CERTIFICADOS DO EVENTO

Postado em 14/09/2020

Prezad@s participantes do II Encontro Nietzsche e Foucault, ocorrido de 20 a 24 de julho de 2020. 

É com alegria que divulgamos a liberação dos certificados para os participantes do evento, dos minicursos e dos apresentadores de comunicações. 

Orientação: o certificado está dentro de um arquivo geral com o de todos os outros participantes na página do evento na aba CERTIFICADOS. Desse modo, é preciso localizar e cortar no PDF o seu certificado, que é composto de duas partes: uma com suas informações e a seguinte com as informações do evento, bem como o número no registro de eventos da Universidade Estadual do Piauí. 

Agradecemos à tod@s pela paciência e parceria!

Link: https://drive.google.com/drive/folders/1nAMagPgbUqvKYcl7Q8uuPlYdCCia_ORh?usp=sharing

CASO O ACESSO AO LINK NÃO ESTEJA DISPONÍVEL AO CLICK, COPIE O ENDEREÇO DO LINK NA ABA DO SEU NAVEGADOR

LINKS DAS SALAS DE COMUNICAÇÕES/APRESENTAÇÃO DE TRABALHO

Postado em 23/07/2020

COMUNICADORES ,

 

EM VIRTUDE DO CANCELAMENTO DOS LINKS DE ALGUMAS SALAS DE COMUNICAÇÃO DISPONIBILIZAMOS NOVOS LINKS DE ACESSO.

OBSERVAÇÃO 1: NÃO TIVEMOS ALTERAÇÕES NAS SALAS, APENAS NOS SEUS LINKS DE ACESSO, OS PARTICIPANTES CONTINUAM OS MESMOS. VEJAM O LINK DA SUA SALA . 

OBSERVAÇÃO 2: AS SALAS TEM O LIMITE MÁXIMO DE 100 PARTICIPANTES.

OBSERVAÇÃO 3: NÃO FAREMOS TRANSMISSÃO AO VIVO PELO CANAL DO EVENTO POIS O MESMO NÃO SUPORTA MAIS DE 11 TRANSMISSÕES AO MESMO TEMPO

LINK COM ARQUIVO DAS SALAS ABAIXO:

https://docs.google.com/document/d/13gjirjqBfl3G9ojtTsqLNf5jKO7kBzg7INkRD06veqM/edit?usp=sharing

ORGANIZAÇÃO

Postado em 30/06/2020

Organização do Evento

Alex Sousa – UFC
Jessyca Aragão – UFC
Lucas DiLacerda – UFC
Roberta Damasceno - UESPI
Ruan Nunes – UESPI
Thiago Ayres - UFPI

Colaboradores

GENi – Grupo de Estudos Nietzsche – UECE
LEFA – Laboratório de Estética e Filosofia da Arte - UFC

MINICURSOS

Postado em 30/06/2020

O II Encontro Nietzsche e Foucault : diálogos ofertará, em parceria com grupos de estudos, três minicursos:

CANAL DO EVENTO ENCONTRO NIETZSCHE E FOUCAULThttps://www.youtube.com/channel/UCuSdv5XOivm-bplau-uKPpA

ATENÇÃO: EM VIRTUDE DA LOTAÇÃO DE CURSISTAS E PROBLEMAS TÉCNICOS COM O MEET NOSSOS MINICURSOS NA DATA DE 21/07/2020 SERÃO TRANSMITIDOS AO VIVO NO CANAL DO EVENTO NO YOUTUBE.

A FREQUÊNCIA DAS AULAS ESTARÁ DISPONÍVEL COM 30 MIN DE ANTECEDÊNCIA DO FIM DA AULA.

A CERTIFICAÇÃO DOS MINICURSOS ESTÁ GARANTIDA APENAS PARA OS CURSISTAS QUE FIZERAM SUA INSCRIÇÃO NO EVENTO NO PERÍODO DE 01/07 A 18/07

[A inscrição no minicurso será confirmada mediante inscrição no evento e preenchimento do formulário ]

 

  • O "QUINTO EVANGELHO" DE ZARATUSTRA SEGUNDO NIETZSCHE

           Minicurso ofertado pelo Grupo de Estudos Nietzsche da UECE (GENI).

