1 mil e 2 mil caracteres com espaços (com exceção das referências), em fonte Times New Roman 12, com espaçamento de 1,5 cm entre linhas. Podem ser escritos em português, espanhol, francês ou inglês e ter até três autores. Devem conter três palavras-chaves, o título não pode ultrapassar 15 palavras, e deve apresentar até 5 referências ao final. Após o título, o texto deve apresentar: nome completo do(s) autore(s), instituição e e-mail. Clique em SUBMISSÃO para enviar seu trabalho.

Sobre a taxa das inscrições
O Congresso recolherá taxa de inscrição diferenciada por categoria de participação: Pesquisadores; Estudantes de pós-graduação; Professores da Educação Básica e Estudantes da Graduação. As taxas de inscrição dos participantes de outros países serão cobradas em DÓLAR AMERICANO, convertido em REAIS pela cotação cambial do dia, já calculada no ato da inscrição. Em hipótese nenhuma serão devolvidos os valores pagos. Os participantes inscritos com apresentação de trabalho que não tiverem seus resumos aprovados terão suas inscrições mantidas, garantindo acesso a todas as outras atividades do Congresso.

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Submission of Papers

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Submission area

Speakers

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Catherine Walsh

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Angela Kleiman

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Duda Salabert

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Gracia Trujillo

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Luiz Paulo da Moita Lopes

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Pedro de Moraes Garcez

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Mercedes Niño-Murcia

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Nilma Lino Gomes

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Juana Sancho Gil

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Ana Elisa Ribeiro

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Nelson de Luca Pretto

Schedule:

Assembleia Meeting

Ato político, artístico e cultural: Por uma agenda política, ética e transformadora na educação pública Experience

Recepção e credenciamento dos participantes Accreditation

Abertura do Congresso e Homenagens à professora Dra. Angela Kleiman Opening

Coffee Break Coffee break

Conferência de Abertura - Decolonialidade e a formação de professores Conferência · Catherine Walsh

GT Temáticos Work Presentation

GT 1 - Tecnologias educacionais e formação de professores Work Presentation

GT 2 - Políticas de letramentos: implementação e impactos na ação docente Work Presentation

GT 3 - Políticas públicas, reformas curriculares e formação de professores Work Presentation

GT 4 - Visualidades, tecnologias e formação docente Work Presentation

GT 5 - Formação de Professores para o Plurilinguismo e a Diversidade Sociolinguística em Contextos de Imigração e de Fronteiras Work Presentation

GT 6 - Pedagogias decoloniais e letramentos na escola Work Presentation

GT 7 - Encontro de saberes em diálogos sul-sul: formação docente, letramentos e práticas de reexistência na escola Work Presentation

GT8 - Estudos de gênero, feminismos e formação docente Work Presentation

GT 9 - A formação continuada das professoras e professores no Profletras Work Presentation

GT 10 - A formação inicial de professores em estágios curriculares supervisionados Work Presentation

GT 11 - Formação de professores indígenas, letramentos e interculturalidade Work Presentation

GT 12 - Letramentos acadêmicos e formação de professores Work Presentation

GT 13 - Educação inclusiva, ensino de línguas e formação docente Work Presentation

GT 14 - Formação docente e ensino de português como língua estrangeira/adicional Work Presentation

GT 15 - Formação inicial e continuada das professoras e dos professores alfabetizadores: avanços, polêmicas e perspectivas Work Presentation

GT 16 - Desafios da formação docente para a Educação de Jovens e Adultos Work Presentation

GT 17 - Cultura e literatura no ensino de língua estrangeira: recursos multirrede-discursivos na formação do professor Work Presentation

GT 18 - Formação de professores, multiletramentos e metodologias inovadoras Work Presentation

GT 19 - Formação docente e práticas de ensino: regimes de avaliação e regulação da escrita Work Presentation

GT 20 - A dimensão da prática na formação docente: projetos e programas especiais Work Presentation

GT 21 - Literatura e formação de professores Work Presentation

GT 22 - Formação de Professores e Multiletramentos Work Presentation

Coffee break Coffee break

Mesa Redonda 1 - Gênero, identidade e docência na contemporaneidade Round table · Duda Salabert, Luiz Paulo da Moita Lopes

Mesa Redonda 2 - Desigualdades, diversidades e educação Round table · Gracia Trujillo, Mercedes Niño-Murcia, Nilma Lino Gomes, Pedro de Moraes Garcez

Coffee break Coffee break

Coffee break Coffee break

Mesa Redonda 3 - Tecnologias para pensar: a escola e o trabalho docente Round table · Ana Elisa Ribeiro, Juana Sancho Gil, Nelson de Luca Pretto

GT Temático Work Presentation

GT 1 - Tecnologias educacionais e formação de professores Work Presentation

GT 2 - Políticas de letramentos: implementação e impactos na ação docente Work Presentation

