Sexo, diversidade de gênero, sexualidades e psicanálise: Será mesmo que Freud explica?
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Allyne Evellyn Freitas Gomes
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Psicóloga 02/17920 Psicopedagoga Mestre em Psicologia UFPE Doutoranda em Psicologia UFPE Psicanalista em formação |
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Sexo, diversidade de gênero, sexualidades e psicanálise: Será mesmo que Freud explica?
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Dias 19 e 21- terça e quinta – das 19h às 22h
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Este curso tem como proposta apresentar e aprofundar a discussão sobre sexualidade (s), o sexo e suas mais diversas práticas, disfunções sexuais; além de propor um olhar contemporâneo para as diversidades de gênero que se apresentam na atualidade. A teoria de Freud será utilizada como ponto de partida através do conceito de libido e do desenvolvimento psicossexual dos seres humanos. Utilizaremos a discussão sobre as diversidades de práticas sexuais e fetiches, os gêneros, a diversidade sexual, a teoria Queer e os estudos sobre a sexologia de base psicanalítica. Nosso objetivo é propor um curso onde o aluno poderá conhecer a diversidade do universo da sexualidade humana a luz do referencial psicanalítico e propor reflexões e debates sobre os temas.
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Nosso objetivo é propor um curso onde o aluno poderá conhecer a diversidade do universo da sexualidade humana a luz do referencial psicanalítico e propor reflexões e debates sobre os temas. Esse curso é um tema transversal inclusive da disciplina de psicologia do desenvolvimento humano no curso de pedagogia.
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O curso acontecerá em 2 encontros de 4h. O primeiro encontro teremos um debate dos principais conceitos e das perguntas levantadas pelos alunos. Será, portanto, uma atividade expositiva dialogada. No segundo dia de encontro teremos uma atividade de pesquisa de mídias sobre temas relacionados a diversidade de gênero, sexualidades, disfunções sexuais entre temas transversais ao debate do curso. Cada aluno pode apresentar duas mídias sejam elas músicas, vídeos, charges, propagandas de produtos e ele deve propor uma discussão sobre o porquê escolheu essa mídia. Assim teremos um segundo dia de fixação do conhecimento através dessa metodologia ativa de sala de aula invertida.
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Pedagogia, psicologia, psicanalise, profissionais de saúde entre outras áreas.
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