CANAL DO EVENTO YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UCuSdv5XOivm-bplau-uKPpA

  • INTRODUÇÃO AO CORPO SEM ORGÃOS (CSO) E À ESQUIZOANÁLISE DE DELEUZE E GUATTARI.

           Minicurso ofertado pelo Grupo de Estudos em Corpo sem Orgãos e o Grupo de estudos em Esquizoanálise do Laboratório de                                             Estética e Filosofia da Arte (LEFA)

CANAL DO EVENTO YOUTUBE : https://www.youtube.com/channel/UCuSdv5XOivm-bplau-uKPpA

  • MINICURSO - FOUCAULT E O NEOLIBERALISMO : DIAGNÓSTICOS E RESSONÂNCIAS.

           Minicurso ofertado pelo Grupo de Estudos Independente Michel Foucault (GEIMF).

CANAL DO EVENTO YOUTUBE : https://www.youtube.com/channel/UCuSdv5XOivm-bplau-uKPpA

 

 

                                   Inscrições para o Encontro Nacional dos Agentes de Trânsito ...

INFORMAÇÕES PARA OUVINTE E APRESENTADOR DE COMUNICAÇÃO ORAL

Postado em 30/06/2020

O participante do evento poderá ser ouvinte ou apresentador de trabalho. Será cobrada uma Taxa de Inscrição Solidária, e valor arrecadado será revestido em cestas básicas para os funcionários terceirizados e alunos da UESPI - Campus Parnaíba em situação de vulnerabilidade.

Ouvinte – Valor R$10,00
Apresentador de comunicação oral – Valor R$ 15,00

 

ORIENTAÇÕES PARA OUVINTES:

O participante inscrito que estiver presente em 75% das atividades do evento terá direito ao certificado de ouvinte, com 60 horas de atividades. Para cada atividade será disponibilizada uma frequência on-line.

Observação:Considera-se atividades as palestras, as apresentações de trabalho e os minicursos.

 

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTADOR DE COMUNICAÇÃO ORAL:    

Cada participante poderá ser um autor ou um co-autor.

O proponente deverá enviar um resumo simples, contendo de 150 a 300 palavras e 3 palavras-chave, no link de trabalhos do site: SUBMISSÃO.

Caso o resumo tenha mais de um autor , todos os autores precisam realizar sua inscrição na modalidade apresentador de trabalho: INSCRIÇÕES.

Prazo de envio dos resumos simples: até 12 de julho de 2020.

Atenção !!! APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS - COMUNICAÇÕES

 

As sessões de comunicação acontecerão no dia 24/07/2020 das 8h às 12h. O tempo destinado de apresentação de trabalho será de 15min de exposição e 5min destinados a respostas que serão feitas após toda a rodada de apresentação dos trabalhos.

Os comunicadores receberão por email o link da sua sala de apresentação.

 

  • ORIENTAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS COMPLETOS.

Os participantes que tiveram seus trabalhos aprovados, bem como apresentado no evento, ao demostrarem interesse em publicar seus textos, poderão enviar o texto em formato de artigo para publicação em revista acadêmica. A comissão científica do evento encaminhará os artigos para a avaliação dos pareceristas das Revistas Reflexões e Cadernos Cajuína

Prazo de envio dos trabalho completos: até 31 de outubro de 2020.

Os artigos devem ser enviados exclusivamente para o e-mail nfuespi2@gmail.com, obedecendo às normas estabelecidas, presentes no template para a Revista Cadernos Cajuína ou no site:https://revistareflexoes.com.br/normas-para-publicacao, para a Revista Reflexões

  • NORMAS PARA PUBLICAÇÃO - Cadernos Cajuína

Todos os trabalhos devem ser salvos no formato doc. e enviados como anexo de um e-mail. No corpo da mensagem, devem constar os seguintes dos dados dos autores: nome completo, titulação, vínculo profissional ou acadêmico e e-mail para contato. Os artigos devem ser antecedidos por um breve resumo em português e por um outro resumo, escrito em qualquer dos outros idiomas mencionados. Abaixo de cada resumo, devem ser indicadas palavras-chave (de três a cinco). Os objetivos devem ser expostos com clareza e as considerações finais devem ser coerentes com os propósitos estabelecidos. A bibliografia deve ser atualizada e representativa do estado em que se encontram as pesquisas na área do trabalho. O artigo deve ser inédito, não podendo haver sido publicado anteriormente nem em suporte impresso, nem em suporte digital, que seja portador de ISSN ou ISBN. Os autores devem seguir todas as orientações contidas nas normas da ABNT em vigor à época do envio do trabalho, adaptadas a textos filosóficos e de ciências humanas.