GT 3 - Políticas públicas, reformas curriculares e formação de professores Work Presentation

GT 4 - Visualidades, tecnologias e formação docente Work Presentation

GT 5 - Formação de Professores para o Plurilinguismo e a Diversidade Sociolinguística em Contextos de Imigração e de Fronteiras Work Presentation

GT 6 - Pedagogias decoloniais e letramentos na escola Work Presentation

GT 7 - Encontro de saberes em diálogos sul-sul: formação docente, letramentos e práticas de reexistência na escola Work Presentation

GT8 - Estudos de gênero, feminismos e formação docente Work Presentation

GT 9 - A formação continuada das professoras e professores no Profletras Work Presentation

GT 10 - A formação inicial de professores em estágios curriculares supervisionados Work Presentation

GT 11 - Formação de professores indígenas, letramentos e interculturalidade Work Presentation

GT 12 - Letramentos acadêmicos e formação de professores Work Presentation

GT 13 - Educação inclusiva, ensino de línguas e formação docente Work Presentation

GT 14 - Formação docente e ensino de português como língua estrangeira/adicional Work Presentation

GT 15 - Formação inicial e continuada das professoras e dos professores alfabetizadores: avanços, polêmicas e perspectivas Work Presentation

GT 16 - Desafios da formação docente para a Educação de Jovens e Adultos Work Presentation

GT 17 - Cultura e literatura no ensino de língua estrangeira: recursos multirrede-discursivos na formação do professor Work Presentation

GT 18 - Formação de professores, multiletramentos e metodologias inovadoras Work Presentation

GT 19 - Formação docente e práticas de ensino: regimes de avaliação e regulação da escrita Work Presentation

GT 20 - A dimensão da prática na formação docente: projetos e programas especiais Work Presentation

GT 21 - Literatura e formação de professores Work Presentation

GT 22 - Formação de Professores e Multiletramentos Work Presentation

Conferência de Encerramento - Formação de professores: por uma agenda política, ética e transformadora Conferência · Angela Kleiman

Lançamento de livros e coquetel de encerramento Cocktail

Palácio da Reitoria da UFBA

Avenida Milton Santos

Ondina, Salvador - BA

40170-110

Palácio da Reitoria da UFBA

See on map

Avenida Milton Santos

Ondina, Salvador - BA

40170-110

Julio Neves Pereira

Catherine Walsh

Universidad Andina Simón Bolívar/Equador


Catherine Walsh é uma intelectual-militante envolvida há muitos anos em processos e lutas por justiça e transformação social, primeiro nos Estados Unidos (onde trabalhou em estreita colaboração com Paulo Freire) e, nos últimos mais de 20 anos, em Abya Yala (América). Latina) e Equador, onde temos um longo acompanhamento histórico de dois processos de movimentos indígenas e afrodescendentes.

Angela Kleiman

Universidade Estadual de Campinas


Possui graduação em Letras pela Universidade de Chile (1967), Mestrado em Lingüística (1969); PhD em Lingüística (1974) ambos pela University of Illinois; pós-doutorado no Center for the Study of Reading na University of Illinois e na University. of Georgia (1982-1983). Atualmente é Professor Titular, colaboradora aposentada na Universidade Estadual de Campinas. Coordenou a implantação, em 1982, do Departamento de Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, e dos cursos de Mestrado e Doutorado do Departamento.Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, EJA, formação do professor de língua materna e letramento. Nessas áreas, publicou e organizou os seguintes livros e coletâneas: Leitura: Ensino e Pesquisa (1989, 2011); Texto e Leitor: Aspectos cognitivos da leitura (1989, 16ª ed. 2016); Oficina de Leitura, (1993, 16ª ed. 2016), Leitura e Interdisciplinaridade: Tecendo redes nos projetos da escola (1999, 2009, com Silvia Moraes), Preciso ?ensinar? o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? (2005, 2010); Oficina de Gramática. Metalinguagem para principiantes (2012, com Cida Sepulveda), Também organizou várias coletâneas que reúnem trabalhos importantes nas suas áreas de atuação: Os significados do letramento (1995, 2012); A Formação do Professor. Perspectivas da Linguística Aplicada (2001, 2009), O ensino e a formação do professor (2000, com I. Signorini); Letramento e Formação do Professor. Práticas discursivas, representações e construção do saber (2005, 2009, com Maria de Lourdes M. Matencio); Linguística Aplicada: suas faces e interfaces (2007, com M. Cavalcanti); Letramentos Múltiplos: agentes, práticas e  representações (2008, com Maria Do Socorro Oliveira), Significados e ressignificações do letramento. Desdobramentos de uma perspectiva sociocultural da escrita (2016, com Juliana Alves Assis).

