Prof. Dr. Credine Silva de Menezes


Desde os primeiros momentos da era da informática, os esforços para usufruir dos seus benefícios no contexto educacional estão presentes. Nas primeiras décadas, os principais obstáculos eram o custo dos equipamentos e a ausência de conexão entre os equipamentos disponíveis. Os preços dos equipamentos computacionais tiveram drástica redução e a chegada da internet possibilitou a conexão de equipamentos com elevada capilaridade. Ainda que as pesquisas em busca de tecnologias educacionais apoiadas pelos recursos da informática, prossigam, ainda não dispomos de resultados que nos permitam assegurar que atingimos um novo patamar de inteligência em decorrência do uso das tecnologias digitais nos processos educacionais.  Neste contexto, pesquisadores de vanguarda argumentam a favor da adoção do conceito de Ecologias da Aprendizagem para romper com a cultura transmissiva da escola e com as barreiras que isolam a escola do cotidiano. Nesta palestra, através da perspectiva das Ecologias da Aprendizagem, abordaremos como as tecnologias digitais podem oferecer maior flexibilidade na concepção de ambientes de aprendizagem inovadores, criando soluções pedagógicas que se concentrem nas relações entre os sujeitos do processo educacional e destes com os objetos de conhecimento. Dessa forma, torna-se possível fazer melhores combinações das tecnologias com cada situação de interação. Apresentaremos exemplos práticos de organização das interações baseadas no framework construtivista "Arquiteturas Pedagógicas para Aprendizagem em Rede". Entre os quais destacamos: Projetos de Aprendizagem, Debates de Teses, Jogos Digitais e Simulação de Sistemas.


Data: 23/08
Horário: 18:30 - 19:30
Local: Campus Tapajós / Auditório Tapajós

Compartilhe!