O período de submissão do modelo Artigo já está encerrado

Dados do trabalho

16/01/2023 até 05/03/2023

A apresentação de trabalhos é proposta como um espaço de diálogo, possibilitando troca de experiências e vivências. Visa-se favorecer o compartilhamento de conhecimentos por meio da intersecção entre três eixos, com a finalidade de se potencializar a criação de redes de pesquisa acerca dessa temática contemporânea. Os trabalhos podem ser enquadrados em um ou mais eixos temáticos.

EIXO 1 | FUNDAMENTOS

Processos de pesquisa e a temática patrimonial: modos de construção horizontais a partir da academia. Procura levantar debates acerca dos processos de pesquisa que se inserem na temática patrimonial, considerando, em especial, os modos de construção horizontal em conjunto a outros agentes, como a população. Desse modo, adentra-se em discussões de conceitos que permeiam a base teórica utilizada no Patrimônio Cultural.

_Metodologias pautadas em relações mais inclusivas e horizontais na construção do conhecimento

_O papel dos pesquisadores no processo de construção do conhecimento horizontal

_Ações promovidas pela academia em relação à diversidade cultural brasileira


 

EIXO 2 | PRÁTICAS

As práticas de comunidades, grupos e indivíduo: processos de elaboração, identificação e preservação de referências culturais coletivas. O foco recai sobre as comunidades, grupos e indivíduos que se identificam com determinado processo ou bem considerado como Patrimônio Cultural (oficializado ou não) e, desse modo, posicionam-se como agentes ativos em eventuais processos de identificação, inventariação e/ou tombamento/registro desses bens.

_Inclusão de grupos sociais nos processos de patrimonialização

_Resultados da participação dos agentes (inventário, tombamento, registro)


 

EIXO 3 | POLÍTICAS

Políticas para o Patrimônio Cultural: as instituições no estudo, inventariação, tombamento/registro, manutenção, recuperação e demais intervenções nos bens patrimoniais. Busca discutir o tratamento geral para com o Patrimônio Cultural dentro das instituições e organizações — que geralmente detém a guarda dos bens oficialmente reconhecidos — em todas as etapas envolvidas nas relações dessas instituições com o Patrimônio Cultural: estudo, inventariação, tombamento/registro, manutenção, recuperação e demais intervenções etc.

_Representatividade e diversidade nas instâncias de poder institucionais

_Políticas institucionais voltadas para o patrimônio cultural

_Ações desenvolvidas no campo do patrimônio cultural dentro das instituições

Os trabalhos aprovados serão selecionados para publicação em uma edição especial da revista Risco, disponível em: https://www.revistas.usp.br/risco