1. Docente:

Allyne Evellyn Freitas Gomes

 

  1. Mini currículo do docente (titulações):

Psicóloga 02/17920

Psicopedagoga

Mestre em Psicologia UFPE

Doutoranda em Psicologia UFPE

Psicanalista em formação

  1. Nome do curso (descrever de maneira criativa e atrativa):

Sexo, diversidade de gênero, sexualidades e psicanálise: Será mesmo que Freud explica?

 

  1. Data e horário da realização (de acordo com os dias disponíveis):

Dias 19 e 21- terça e quinta – das 19h às 22h

 

  1. Resumo da proposta (em linhas gerais descrever a pertinência do curso):

Este curso tem como proposta apresentar e aprofundar a discussão sobre sexualidade (s), o sexo e suas mais diversas práticas, disfunções sexuais; além de propor um olhar contemporâneo para as diversidades de gênero que se apresentam na atualidade. A teoria de Freud será utilizada como ponto de partida através do conceito de libido e do desenvolvimento psicossexual dos seres humanos. Utilizaremos a discussão sobre as diversidades de práticas sexuais e fetiches, os gêneros, a diversidade sexual, a teoria Queer e os estudos sobre a sexologia de base psicanalítica.

Nosso objetivo é propor um curso onde o aluno poderá conhecer a diversidade do universo da sexualidade humana a luz do referencial psicanalítico e propor reflexões e debates sobre os temas.

 

  1. Objetivos do curso (finalidade do projeto):

Nosso objetivo é propor um curso onde o aluno poderá conhecer a diversidade do universo da sexualidade humana a luz do referencial psicanalítico e propor reflexões e debates sobre os temas.

Esse curso é um tema transversal inclusive da disciplina de psicologia do desenvolvimento humano no curso de pedagogia.

 

 

  1. Metodologia (descrição de como serão desenvolvidas as atividades):

O curso acontecerá em 2 encontros de 4h.

O primeiro encontro teremos um debate dos principais conceitos e das perguntas levantadas pelos alunos. Será, portanto, uma atividade expositiva dialogada.

No segundo dia de encontro teremos uma atividade de pesquisa de mídias sobre temas relacionados a diversidade de gênero, sexualidades, disfunções sexuais entre temas transversais ao debate do curso. Cada aluno pode apresentar duas mídias sejam elas músicas, vídeos, charges, propagandas de produtos e ele deve propor uma discussão sobre o porquê escolheu essa mídia. Assim teremos um segundo dia de fixação do conhecimento através dessa metodologia ativa de sala de aula invertida.

 

 

  1. Cronograma (definição das etapas):
  1. Aula expositiva
  2. Debate
  3. Propor os temas e atividades a serem apresentados no segundo encontro
  4. Realização da atividade de sala de aula invertida
  5. Apresentação e Debate
  6. Fechamento do curso – com a auto avaliação do aluno sobre sua experiência de aprendizado.
  7. Avaliação do curso e sugestões

 

  1. Público alvo (citar os cursos e áreas):

 

Pedagogia, psicologia, psicanalise, profissionais de saúde entre outras áreas.

 

  1. Observações:

 

 

 

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