Especificações técnicas

Os artigos não podem ultrapassar 90.000 caracteres com espaços.

Recomenda-se a utilização de fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5. Assim como fonte tamanho 10 e espaçamento simples para citações longas.

INFORMAÇÕES SOBRE A FORMATAÇÃO DO TRABALHO NO TEMPLATE

[ TEMPLATE ]

 

 

Em caso de dúvidas entrar em contato com a organização do evento através do e-mail: nfuespi2@gmail.com

Palestrantes

Postado em 30/06/2020

Ada Kroef (UFC)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982), graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é pesquisador colaborador da Universidade Estadual do Ceará, pesquisadora da Universidade de Brasília, pesquisadora-colaboradora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora adjunta no curso de filosofia da Universidade Federal do Ceará e professora adjuntaI no ppgartes - ICA - UFC da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, filosofia, cartografia, cinema e criação.

Adriana Delbó (UFG)

Graduação em Filosofia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas-1997), mestrado em Filosofia (Pontifícia Universidade Católica de Campinas-2000), doutorado em Filosofia (Universidade Estadual de Campinas-2006), Pós-doutoramento (Universidade de São Paulo-2008). Atualmente é professora na Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, Estética e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: conexões entre política, moral e estética em Friedrich Nietzsche; análise do Estado moderno; entrelaçamentos entre moral e política; conexão entre Estado, arte, cultura e formação; vínculos entre Estado-ilusão-verdade; poder e política.

Alex Sousa (UFC-SEDUC/CE)

Doutorando e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará, com graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará e especialização em Filosofia pela Universidade Estácio de Sá. Participou do Grupo de Estudos Foucaultianos da UECE, uma linha de pesquisa filosófica do Grupo de Pesquisa Metafísica e Estética e participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Filosofia - GEPEFI da Universidade Federal do Ceará. Foi estagiário de Docência Universitária como Monitor da disciplina História da Filosofia no Brasil e Teoria do conhecimento. Desenvolve pesquisa na área da Educação, Ensino de Filosofia, Gênero e Ética, especialmente a produção filosófica de Michel Foucault. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Michel Foucault; Sexualidade; Poder; Direito; Filosofia; Saber; Cuidado-de-si; Ensino Médio; Ensino de Filosofia; Neoliberalismo.

Caio Souto - UEAP

Doutor em Filosofia pela UFSCar com estágio doutoral na Sorbonne-Panthéon Paris-I, Mestre em Filosofia pela UFSCar, Graduado em Filosofia pela UNIFRAN e Graduado em Direito pela PUC-SP. Atualmente é Professor de Filosofia pela UEAP. Tem experiência de pesquisa na área de filosofia contemporânea, com ênfase na reflexão sobre a modernidade e sobre o conceito de Aufklärung, em especial a partir de autores como Georges Canguilhem, Michel Foucault e Friedrich Nietzsche.

Camila Muniz (UECE)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2014) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Bolsista BIPIC pelo departamento de Literatura da UFC (2018). Participou como bolsista no PIBID (2014). Tem experiência na área de Filosofia, em especial na linha de ética e estética com ênfase no pensamento de Maurice Blanchot, atuando principalmente nos seguintes temas: A fragmentação do sujeito; a relação entre filosofia e literatura; a desistituição do poder divino na escrita; o problema do infinito no pensamento de Blanchot; a alteridade na filosofia contemporânea francesa da metade do século XX; A relação da escrita e da morte; A transgressão do espaço; A criação de uma nova relação.

Claudio Medeiros (UFF)

Professor de Filosofia Geral do Departamento de Fundamentos de Ciências da Sociedade da UFF. Foi professor substituto do Departamento de Filosofia da UFRJ e do Departamento de Filosofia da UERJ. Doutor em Filosofia pela UERJ com a tese "Mármore e Barbárie: o nascimento da medicina política". É coordenador do núcleo de pesquisa "Ontologia, Subjetividade e Ancestralidade" do Laboratório Geru Maã de Filosofia (IFCS-UFRJ). Dedica-se atualmente à investigação e cartografia dos teóricos dos movimentos de descolonização, sobretudo os abolicionistas afrobrasileiros do século XIX (André Rebouças, Luiz Gama e José do Patrocínio). Atua nos campos da Ética, Filosofia Política, Filosofia da História e Filosofia Contemporânea, milita e escreve sobre os temas da Liberdade, práticas de Descolonização, Racismo, Biopolítica e Alteridade.

