CONGRESSO ABIB (ON-LINE): HISTÓRIA DE ISRAEL, ARQUEOLOGIA E BÍBLIA

3 de junho de 2023, 00h00 até 31 de julho de 2024, 23h59

Informações

As últimas décadas foram testemunhas de mudanças fundamentais em paradigmas nos estudos bíblicos. Em boa medida, essas transformações foram invluenciadas pelo avanço nos estudos arqueológicos e de história de israel, que incidem diretamente na exegese e na análise teológica da Bíblia.

O IX Congresso Internacional de Pesquisa Bíblica realizado pela Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica - Abib aconteceu nos dias 23 a 26 de agosto de 2022 no Instituto São Paulo de Estudos Superiores, na capital paulistana. O produto deste evento foi a versão on-line do congresso que contém todas as sessões plenárias (conferências e mesas temáticas) e como bônus, materiais didáticos e gravações integrais de 4 minicursos (+ 1 gravação parcial) ministrados no evento sobre os seguintes temas:

SESSÕES PLENÁRIAS
(i) Conferência de abertura com o Dr Ademar Kaefer (UMESP) - Estado da arte da arqueologia bíblica

(ii) Conferências do Dr. Peter Dubovsky (Pontifício Instituto Bíblico de Roma): (a) A construção do primeiro Templo e (b) A reforma de Ezequias

(ii) Conferências da Dra. Norma Franklin (Universidade de Haifa - Israel): (a) A ascensão do Reino do Norte de Israel no século IX AEC (b)O Reino do Norte de Israel no século VIII AEC

MESAS TEMÁTICAS

1. Antigo Israel - Dr. Luiz José Dietrich e Dr. Luiz Alexandre Rossi
2. Períodos Assírio e Babilônico - Dra. Zuleica Silvano e Ddo. Douglas Pedrosa
3. Período Persa-Grego - Dr. Fabrizio Catenassi , Dr. Guilherme Pereira Jr. e Dr. Antonio Carlos Frizzo
4. Período do Segundo Templo e Cristianismo das Origens - Dr. Kenner Terra, Dr. Valtair Miranda, Dr. Marcelo Carneiro.


CONTEÚDOS BÔNUS (MINICURSOS)

  • (i) Jerusalém: a contribuição da arqueologia para o estudo bíblico - Dr. José Ademar Kaefer (UMESP) (30 minutos de gravação)
  • (ii) As pricipais evidências epigráficas em Israel e Judá seculos X a VI AEC - Dr. Elcio Mendonça (gravação integral sem material didático)
  • (iii) De Canaán a Israel: lo urbano y lo rural entre la Edad del Bronce y la Edad del Hierro Dra. Magdalena Magneres (Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires) y Dr. Pablo Jaruf (Universidad de Buenos Aires) (gravação integral com material didático)
  • (iv) Leitura Pragmática-Linguística das Escrituras - Dr. Jean Richard (PUCMG) e Dr. Boris Agustin Nef Ulloa (PUCSP) (gravação integral sem material didático)
  • (v) Texto massorético: o que é e qual a sua importância? - Dr. Edson de Faria Francisco (UMESP) (gravação integral com material didático)

INVESTIMENTO: R$ 200,00 COM DESCONTO R$ 180,00

Carregando área de inscrição

Credenciamento

O acesso ao congresso on-line se dará pela Plataforma Moodle da Eagle Gestão do Conhecimento. Após a confirmação de sua inscrição aguarde o contato da Eagle para receber login e senha de acesso ao AVA onde o congresso está alocado.

Evento online

Data: 03/06/2023 - 31/07/2024 às 00:00

Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica e Eagle Gestão do Conhecimento

A ABIB – Associação Brasileira de Pesquisa é uma organização sem fins lucrativos, que reúne pesquisadores e pesquisadoras na área bíblica. Ela foi idealizada a partir de um diálogo extenso e de vários anos entre pesquisadores com longa experiência na área bíblica, que convocaram uma primeira assembleia geral de biblistas brasileiros/as em setembro de 2004 na Universidade Católica de Goiânia (atual PUC-GO). A formalização da associação se deu a partir da segunda assembleia geral ocorrida no mesmo espaço, em maio de 2006.

A palavra ABIB não é originalmente uma sigla, mas sim um símbolo, oriundo da palavra hebraica abib que significa “primavera”. Esta palavra aparece nos textos bíblicos, sendo também o nome de uma das maiores cidades no território israelense, que brotou praticamente do deserto a partir do cultivo e da modernização implementada após a criação do moderno Estado de Israel.

Florescimento no meio do deserto – é o que a leitura bíblica faz na vida de seus leitores e leitoras, por isso a palavra abib foi carinhosamente adaptada como sigla da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica.