Gustavo Claudiano Martins

SEDU - ES

Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (bolsista CAPES) com período sanduíche no Princeton Theological Seminary (Doctoral Research Scholars Program), mestre em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (bolsista CAPES). Membro do Núcleo de Estudos em Protestantismos e Teologias (NEPROTES) e da Sociedade Internacional Rubem Alves (SIRA), coordenador do Grupo de pesquisa CompreendER - Ensino Religioso na Educação Básica. Coordenador Adjunto de Educação Básica do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso (FONAPER). Tem interesse em: Epistemologia das Ciências da Religião; na relação entre monoteísmos e violência; na relação entre religião e educação, especialmente no que se refere à disciplina de Ensino Religioso; na obra de Rubem Alves, com foco em suas produções sobre religião e educação; na educação para formação de consciência histórico-crítica.

Tarcísio Alfonso Wickert

Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Imaculada Conceição (1994), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Alteridade, Filosofia do Direito, Teorias Criticas, atuando principalmente nos seguintes temas: sagrado e profano, existência humana, irracional e racional, ser humano e diversidade cultural-religiosa, democracia, Estado, política, teorias da justiça e Estado. É professor do Curso de Ciências da Religião da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Carlos André Macêdo Cavalcanti

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professor Doutor pela UFPE. Tem Pós-doutorado pela PUC GO. Atua na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, onde atua no ensino e na pesquisa, níveis de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Ciências e História das Religiões. Diversos livros, artigos e ensaios publicados. É um dos fundadores da Área de Ciências das Religiões na UFPB (PPGCR e CGCR), onde atuou como o primeiro Vice-Coordenador (2006 e 2007) e segundo Coordenador (2008 e 2009) da Pós-Graduação. Atua também na Pós-Graduação em História da UFPB como professor efetivo. Leciona e publica em: Ciências das Religiões, História das Religiões, Teoria do Imaginário, Sistemas Simbólicos e Arquetipais, Cuidado Espiritual e Ensino Religioso. Orientações e projetos de pesquisa são delimitados teórica e tematicamente por: Teoria do Imaginário (Gilbert Durand e Carl Jung), Ciência(s) da(s) Religião(ões), Sociologia Compreensiva (Max Weber), Análise conceitual da Intolerância e História/Historiografia da Inquisição Moderna (Sonia Siqueira). É líder do Grupo Videlicet Religiões, de Estudos em História, Diversidade e Imaginário (CNPq). Tem Mestrado (1990) e Doutorado (2001) em História pela UFPE com Dissertação e Tese sobre História das Religiões/ História da Inquisição. É Pós-Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO. Publica a coluna semanal Diversidade Religiosa no Jornal O Poder, às quintas. Foi membro fundador do Comitê Nacional da Diversidade Religiosa (CNDR) da SDH/Presidência da República. Atua na Coordenação Nacional do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - Fonaper e é membro das seguintes ONGs: Soter, Anptecre e Anpuh. Está lotado no Departamento de Ciências das Religiões da UFPB, como Professor Titular. Experiência administrativa e na gestão em coordenações e chefia públicas e privadas, além de superintendência de ONG da Sociedade Civil. Foi coordenador das Graduações em Ciências das Religiões da UFPB (Licenciatura e Bacharelado). Atualmente Coordenador do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisas sobre Formação Docente - NEPESF.

Humberto Ramos de Oliveira Jr.

Otros Cruces

Formado em Direito (FDSM), mestre em Ciências da Religião (UMESP) e doutor em Sociologia (UFSCar). É coordenador da organização Otros Cruces no Brasil, sendo também responsável pelo Observatório de Religião e Direitos Humanos, projeto desenvolvido no âmbito dessa instituição.

Ângela Cristina Borges Marques

Unimontes

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros ; Mestrado e Doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É professora da Universidade Estadual de Montes Claros. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros/UNIMONTES. Tutora do Programa de Educação Tutorial em Ciência da Religião/UNIMONTES/MEC. Professora colaboradora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.Tem experiência nas áreas de Filosofia e Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Intercultural, Educação Intercultural, Crítica Decolonial, Interculturalidade Crítica, Ensino Religioso, Educação para as relações étinico-raciais e Religiões Brasileiras de Matriz Africana.

Taciana Brasil dos Santos

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutoranda no Promestre - FaE/UFMG. Doutora em Ciências da Religião pela PUC Minas. Mestre em Educação pela FaE/UFMG. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (2009). Coordenadora de Educação Básica do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso - FONAPER (Gestão 2019-2022). Professora substituta de História da Educação na FaE/UFMG. Professora e redatora na área de Ensino Religioso no programa Se Liga na Educação (PROFIP - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores - SEEMG). Dedica-se principalmente aos seguintes temas: educação, religião, história, teologia e exegese.

