CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA FONAPER
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA FONAPER - LAICIDADE E ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA BNCC
Objetivo Geral:
Proporcionar formação continuada para gestores, estudantes e professores que atuam com o componente curricular Ensino Religioso, a fim de qualificar a compreensão e as práticas pedagógicas no contexto das escolas brasileiras.
Objetivos específicos:
-
Discutir conceitos essenciais para assegurar uma educação inclusiva e cidadã, como laicidade, democracia e liberdade religiosa;
-
Problematizar situações de racismo religioso e intolerâncias que transversalizam a escola e o Ensino Religioso;
-
Apreender aspectos históricos do Ensino Religioso no contexto da Educação Básica brasileira e seus reflexos na atualidade;
-
Compreender os princípios e fundamentos pedagógicos do Ensino Religioso na BNCC;
-
Refletir sobre abordagens metodológicas e avaliação da aprendizagem no Ensino Religioso;
-
Elaborar e socializar práticas pedagógicas de Ensino Religioso não confessional.
Módulos:
- Democracia, laicidade na educação e liberdade religiosa - 10h
- Racismo religioso e intolerâncias - 10h
- História e legislação do Ensino Religioso no Brasil (cartilha) - 10h
- Ensino Religioso na Educação Básica brasileira (cartilha) - 10h
- Ensino Religioso na BNCC: princípios e fundamentos - 10h
- Metodologias para o Ensino Religioso - 10h
- Avaliação da aprendizagem no Ensino Religioso - 5h
- Seminário de práticas pedagógicas de Ensino Religioso - 20h
Total: 90h
Metodologia
Cada módulo iniciará com uma mesa redonda com profissionais especialistas no tema, conforme as datas definidas no cronograma. A partir da mesa inicial, será disponibilizado no Google Sala de Aula textos e atividades de estudo complementares para cada um dos módulos. No decorrer do curso, cada cursista deverá selecionar a temática de um módulo para planejar e desenvolver uma prática pedagógica em seu campo de atuação, preferencialmente que seja nas aulas de ensino religioso, na Educação Básica. Essa atividade deverá servir de base para a elaboração do relato da prática pedagógica a ser apresentada/entregue no Seminário Final do curso.
Avaliação: A avaliação do curso ocorrerá por meio da participação virtual, realização de leituras complementares e participação no seminário de práticas pedagógicas de ER.
Certificação: A certificação será concedida para os cursistas que obtiverem 75% de participação, que será comprovada por meio da assinatura dos formulários de presença disponibilizados em cada encontro. O certificado será emitido pela Faculdade Unida de Vitória/ES, em parceria com a PUC Minas e o FONAPER.
Para facilitar o ingresso à plataforma, pedimos que os(as) inscritos(as) disponibilizem e-mail do GMAIL.
O LINK PARA ACESSO AO GOOGLE SALA DE AULA SERÁ DISPONIBILIZADO POR E-MAIL.
28 de outubro de 2024, 00h00 até 10 de maio de 2025, 00h00
Evento Online
O link do evento ainda não foi informado
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.