Cristiane Marinho (UECE)

Possui graduação em Filosofia pela FAFIFOR - FACULDADE DE FILOSOFIA DE FORTALEZA (1983), Especialização em Economia Política pela UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (1995), Mestrado em Filosofia pela UFPB/UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA / UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (2000), Doutorado em Educação pela UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2008), Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (2011) e doutoranda em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFG (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS). Atualmente é professora - Associada N - de Filosofia da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, sujeito, sociedade, poesia, política, história,marxismo, objetividade e conhecimento, História da filosofia no Brasil, pós-modernidade, Filosofia da Educação, Serviço Social, Foucault, Deleuze e Filosofia da Diferença.

Dorgival Fernandes  (UFCG)

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de História da Educação, Filosofia da Educação, Teorias da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular. Pesquisa na área de Educação Escolar com enfoque nos seguintes temas: Juventude e Escola, Práticas de Leitura, Formação e Atuação Docente na Contemporaneidade, Representações Sociais e Educação, Educação e Sustentabilidade, Educação e Felicidade, Educação e Filosofia da diferença. É líder do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Práticas sociais e Linguagem - GIEPELPS/UFCG.

Ernani Chaves (UFPA)

É graduado em Administração pela Universidade Federal do Pará (1978), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1993). É Professor Titular da Faculdade de Filosofia e foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará de 2011 a 2014. É também Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFS (Universidade Federal de Sergipe). Durante o Doutorado realizou estudos e pesquisas na Faculdade de Teologia Evangélica (1989-1991) e na Universidade Técnica (1992), ambas em Berlim, Alemanha. Realizou estágio de Pós-Doutorado em 1998, também na Universidade Técnica de Berlim e em 2003 na Bauhaus-Universität, de Weimar, na Alemanha. Em janeiro e fevereiro de 2013 foi Pesquisador Visitante na Universidade Técnica de Berlim. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Alemã, em especial Nietzsche e a Escola de Frankfurt, no pensamento de Michel Foucault e no âmbito da Filosofia da Psicanálise. É Membro da Nietzsche-Gesellschaft (Naumburg/Alemanha) desde 1990, do GT Nietzsche da ANPOF e é um dos Editores da revista Estudos Nietzsche. Foi Membro do Comitê Assessor de Filosofia/Teologia do CNPQ entre julho de 2011 e junho de 2014, tendo sido o Coordenador do referido Comitê no período de novembro de 2013 a junho de 2014. De março a junho de 2015, realizou Estágio Sênior de Pesquisa, com Bolsa do CNPQ, na École Normale Superieure de Paris (França), sob a supervisão do Dr. Paolo DIorio.

Gustavo Costa (UECE)

Doutor em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2013), mestre em filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2009), bacharel em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE, 2005) e arquiteto e urbanista (UFC, 1994). Em Filosofia, tem experiência em Ética, Filosofia da Arte e Filosofia Contemporânea, com ênfase no pensamento de Nietzsche, principalmente nos seguintes temas: hipocrisia, arte, criação de si, memória e esquecimento. Foi professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Estácio do Ceará. Desenvolveu pesquisa em estágio pós-doutoral pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES) na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professor adjunto do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professor permanente do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da UECE. É ainda coordenador do grupo de pesquisa GENi - Grupo de Estudos Nietzsche UECE (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4813183342852378) e do Apoena ? Grupo de Estudos Schopenhauer - Nietzsche (http://apoenafilosofia.org/), organizando anualmente os Colóquios Nietzsche e os Encontros Nietzsche-Schopenhauer em Fortaleza/CE, e publicando semestralmente a Lampejo - Revista Eletrônica de Filosofia e Cultura (ISSN: 2238-5274, http://revistalampejo.apoenafilosofia.org/). É também colaborador do grupo de pesquisa FilCul -Filosofia da Cultura (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1291261719135026).