Giseli do Prado Siqueira

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Guaxupé (1992), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e doutorado em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Professora do Departamento de Ciências da Religião e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro do grupo de pesquisa Religião, Educação, Ecologia, Libertação e Diálogo - REDECLID (PUCMinas) e líder do grupo Filosofia, Religiosidade e suas interfaces (PUC.Minas). Atua e pesquisa nas áreas de: educação, ensino religioso, laicidade, interculturalidade, religiosidade popular, agentes do oficio de benzer e manifestações religiosas.

Elcio Cecchetti

Universidade Regional de Blumenau (FURB) Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutor e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Realizou estágio doutoral na Universidade de Salamanca (Espanha) entre out./14 e out./15. Graduado em Ciências da Religião-Licenciatura em Ensino Religioso pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor dos cursos de licenciatura em Ciências da Religião da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e da Universidade Regional de Blumenau (FURB). É presidente da Cooperativa de Trabalho, Formação, Assessoria e Desenvolvimento Educacional (COOPERAÇÃO). É presidente do Fórum Nacional de Associações Científicas de Ciências da Religião, Teologia e Ensino Religioso (FACRETER). É vice-líder do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB). É membro do Grupo de Pesquisa SULEAR (Educação Intercultural e Pedagogias Decoloniais na América Latina - Unochapecó) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Histórias de Instituições Escolares de Santa Catarina (GEPHIESC/UFSC). É membro do Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC). Atuou como servidor efetivo na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED/SC) entre 2017-2017 e 2022-2023. Prestou assessoria pedagógica ao Colégio Uno (Novo Ensino Médio) entre 2021 a 2024. Foi coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião-EAD e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unochapecó entre 2017-2021. Foi coordenador Geral do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) de 2017 a 2022. Foi Membro titular do Comitê Nacional de Respeito a Diversidade Religiosa do Ministério dos Direitos Humanos (CNRDR/MDH) entre 2014 e 2018. Foi redator e leitor crítico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) entre 2013 e 2017. Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação continuada de educadores, currículo, avaliação da aprendizagem, ensino religioso e interculturalidade

Giordano Silva Costa

Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED)

Mestrando em CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES pela FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA e possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (AM) (2009) e Pós Graduação em ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR pela Claretiano (SP) (2015). Atualmente é professor formador na SEMED (Secretaria Municipal de Educação de Manaus) atuando com formação continuada na área do Ensino Religioso com os professores dos Anos Finais.

Adecir Pozzer

Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Secretaria de Estado da Educação de SC (SED)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2020), com período Sanduíche na USAL/Espanha, entre agosto 2018 a junho 2019 (Bolsista CAPES). Mestrado em Educação pela UFSC (2013). Graduação em Ciências da Religião - Licenciatura em Ensino Religioso pela Universidade Regional de Blumenau (FURB, 2010). Especialização em Formação de Professores para o Ensino Religioso (2006) e Bacharel em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR, 2002). Membro dos grupos de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB), Hermenêuticas da Cultura, Mundo e Educação (PPGE/UFSC) e Redes SUR Paidéia (Univ. de la Republica del Uruguay) e da Rede Latino-Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais (REDYALA). Assistente técnico-pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, atuando na assessoria da Diretoria de Ensino. Professor em caráter temporário da FURB. Membro titular do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis/SC. Associado e Coordenador do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER - gestão 2010-2012; 2023-2025). Integrante da Comissão de Especialistas redatores da Base Nacional Comum Curricular (MEC-2015-2017). Atua nas áreas de Educação e Ciências da Religião, com ênfase nos temas: formação humana e de professores, interculturalidade, direitos humanos, hermenêutica contemporânea, pesquisa e práticas educativas, processo de ensino-aprendizagem, avaliação formativa, (de)colonialidade do saber, diálogo inter-religioso, diversidade religiosa, ensino religioso.

Selma Correia Rosseto

Rede Municipal de Vila Velha/ES

Doutora em Ciências da Religião pela PUC-Minas, Mestre em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória, Graduada em História e atualmente leciona o Componente Curricular de Ensino Religioso na rede de Ensino da Prefeitura Municipal de Vila Velha -ES. Atua na coordenação/Financeiro do FONAPER.

Sônia Maria Dias

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Doutora em Ciências da Religião (PUC-Minas - 2022); Mestra em Teologia: Religião e Educação com Infância e Juventude (EST-RS. 2012); Especialista em Docência Universitária - PUC Goiás (2002); Graduada em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa PUC - Goiás (2001), Pedagogia - VIX-ES (2014). Graduanda em Ciências da Religião - UNOChapecó.

