Promovido pelo CUME – Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura e Memória (Unifesp/USP) e com apoio do LabhPac e da Rede Brasileira de História Pública (RBHP), o Seminário de Pesquisa Cultura Pop e Ação Historiadora constitui-se como espaço para reflexões provocativas sobre a relação entre a cultura pop e a história: como objeto de análise da comunidade historiadora, como campo de observação (com conjuntos de fontes específicos, capazes de fornecer materiais e suscitar interpretações para diversas perspectivas de estudo histórico) e como linguagem (enquanto recurso de comunicação da pesquisa histórica e de desenvolvimento de práticas participativas de investigação, em diálogo com a história pública).

O evento parte do entendimento da cultura pop – em suas múltiplas e por vezes conflitantes elaborações conceituais – como um elemento estruturante da contemporaneidade. Busca-se, a partir dele, construir espaços de diálogo, reflexão, trocas e compartilhamentos de experiência que permitam despertar uma reflexão coletiva acerca de como a comunidade historiadora pode se aproximar, tensionar e problematizar seus produtos, sujeitos, relações e produções – e como ela, de fato, tem feito isso. Assume-se, de saída, a relevância da cultura pop como um elemento que produz identificações, subjetividades, memórias, relatos (auto)biográficos e representações que informam sobre as relações entre o individual e o coletivo, sujeito e nação, mercado e Estado, academia e sociedade, transitando entre esses pólos e suas nuances.

Com grande abrangência e diversidade temática, o Seminário de Pesquisa Cultura Pop e Ação Historiadora tem como proposta convidar pessoas comprometidas com a análise dos fenômenos da cultura pop – que remontam ao século XX, mas que intensificaram-se a partir dos anos 1980, e suas atualizações/expansões no século XXI – a apresentar suas pesquisas, iniciando um diálogo em rede. A chamada para trabalhos está aberta até 10 de agosto de 2025. São bem-vindas propostas de resumos em múltiplos níveis (professores, pesquisadores, profissionais e estudantes) que remetam a investigações ou reflexões sobre a cultura pop, formuladas a partir da prática historiadora.

Percorrendo discussões e problemas teóricos e conceituais estruturantes na construção de uma agenda de investigações sobre a cultura pop dentro da disciplina da História, o seminário buscará abarcar, entre outros, trabalhos pertinentes a:

  1. Desafios, abordagens metodológicas, experiências historiográficas com, através e na análise da cultura pop;

  2. Cultura pop, mercado, indústria e consumo;

  3. Fontes, memórias, arquivos e objetos da cultura pop no tempo presente;

  4. Intersecções entre cultura pop, identidades e interseccionalidades na construção das subjetividades contemporâneas;

  5. Engajamentos, política e manifestações no espaço público;

  6. Cultura pop, produção historiográfica e as suas múltiplas linguagens e expressões artísticas;

  7. Trajetórias, percursos e experiências de grupos e sujeitos no campo da cultura pop;

  8. Oralidades, memórias e narrativas de pertencimento, lembrança ou afetos;

  9. Fandoms e redes sociais como espaços de produção de memória;

  10. História do tempo presente e disputas narrativas: polêmicas e funções da cultura pop no presente.

Em cada um desses eixos, adotamos uma perspectiva ampla, considerando que os trabalhos podem abordar diversas manifestações no âmbito do pop: música, televisão, quadrinhos, games, esportes, redes sociais, streamings e cultura digital, moda, entre outros.

Provocando refletir sobre a cultura pop, seus atravessamentos na contemporaneidade e diferentes ações historiadoras possíveis, o Seminário de Pesquisa Cultura Pop e Ação Historiadora chama a comunidade historiadora para, ao longo de dois dias de intensos encontros virtuais, ouvir, ver, sentir, experienciar e problematizar um eixo estruturante de nosso tempo presente. Por isso, historians: get in formation and Let's Go!

Data do evento

1 de outubro de 2025, 09h00 até 2 de outubro de 2025, 21h00

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
O link do evento ainda não foi informado