CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA FONAPER

CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA FONAPER - LAICIDADE E ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA BNCC

Objetivo Geral:

Proporcionar formação continuada para gestores, estudantes e professores que atuam com o componente curricular Ensino Religioso, a fim de qualificar a compreensão e as práticas pedagógicas no contexto das escolas brasileiras.

Objetivos específicos:

  • Discutir conceitos essenciais para assegurar uma educação inclusiva e cidadã, como laicidade, democracia e liberdade religiosa;

  • Problematizar situações de racismo religioso e intolerâncias que transversalizam a escola e o Ensino Religioso;

  • Apreender aspectos históricos do Ensino Religioso no contexto da Educação Básica brasileira e seus reflexos na atualidade;

  • Compreender os princípios e fundamentos pedagógicos do Ensino Religioso na BNCC;

  • Refletir sobre abordagens metodológicas e avaliação da aprendizagem no Ensino Religioso;

  • Elaborar e socializar práticas pedagógicas de Ensino Religioso não confessional.

Módulos:

  1. Democracia, laicidade na educação e liberdade religiosa - 10h
  2. Racismo religioso e intolerâncias - 10h
  3. História e legislação do Ensino Religioso no Brasil (cartilha) - 10h
  4. Ensino Religioso na Educação Básica brasileira (cartilha) - 10h
  5. Ensino Religioso na BNCC: princípios e fundamentos - 10h
  6. Metodologias para o Ensino Religioso - 10h
  7. Avaliação da aprendizagem no Ensino Religioso - 5h
  8. Seminário de práticas pedagógicas de Ensino Religioso - 20h

Total: 90h

Metodologia

Cada módulo iniciará com uma mesa redonda com profissionais especialistas no tema, conforme as datas definidas no cronograma. A partir da mesa inicial, será disponibilizado no Google Sala de Aula textos e atividades de estudo complementares para cada um dos módulos. No decorrer do curso, cada cursista deverá selecionar a temática de um módulo para planejar e desenvolver uma prática pedagógica em seu campo de atuação, preferencialmente que seja nas aulas de ensino religioso, na Educação Básica. Essa atividade deverá servir de base para a elaboração do relato da prática pedagógica a ser apresentada/entregue no Seminário Final do curso.

Avaliação: A avaliação do curso ocorrerá por meio da participação virtual, realização de leituras complementares e participação no seminário de práticas pedagógicas de ER.

Certificação: A certificação será concedida para os cursistas que obtiverem 75% de participação, que será comprovada por meio da assinatura dos formulários de presença disponibilizados em cada encontro. O certificado será emitido pela Faculdade Unida de Vitória/ES, em parceria com a PUC Minas e o FONAPER.

Para facilitar o ingresso à plataforma, pedimos que os(as) inscritos(as) disponibilizem e-mail do GMAIL.

O LINK PARA ACESSO AO GOOGLE SALA DE AULA SERÁ DISPONIBILIZADO POR E-MAIL.

Leia mais... →

Data do evento

28 de outubro de 2024, 00h00 até 10 de maio de 2025, 00h00

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
O link do evento ainda não foi informado