Profa. Dra. Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças

Universidade Federal da Paraíba

Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças (http://lattes.cnpq.br/1095204533816403) é professora associada da UFPB – Campus IV (Rio Tinto-PB) atuando nos cursos de Sistemas de Informação e Licenciatura em Ciência da Computação. Atua na área de  educação em computação, informática na educação e engenharia de software, tendo orientado diversos trabalhos e se envolvido em projetos de pesquisa, ensino e extensão envolvendo o ensino de computação e a produção de aplicativos e sistemas para apoiar a educação ou outras áreas.  Já atuou também, como desenvolvedora de software e coach no Projeto OurGrid pela UFCG/LSD, fez estágio de verão na Google e trabalhou também como Engenheira de Software no CESAR. Possui graduação em Ciência da Computação pela UFPB (no Campus da atual UFCG), Mestrado em Ciência da Computação pela UFPE e doutorado em Ciência da Computação pela UFCG.

Prof. Dr. Celson Lima

Universidade Federal do Oeste do Pará

Diretor da Agência de Inovação Tecnológica (AIT) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Professor Associado do Programa de Computação da UFOPA. Áreas de atuação: Inovação educacional; Sistemas de Inovação; Gestão do Conhecimento.

Prof. Dr. Crediné Silva de Menezes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Inteligência Artificial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-doutoramento no Programa de Doutorado em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, lotado no Departamento de Estudos Básicos da Faculdade de Educação e é vice Diretor do Centro Interdisciplinar de Tecnologias da Educação (CINTED/UFRGS). Atua como docente do Programa de Doutorado em Informática na Educação (PGIE/UFRGS), como docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Espírito Santo). Seus interesses de pesquisa concentram-se nos seguintes temas: ambientes inteligentes para apoio à aprendizagem, computadores e educação, internet e educação, objetos digitais para aprendizagem interacionista, arquiteturas pedagógicas, pensamento computacional, formação de professores para uso pedagógico das Tecnologias Digitais, Educação a Distância mediada por redes digitais e Ecologia da Aprendizagem na Cultura Digital.

Prof. Dr. Guilherme Xavier

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre e Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é pesquisador vinculado ao DeSSIn (Grupo de Estudos Design na Leitura de Sujeitos e Suportes em Interação), supervisor do eixo temático Design e Tecnologia pelo LINC (Laboratório Linguagem, Interação e Construção de sentidos/Design), supervisor do NINJA (Núcleo Interdisciplinar de Jogos Aplicados) e membro do Núcleo Docente Estruturante da Habilitação de Mídia Digital do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Editor da revista internacional Acta Ludica (ISSN 2527-0257), ludólogo e game designer da Donsoft Entertainment e da Voxels VR, além de autor e palestrante em simpósios e congressos na área do entretenimento eletrônico, investiga e produz ficção científica, tendo nesse gênero literário oportunidade de ensaiar perspectivas projetivas sobre tendências para as esferas sociais, técnicas e ambientais.

Profa. Dra. Liviane Ponte Rego

Universidade Federal do Oeste do Pará

Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Pará (2006). Possui mestrado em Engenharia Elétrica, na área de computação aplicada, também pela Universidade Federal do Pará (2009), doutorado em Computação Aplicada pela Universidade Federal do Pará (2016) e possui estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Pará também na área de computação aplicada (2018). Professora da Faculdade de Licenciatura em Informática Educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará Campus Santarém trabalhando com mineração de dados na área educacional. Já desenvolveu trabalhos em telecomunicação, na área de projetos e implantação de sistemas irradiantes e atualmente desenvolve pesquisas na área de Ciência de Dados, onde atua em temas como descoberta de padrões e suporte à decisão em bases de dados públicas, predição de consumo de energia elétrica, entre outros. Na área de extensão, compõe a equipe do Meninas Paidéguas, projeto pertencente ao Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), onde desenvolve atividades relacionadas com o ensino de programação, pensamento computacional e computação plugada/desplugada para alunas do ensino básico público.

Prof. Dr. Rodrigo Rebouças de Almeida

Universidade Federal da Paraíba

Rodrigo Rebouças é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua como professor e pesquisador no Departamento de Ciências Exatas da Universidade Federal da Paraíba. Possui mais de 10 anos de experiência coordenando projetos de pesquisa, extensão e capacitação em colaboração com empresas, fundou duas startups e trabalhou na Dataprev na área de arquitetura de software. Rodrigo é host do podcast Engenharia.Software, um projeto de extensão voltado à entrevistas e divulgação do desenvolvimento de software. Suas áreas de pesquisa incluem engenharia de software empírica, gerenciamento de dívidas técnicas e uso de jogos de tabuleiro como ferramentas educacionais. Com uma trajetória de 25 anos como professor, é pai de duas filhas, ciclista, entusiasta de boardgames e apreciador de café.

Raimundo das Graças Lima Xavier

Projeto Social Ação Parceiros/ Kits Educacionais Miritilab para Aprendizagem Criativa

Raimundo das Graças Lima Xavier, educador social, fundador/coordenador do  Projeto Social Ação Parceiros, do Espaço de Aprendizagem Criativa e dos Kits  Educacionais MiritiLab para Aprendizagem Criativa. Analista de sistemas, Técnico em eletrônica, Fellowsship Instituto de Tecnologia de Massachuttes, Scratch  Education Collaborative – Scratch Foundation/Mit Media Lab, Embaixador Expofavela Desafio da Globo 2022, Formação na Escola de Negócios da Fundação  Dom Cabral e Liderança em Negócios das Favelas – Falcons University – Gerando Falções.

Profa. Dra. Taciana Pontual da Rocha Falcão

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora e pesquisadora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e membro dos Programas de Pós-Graduação em: Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG-UFRPE) e Informática Aplicada (PPGIA-UFRPE) Doutora pelo Institute of Education (IoE), University of London, UK (2014), graduação (2004) e mestrado (2007) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi designer de interação no CESAR Recife de 2010 a 2013, e pesquisadora do London Knowledge Lab (University of London) na área de interfaces tangíveis para educação, de 2008 a 2010. Também já trabalhou no NAAH/S-Recife, núcleo de atividades para crianças com altas habilidades. Fez pós-doutoramento na Universidade McGill - Canadá, trabalhando com desenvolvimento de tecnologias para apoiar a comunicação de idosos. Atua nas áreas de Tecnologias na Educação, Interação Humano-Computador (IHC), e Educação em Computação. Seus interesses incluem: tecnologias para educação, educação em computação, pensamento computacional, jogos digitais em contextos educacionais, usabilidade, experiência do usuário e acessibilidade.

Profa. Dra. Yomara Pinheiro Pires

Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Tecnólogo Em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2003) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pará , atuando na Faculdade de Computação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA/UFPA) no Campus Universitário de Castanhal. É coordenadora do PPGEAA/UFPA ,em nível de mestrado. Coordena o projeto Meninas Paid'éguas, projeto pertencente ao Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade do Campus Universitário de Castanhal (NAcess). Tem experiência em pesquisas na área Multidisciplinar das Ciências Biológicas e da Saúde com ênfase em Saúde humana e Ambiental, e na área da Ciência da Computação e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de software, informática e educação, inteligência artificial, acessibilidade web, mineração de dados e computação afetiva.