Helton Adverse - (UFMG)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), atualmente é professor associado do Departamento de Filosofia da mesma universidade. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política Moderna e do Renascimento e História da Filosofia. Mais recentemente, tem realizado pesquisas sobre autores modernos e contemporâneos como Maquiavel, Hobbes, Rousseau, Foucault e Hannah Arendt.

Jelson Oliveira (PUC/PR)

Professor e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialização em Sociologia Política e mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade (2004) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa sobre a Amizade em Nietzsche. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Exeter (Reino Unido), com bolsa CAPES (2016). Foi professor do Mestrado em Direitos Humanos da PUCPR (2013-2016), coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia (2009-2011) e do Programa de Pós-graduação - mestrado e doutorado (2012-2013) da PUCPR, onde foi também Diretor de Graduação (2014-2015). É membro do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq, é membro e ex-coordenador do GT Hans Jonas; membro do GT de Filosofia da tecnologia e da técnica e do GT Genealogia e crítica da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e História da Filosofia Contemporânea, Fenomenologia da vida, Filosofia da Técnica e da Tecnologia e Ética Ambiental, atuando principalmente em torno de autores como Nietzsche, Schopenhauer e Hans Jonas. Atualmente é bolsista produtividade da Fundação Araucária.

Jéssyca Aragão (UFC)

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com linha de pesquisa em Filosofia da Linguagem e do Conhecimento. Mestra em Filosofia (2018) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com linha de pesquisa em Ética Fundamental. Bacharela (2015) e licencianda em Filosofia pela mesma Universidade. É integrante do GENi: Grupo de Estudos Nietzsche - UECE. Também participa do Grupo de Estudos Platônicos, vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem interesse em Filosofia Antiga e Metafísica Clássica, com ênfase em ética e epistemologia platônica, atuando principalmente nos seguintes temas: erotismo, beleza, ascese e dualismo. Desenvolve, ainda, estudos acerca da recepção dos gregos na modernidade e contemporaneidade filosófica, com ênfase na crítica nietzschiana ao racionalismo socrático e à filosofia platônica em geral.

Letícia Carolina (UFPI)

Mulher Travesti, Negra e Gorda. É leonina, com lua em Capricórnio. Filha de Xangô e Iansã, no Candomblé de tradição Ketu. Filha de Cabocla na Ciência da Jurema Sagrada. Feiticeira de Devires e Bruxa da Sociopoética. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/PPGEd). Formada em Pedagogia (UFPI/Parnaíba), com Mestrado em Educação pela UFPI/PPGEd. Professora Assistente do curso de Pedagogia da UFPI, no Campus Amílcar Ferreira Sobral, Floriano/PI, na área de Metodologias de Ensino e Estágio Supervisionado. Vinculada aos seguintes núcleos: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Gênero e Cidadania (NEPEGECI) e a Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido (RIMAS). Pesquisadora filiada a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). É vinculada ao Grupo Piauiense de Transexuais e Travestis (GPTRANS) e ao Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS). Desenvolve pesquisas na área de Gênero e Educação com foco no Transfeminismo, Feminismo Negro, Interseccionalidades e Decolonialidade.

Luana Diogo (UFRN)

Doutorado Acadêmico em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em andamento. Mestrado Acadêmico em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, com foco em Ética, Filosofia Social e Política. Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisa Friedrich Nietzsche e filosofia contemporânea, com foco no pensamento de Walter Benjamin, Michel Foucault e Giorgio Agamben. O interesse se estende à relação entre filosofia e literatura, e filosofia e cinema. Durante a graduação fez parte do Grupo de Estudos Walter Benjamin sob orientação da Profº Drª Tereza Callado. Atualmente faz parte do Grupo de Estudos Apoena, que se debruça sobre a filosofia a partir de Schopenhauer e Nietzsche.

Luana Saturnino (UNICAMP)

Doutora em História Cultural pela UNICAMP, Campinas-SP, onde também se graduou e realizou seu mestrado, sob orientação da Dra. Margareth Rago. Realizou entre 2014 e 2016 a pesquisa de pós-doutorado "Narrativas avessas: A história do Brasil na arte contemporânea de mulheres" (FAPESP; IFCH, Unicamp). É autora de "Dramatização dos corpos: arte contemporânea e crítica feminista no Brasil e na Argentina" (São Paulo, Intermeios, 2015), da dissertação "Figurações feministas na arte contemporânea: Márcia X., Fernanda Magalhães e Rosângela Rennó", além de capítulos de livros e artigos discutindo a produção de mulheres artistas, teorias feministas e a constituição de subjetividades. Tem experiência na área de História contemporânea do Brasil e Argentina, com ênfase em estudos culturais e arte, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, gênero, arte contemporânea, feminismo, subjetividade e relações de poder. Atualmente, é Professora Doutora do Departamento de História da Unicamp.