Duda Salabert

CÂMERA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE


Duda Salabert Rosaé uma professora de literatura, ambientalista, e ativista filiada ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) e vereadora pelo mesmo partido. 

 

Gracia Trujillo

Universidad Complutense de Madrid


Gracia Trujillo Barbadillo é uma socióloga queer espanhola , historiadora e ativista feminista conhecida por suas pesquisas sobre movimentos sociais , sociologia da educação e sociologia de gênero e sexualidade , em uma chave interseccional . Suas publicações se concentram em políticas sexuais, movimentos feministas e LGBT- queer e pedagogias críticas.

Luiz Paulo da Moita Lopes

Universidade Federal do Rio de Janeiro


Luiz Paulo da Moita Lopes é Professor Titular do Programa Interdisciplinar de Lingüística Aplicada da UFRJ e Pesquisador do CNPq. É PhD em Lingüística Aplicada pela Universidade de Londres. Foi presidente da Associação de Lingüística Aplicada do Brasil, atuou como representante da área de Letras e Lingüística no Conselho de Assessores (CA) do CNPq e como conselheiro da Associação de Pós-Graduação em Letras e Lingüística (ANPOLL). Foi pesquisador do Programa Cientistas do Nosso Estado da FAPÈRJ em dois períodos (8 anos). Já publicou dez livros no Brasil (Oficina de Linguística Aplicada, Identidades Fragmentadas, Discursos de Identidades, Identidades - Recortes Multi- e Interdisciplinares, Por uma Linguística Aplicada INdisciplinar, Performances, Para além da identidade: fluxos, movimentos e trânsitos, Estudos de identidade: entre saberes e práticas, Português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico, Linguística Aplicada na Modernidade Recente. Festschrift para Antonieta Celani) e um nos Estados Unidos/Inglaterra (Global Portuguese. Linguistic ideologies in late modernity). Publicou também artigos em revistas científicas e capítulos de livros no Brasil, México, Estados Unidos, Holanda e Inglaterra. Atua na área de linguística aplicada e sociolinguística, especificamente no campo das relações entre o discurso e as práticas sociais, com ênfase em estudos sobre letramentos escolares (língua estrangeira e materna) e não-escolares (midiáticos e digitais) e os processos de construção performativa do gênero, sexualidade e raça). Tem também pesquisado questões relativas à lingua(gem) e globalização e o discurso político contemporâneo.

Pedro de Moraes Garcez

Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Licenciado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestre em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e doutor em Educação, Cultura e Sociedade pela Universidade da Pensilvânia, EUA (1996). É professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua nas áreas de especialidade em Linguística Aplicada e Sociolinguística, na formação de educadores e em pesquisa principalmente nos seguintes temas: interação social e etnografia da produção conjunta de conhecimento, da escolarização e da formação de professores; diversidade sociolinguística, multilinguismo, mobilidade e a nova economia; ideologias linguísticas; metodologia de pesquisa interpretativa. Atua na formação inicial e continuada de educadores da linguagem. Realizou estágio de pós-doutorado (2015-2016) no Centro de Pesquisas em Educação Franco-Ontariana, Universidade de Toronto, Canadá. É editor associado do Journal of Sociolinguistics desde 2018.

 

Mercedes Niño-Murcia

University of Iowa/Estados Unidos


Mercedes Niño-Murcia, professora do Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Iowa, é linguista sociocultural. Seu trabalho se concentra nas consequências do contato linguístico e das ideologias linguísticas nacionalistas sobre comunidades bilíngues na América Latina e nos Estados Unidos. Ela fez pesquisas sobre desigualdades de políticas linguísticas e como as desigualdades sociolinguísticas afetam grupos indígenas e/ou imigrantes em ambientes rurais e urbanos. Ela também escreveu sobre letramentos vernaculares. Sua pesquisa atual contribui para a linguística forense (o estudo das interações entre a linguagem e as instituições legais) e se concentra especialmente nos contextos que moldam as hierarquias de classe e raça em torno de imigrantes latinos nos EUA.

Nilma Lino Gomes

Universidade Federal de Minas Gerais


Pedagoga/UFMG, mestra em Educação/UFMG, doutora em Antropologia Social/USP e pós-doutora em Sociologia/Universidade de Coimbra e em Educação pela UFSCAR.Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da UFMG. Integra o corpo docente permanente da pós-graduação em educação Conhecimento e Inclusão Social -FAE/UFMG. Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013) e, atualmente, integra a equipe de pesquisadores desse Programa. Em 2022, recebeu o Prêmio Carolina Bori, Ciência & Mulher, 3ª edição, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) como vencedora da área das humanidades. Integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 a 2014). Foi reitora Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2013-2014). Foi Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -SEPPIR - (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016) do governo da presidenta Dilma Rousseff. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Atua como professora voluntária da UFMG, vinculada ao Departamento de Administração Escolar (DAE/FAE/UFMG). Tem interesse nas seguintes áreas de investigação: diversidade, cultura e educação, relações étnico-raciais e educação, formação de professores e diversidade étnico-racial, políticas educacionais, desigualdades sociais e raciais, movimentos sociais e educação, com ênfase especial na atuação do movimento negro brasileiro. 

