GEPESADES é um grupo de pesquisas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto que busca desenvolver estudos sobre as interfaces entre a enfermagem, saúde global, direitos humanos e desenvolvimento humano, realizar  pesquisas interdisciplinares focando as interrelações entre a enfermagem, saúde global, direitos humanos e desenvolvimento humano,  integração dos temas estudados e discutidos pelo grupo no ensino de graduação e pós-graduação em enfermagem e em outras áreas da saúde e relacionadas, além de promover estratégias de disseminação e compartilhamento do conhecimento gerado pelo grupo à comunidade.

Linhas de Pesquisa:

  • Direitos Humanos, Direito à Saúde e Saúde Mental

  • Saúde e Desenvolvimento: direito à saúde e controle social

  • Saúde Global e Diplomacia em Saúde

  • Ética, Bioética e Biodireito

O GEPESADES foi formalmente certificado pela Universidade de São Paulo e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em julho de 2010. Está, portanto, em processo de construção e consolidação.


Fundada no ano de 2013, a Liga de Direitos Humanos e Saúde da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, tem como objetivo fortalecer as ações de estudo, reflexão, discussão, pesquisa e extensão entre graduandos de Enfermagem e outros interessados sobre as interações existentes entre o movimento de afirmação dos Direitos Humanos e o Direito à Saúde.

Estão dentre suas ações:

  1. Promover debates entre os membros da Liga e a comunidade interna e externa à EERP sobre temas relacionados aos Direitos Humanos e a Saúde;

  2. Desenvolver estudos sobre publicações científicas, literárias e técnicas das quais possam emergir subsídios para os trabalhos do Grupo;

  3. Criar mecanismos de divulgação das ações realizadas pelo grupo para a comunidade científica e para o público em geral;

  4. Interagir com organizações governamentais, não-governamentais e sociais que desenvolvam ações ligadas aos Direitos Humanos, Saúde e Enfermagem;

  5. Desenvolver estratégias de educação em direitos humanos para grupos específicos.


O Centro de Educação em Direitos Humanos e Saúde (CEDiHuS) congrega os profissionais, alunos de pós-graduação e graduação, membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES) e os alunos membros da Liga de Direitos Humanos e Saúde (LIDiHuS) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Em resposta aos resultados de pesquisas desenvolvidas pelo GEPESADES, o CEDiHuS é criado para desenvolver iniciativas e intervenções educativas na área dos direitos humanos e sua interrelação com a saúde e o desenvolvimento, fomentando a advocacia em saúde, o engajamento da comunidade e a promoção dos direitos humanos nos níveis local, nacional e internacional.

Nossa missão é promover o reconhecimento dos direitos humanos, especialmente dos direitos à saúde e ao desenvolvimento, por meio de iniciativas de educação em direitos, visando diminuir lacunas entre a academia, a prática de profissionais de saúde e o exercício de direitos pelas pessoas.