Lucas Dilacerda (UFC)

Mestrando em Filosofia na Universidade Federal do Ceará (UFC), com ênfase em Filosofia Contemporânea, Estética e Filosofia da Arte, Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Filosofia com distinção Summa Cum Laude pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi bolsista de Iniciação Acadêmica (BIA) no LEFA - Laboratório de Estética e Filosofia da Arte (2015), foi bolsista do PET - Programa de Educação Tutorial (2016 - 2018), realizou a pesquisa "Estética e Filosofia da Arte em Foucault, Deleuze e Guattari" com bolsa voluntária (Bolsa-Arte) no eixo de Investigação Artística (2017), participou do GEDEV - DEVIR-Grupo de Estudos - Introdução à filosofia de Gilles Deleuze (2017), foi monitor (Programa de Iniciação à Docência - PID) das disciplinas Filosofia e Cinema (2016), Filosofia da Arte (2017), Hermenêutica e Arte (2017), Filosofia e Cinema II (2018), Tópico Especial em Filosofia - Filosofia da Diferença (2018) e Estética (2019), foi bolsista voluntário no PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2017). Atualmente é coordenador do LAC - Laboratório de Arte Contemporânea (2016 - 2019) e do Grupo de Estudos em Arte e Decolonialidade (2019), coordenador do Grupo de Estudos em Guerras do Contemporâneo (2019), monitor do GEDEG - Grupo de Estudos Deleuze e Guattari (2015 - 2019), membro do LAMUR - Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (2019), coordenador do LACUR - Laboratório de Curadoria em Artes Visuais (2019), pesquisador do Núcleo de Pesquisa do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (2018), integrante do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes (2019), coordena o GEEFA - Grupo de Estudos em Estética e Filosofia da Arte (2018 - 2019), o GES - Grupo de Estudos em Spinoza (2018 - 2019) e o GEFI - Grupo de Estudos em Filosofia da Imanência (2019) ambos ligados ao PET - Filosofia UFC, é membro do GT Benedictus de Spinoza - ANPOF (2018 - 2019) e do GT Deleuze - ANPOF (2018 - 2019). Vem realizando pesquisas nas áreas de Arte e Filosofia, com ênfase no pensamento de Spinoza, Nietzsche, Foucault e Deleuze, atuando principalmente nos seguintes temas: Ética, Estética, Filosofia da Arte, Cinema, Tempo, Corpo, Afeto e Arte Contemporânea. Foi curador das exposições “Arre_ mate” (2018), “Soterramento” (2018) e “Ant_ Corpo” (2018). Participou de diversas exposições e foi vencedor do 70º Salão de Abril (2019).

Luís Celestino França Jr. (UFCA)

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2000), Mestrado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é vice-diretor do Instituto Interdisciplinar Sociedade Cultura e Artes (IISCA) da UFCA. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação e Política, Jornalismo Impresso, Comunicação e Cultura e as representações midiáticas da fome.

Mateus Uchôa (UFMG-UECE)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará com estágio discente complementar do programa PROCAD pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É também mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará, com ênfase em arte contemporânea. Desenvolveu pesquisa de doutorado na linha de Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem interesse em Crítica da economia política, Estética, Antropologia, Cosmopolítica e Questão ambiental. Atualmente tem interesse na área de Etnologia Indígena e na articulação de idéias ameríndias com questões da filosofia contemporânea. Atualmente é professor substituto dos cursos de bacharelado e licenciatura em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú e coordenador do Grupo de Estudos De(s)coloniais - GEDES/UVA.

Rafael Rosa (SEEDUC)

Doutor em Filosofia pela UERJ (2019), Mestre em Filosofia pela UFF (2014), Licenciado em Filosofia pela UFF (2013) e Licenciado em História pela UERJ/FFP (2009). Possui Especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UERJ (2010).