Nathália Ferreira de Sousa Martins

Faculdade UNIDA de Vitória/ES

Doutora em Ciência da Religião - Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsista CAPES (2022), com a tese indicada ao IX Prêmio SOTER-Paulinas de Teses - Prêmio Afonso Maria Ligorio Soares (2024). Mestra em Ciência da Religião - Universidade Federal de Juiz de Fora - Bolsista da CAPES (2018). Especialista em Ensino Religioso - Faculdade Unida de Vitória (2016). Licenciada em Ciências da Religião - ETEP (2022). Licenciada em Pedagogia - FAFIT (2020). Licenciada em Filosofia - Comunidade Bíblica Sinal (2015). Bacharela em Teologia pela Faculdade Unida de Vitória (2013). Professora da Faculdade Unida de Vitória atuando na graduação em Teologia, no Mestrado e Doutorado Profissional em Ciências das Religiões. Professora na rede estadual de educação do estado do Espírito Santo (SEDU) dos componentes curriculares Ensino Religioso e Filosofia, assim como dos componentes curriculares da parte diversifica do currículo Projeto de Vida, Estudo Orientado e Eletiva. Coordenadora Adjunta do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso (FONAPER) gestão 2023 - 2026. Coordenadora do Grupo de Pesquisa, vinculado ao CNPQ, "CompreendER: Ensino Religioso na Educação Básica" (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4078619083736653). Tem experiência na área de Educação, Ciência da Religião com ênfase em Ensino Religioso.

Simone Riske Koch

Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui doutorado em Desenvolvimento Regional - PPGDR/FURB (2022), mestrado em Educação FURB (2007), graduação em Ciências da Religião - Licenciatura em Ensino Religioso (2000) e Pedagogia (2002), especialização em Fundamentos e Metodologia do Ensino Religioso (2002). Atua como Professora e Coordenadora do Curso de Ciências da Religião - Licenciatura, Profa. Colaboradora no PPGE/ FURB. Trabalha na formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Está na Coordenação Institucional do PIBID na FURB. Coordena a Rede Nacional das Licenciaturas em Ensino Religioso - RELER/FONAPER. É membro do Grupo de Pesquisa: Ethos, Alteridade e Desenvolvimento - GPEAD/FURB, Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas -- GPFORPE/FURB e Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais - GPePPE/UNIPLAC. Integra a REDYALA - Rede Latino Americana de Diálogos Decoloniais e Interculturais e a RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes. Trabalha com formação Docente - Inicial e Continuada, Educação, com ênfase em Ensino Religioso e Diversidades, práticas educativas e currículo.

Marcos Rodrigues da Silva

Universidade Regional de Blumenau - FURB

Possui Graduação em Bacharel de Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1984); Mestre em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (1997); Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014); Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB). É bolsista do Programa Nacional de pós-doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES/MEC. Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores da Rede Estadual (GEREDs) sobre História da África e Africanidades. Foi consultor da elaboração da Proposta Curricular da Rede Estadual de Santa Catarina. Atua como palestrante nos municípios de Santa Catarina e Paraná sobre a aplicabilidade da Lei nº 10.639 e da Lei nº 11.645 no currículo. É autor e co-autor de livros sobre a temática África e Africanidades Brasileiras. Atua principalmente nos seguintes temas: Teologia, Diversidade Cultural, Aspectos Sociais, História do Negro na América Latina e no Brasil e Religiões Tradicionais Africanas e Latino-Americanas.

Martha Valéria da Silva Santos

SEMED-São Miguel dos Campos/Al

Cursa Sociologia (UNIFAHE/2024), possui especialização em Psicopedagogia, especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica Premium(FACUMINAS/2022), graduação em Pedagogia com licenciatura em Educação Infantil (Faculdade Pio x/2009). Desenvolve Pesquisas na área da Educação Antirracista (A IMPORTÂNCIA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ROTEIRO, AL, BRASIL) e na área da avaliação DIAGNÓSTICO PARA PLANEJAMENTO E AÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICIPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, AL, BRASIL. É Técnica de Avalição e Dados (SEMED-São Miguel dos Campos/Al); Articuladora 2ª Gere (Escola Municipal Noêmia Bastos - São Miguel dos Campos/Al). Em 20023 foi Professora Formadora da SEMED-São Miguel dos Campos/Al; Entre 2021 e 2022,  foi pestrante na área da Educação Antirracista e gestora de projetos (MS PROJETOS).