 

Juana Sancho Gil

Universidade de Barcelona/Espanha


Juana María Sancho Gil é uma professora com longa carreira como pesquisadora, consultora e avaliadora de programas institucionais em nível local, nacional e mundial. Suas principais linhas de pesquisa são aspectos institucionais, organizacionais, tecnológicos e simbólicos dos ambientes educacionais contemporâneos e a função das linguagens, as visualidades e as tecnologias digitais no ensino e aprendizagem.

Ela é professora de Tecnologias Educativas na Universitat de Barcelona, na Espanha, e coordenadora do grupo de investigação consolidado ESBRINA, além de assessora do Banco Mundial para projetos de melhoria educativa, assessora da OCDE no Programa Escuelas del Mañana.

Reconhecida por sua atuação, conquistou seu primeiro prêmio de investigação educativa em 1987 e o segundo em 2003. Ela codirige a coleção “Rethink education” e publicou 22 livros, 145 capítulos e 230 artigos na mídia nacional e internacional relacionados à inovação e à melhoria da educação, formação de professores e o impacto das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Ana Elisa Ribeiro

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais


Ana Elisa Ribeiro é Professora Titular e pesquisadora do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (mestrado e doutorado), no bacharelado em Letras (Tecnologias da Edição) e no ensino médio. É doutora em Linguística Aplicada (Linguagem e tecnologia) e mestre em Estudos Linguísticos (Cognição, linguagem e cultura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também se bacharelou e licenciou em Letras/Português. Tem estágios pós-doutorais em Comunicação, Linguística Aplicada e Estudos Literários. Lidera o grupo de estudos (CNPq) Mulheres na Edição e é membro do GT A mulher na literatura da ANPOLL. Coordena o projeto de extensão Aula Aberta. Tem trabalhado em duas frentes: a linguística aplicada e a edição, em pesquisas que se ocupam sempre das relações entre leitura, escrita e tecnologias. Entre outros, é autora dos livros "Textos Multimodais" e "Escrever, hoje" (Parábola Editorial), "Livro - Edição e tecnologias no séc. XXI" (Moinhos/Contafios) e "Multimodalidade, Textos e Tecnologias" (Parábola, 2021). É escritora, autora de livros e publicações literárias e diretora de coleções de livros acadêmicos e literários em editoras como Moinhos, Peirópolis e Autêntica. Atualmente, lidera projeto de pesquisa sobre Mulheres Editoras no Brasil (Fapemig) e o Acordo técnico-científico CEFET-MG/Academia Mineira de Letras. Sua produção pode ser encontrada no site anadigital.pro.br

Nelson de Luca Pretto

Universidade Federal da Bahia


Licenciado em Física (UFBA, 1977), Mestre em Educação (UFBA, 1984) e Doutor em Comunicação (USP, 1994). Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação da UFBA, bolsista do CNPq. É Membro titular da Academia de Ciências da Bahia. Foi Conselheiro da SBPC (2015/2019), Secretário Regional na Bahia da SBPC (2011/2015). Foi titular do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia no período 2007/2011, assessor do Reitor da UFBA (1995/1996) e Diretor da Faculdade de Educação/UFBA por dois mandatos (2000/2008). Tem colunas de rádios semanais na Educadora FM, Band News FM e Metrópole. [POR FAVOR, ATÉ AQUI É MAIS QUE SUFICIENTE PARA APRESENTAÇÃO EM ALGUM EVENTO. GRATO.] Está na Universidade de Barcelona/LMI como pesquisador visitante (posdoc, até junho 2022). Esteve (posdoc) as Universidade Trent de Nottingham/Inglaterra (2008/2009) e na Universidade de Londres/Goldsmiths College, todos com apoio da CAPES. Membro do conselho editorial e consultor ad hoc de diversas revistas acadêmicas. Foi editor da "Revista entreideias: educação, cultura e sociedade" (antiga Revista da Faced). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, educação e cibercultura, informática educativa, tecnologia educacional, software livre, acesso aberto e educação a distância. É o responsável pela concepção do projeto de inclusão sociodigital denominado "Tabuleiros Digitais" [http://www.tabuleirosdigitais.org] desenvolvido pela Faculdade de Educação da UFBA. Possui diversos livros, capítulos e artigos publicados sobre essas temas. Líder do Grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias e integra os grupos de pesquisa "Laboratório Interdisciplinar sobre informação e Conhecimento" (UFRJ) e "Ábaco" (UnB).