 

Roger Klinsman (UFC)

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre (2018) em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com linha de pesquisa em Filosofia da Linguagem e do Conhecimento. Bacharel (2015) e licenciando em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Durante o mestrado, foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No bacharelado, atuou como Monitor da disciplina História da Filosofia V (Contemporânea I). É integrante do GENi: Grupo de Estudos Nietzsche - UECE. Tem interesse em Filosofia da Linguagem, Filosofia da Mente e Pragmatismo, com ênfase nos seguintes temas: teorias da verdade, metáfora, causalidade entre mente/corpo e antifundacionismo.

Ruan Nunes – (UESPI)

Professor Assistente de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa da Universidade Estadual do Piauí. Doutorando em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Língua Inglesa pela PUC-Rio e em Ensino de História da África pelo Colégio Pedro II (Rio de Janeiro) e licenciado em Letras (Português-Inglês) pela Faculdade CCAA. É líder do grupo de pesquisa EntreSaberes docentes, linguisticos e literários e membro do grupo História, Cultura e Gênero. Possui os certificados CAE (Certificate in Advanced English) e CPE (Certificate of Proficiency in English), ambos emitidos pela University of Cambridge. Tem produzido e atuado nas seguintes áreas: literaturas de língua inglesa; estudos pós-coloniais; estudos de gênero, identidade e sexualidade; teoria queer; estudos culturais e literaturas de língua inglesa.

Thiago Ayres  (UFPI-SEDUC/CE)

Professor temporário na escola estadual Deputado Francisco de Almeida Monte, no Estado do Ceará. Foi Professor Substituto no Departamento de Ensino de Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução (DELILT) da Universidade Federal do Ceará – UFC (2018). Coordenou o Grupo de Estudos em Literatura e Filosofia (GELIFI) na mesma instituição. Possui Mestrado em Filosofia pelo PPGFil da Universidade Federal do Piauí (2018), e Licenciatura em Letras - Inglês (2013) pela mesma instituição.Atualmente, conclui segunda Licenciatura em Filosofia. Faz parte do Grupo de Estudos em Política Contemporânea (GEPOC), associado ao Laboratório de Pesquisa em Política, História, Identidade e Cultura (LAPHIC), na Universidade Estadual do Piauí - UESPI.

Regiane Collares (UFCA)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (1997), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Cariri-UFCA. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, Ética e Teorias da Subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: Modos de Subjetivação, Filosofia da Psicanálise, Ética e Política.

Viviane Botton (UERJ)

Viviane Bagiotto Botton é professora e pesquisadora na área de filosofia e letras. Atualmente realiza estudos de Pós-Doutorado em filosofia na UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). É doutora em filosofia pela UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) desde 2016, tendo recebido menção honrosa pela tese. Fez estágio de doutorado nas Universidades Paris XII- Université Paris-Est-Cretéil e na Paris I - Panthéon Sorbonne, em 2014. É mestre em filosofia pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) desde 2004 e se graduou em licenciatura em filosofia pela mesma instituição em 2001. Seus temas de pesquisa se concentram em torno de filosofias contemporâneas e latinoamericanas e suas problemáticas envolvem temos como: corpo, subjetividades, identidades, gênero, sexualidades, biopolítica e edução. Sua pesquisa atual é sobre o diagnóstico de histeria no Brasil e seus usos no Hospital Nacional do Alienados do Rio de Janeiro no final do século XIX e primeira metade do século XX. Integra o grupo de trabalhos "Reflexiones Marginales" da Facultad de Filosofia y Letras da UNAM onde também é editora da revista de memo nome; o grupo de pesquisadores em filosofia latino-americana e decolonial "Anamorfoses", sediado na PUC-SP; o grupo Michel Foucault também sediado na PUC-SP; o laboratório de pesquisa "filosofias do tempo do agora" ligado ao PPGF/UFRJ; e é uma das fundadoras e coordenadoras do núcleo de estudos "Augustine: estudos sobre histeria" parceiro do PPGF/UFRJ e PPGFIL/UFRJ. Foi professora substituta do CEFET-RJ no ano de 2019; professora e pesquisadora da PUC-SP entre 2016 e 2017; professora de filosofia no projeto "Escolas Eiffel" em Caxito na Angola durante 2010; professora substituta na UTFPR entre 2004 e 2006; professora de filosofia para o Ensino Médio do Estado do Paraná entre 2005 e 2009; e produtora e avaliadora de vides educacionais-audiovisuais na extinta TV-Paulo Freire entre 2007 e 2009.