22/09/2018

Representante do Ifal é eleito para integrar Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos

Palestra sobre engajamento fecha ENDP em Maceió; próximo encontro vai ser realizado em Belém

 

Elaine Rodrigues

Quatro dias de aprendizado, vivências e troca de experiências na Gestão de Pessoas. O Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos, o ENDP, reuniu 700 participantes de 86 Instituições de Ensino em Maceió. Durante o evento, o diretor de Gestão de Pessoas do Ifal, Wagner Fonseca, foi eleito para integrar a Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos, CNDP.

A cada dois anos, a CNDP renova os integrantes da comissão e este ano foram abertas três vagas. Além de Wagner Fonseca, foram eleitas Maria Cristina Madeira da Silva, do IFPB, e Mirella Caetano de Souza, do IFSP. As suplentes são Bárbara Maria Moura da Cunha Troeira, da UFPA, e Kênia da Silva Lara Bastos, da UFMT.

De acordo com Maruska Sansaloni, presidente da Comissão, a CNDP foi criada para integrar e discutir políticas e assuntos concernentes à área de Gestão de Pessoas. Atualmente, o grupo é composto de 12 integrantes, sendo seis de universidades, cinco de institutos e um do Cefet. A Comissão promove o ENDP, que esse ano foi organizado pelo Ifal.

“O Ifal realizou um excelente evento, nós estamos muito contentes. Eu sempre falo que a instituição sede precisa trabalhar para superar o evento anterior e vocês superaram”, destacou Maruska.

O ENDP é considerado o maior evento da área de Gestão de Pessoas do Serviço Público Federal. No próximo ano, a 39ª edição vai ser realizada em Belém, capital do Pará, que teve candidatura única para a escolha da cidade sede.

Homenagens

A manhã de sexta-feira, 21, começou com homenagens aos que ajudaram na realização do encontro em Maceió. Contribuíram para organizar o evento o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, o integrante do IFRN, Auridan Dantas, as representantes do hotel onde foi realizado o encontro e a comissão organizadora do evento, formada por cerca de 40 voluntários do Ifal.

Depois, foi feita a premiação das experiências apresentadas pelos participantes. Na Comunicação Oral foram premiados os trabalhos:

- Processos, Técnicas e Instrumentos de Gestão de Processos no Serviço Público, de Dilse Adriana Soares Guimarães;

- Prevenção, Promoção e Vigilância dos Ambientes de Trabalho, de Danielly Spósito Pessoa de Melo;

- Fundamentos, Desenvolvimento, Tendências e Desafios na Gestão de Pessoas no Serviço Público, de Nailena Maika Rocha Vieira.

Na análise dos artigos, foram premiados:

- Processos, Técnicas e Instrumentos de Gestão de Pessoas no Serviço Público, de Fábio Silva Figueiredo, Lívia Almada, Rafael Gurgel Valente Papa, Kátia Maria Silva de Oliveira e Castro;

- Prevenção, Promoção e Vigilância dos Ambientes de Trabalho, de Sandra Lúcia Sandra e Andreia Farina Faria;

- Fundamentos, Desenvolvimento, Tendências e Desafios na Gestão de Pessoas no Serviço Público, de Sandra Lúcia Sandra e Mario R. S. Neto.

E nos banners, foram premiados:

- Processos, Técnicas e Instrumentos de Gestão de Processos no Serviço Público, de Karine Rocha Nery;

- Prevenção, Promoção e Vigilância dos Ambientes de Trabalho, de Raoni de Lucena Souza, Letícia Gonçalves Pereira, Catarina da Conceição Morais Sant’Anna e Shirley da Cunha Vasconcellos Vidal;

- Fundamentos, Desenvolvimento, Tendências e Desafios na Gestão de Pessoas no Serviço Público, de Andressa Josiane de Lima, Anne Alexandra Michaello Marques, Juliana Fausto Flores e Jéssica Silva de Ávila.

Palestras

O último dia do evento segui com a participação de Lennon Mota Cantanhede, representante da Controladoria Geral da União, que falou sobre a flexibilização da carga horária, insalubridade e outras questões técnicas pertinentes à CGU. Seguido da participação do professor e pesquisador da área de Humanidades e Gestão, Zeca de Mello, com a palestra ‘A Arte de Engajar’.

A fala foi provocativa e reflexiva. “Você chega em qualquer organização e ouve: aqui você tem que colaborar. Mas ninguém foi treinado para a colaboração. O nosso modelo educacional tradicional é o seguinte: quer ter sucesso? Não dependa de ninguém, se vire sozinho. Agora, o que acontece, há o estímulo da cultura de colaboração porque a inovação vive da colaboração. Uma boa ideia pode vir de uma cabeça sozinha, mas a implementação dessa boa ideia, a inovação, é sempre fruto da colaboração das ideias, das expertises, das habilidades das pessoas”, alertou.

Para Wagner Fonseca, presidente da comissão organizadora do evento, o ENDP alcançou o objetivo. “Gestão, motivação, legislação, controle externo, tudo isso fundamentado na área humana, social e solidária. O impacto é enorme. Nós, que já participamos do ENDP em outros anos, temos a certeza que saímos de cada encontro mais conhecedores, mais fortalecidos, mais alinhados. Cada ENDP é um momento em que nós crescemos alguns degraus na Gestão Pública. Então, cada representante de cada órgão voltará para a sua instituição impactado e com algo diferente para contribuir na sua instituição, para aprimorar e melhorar a sua instituição”, finalizou Wagner.

 

 

 

 

20/09/2018

ENDP 2018: bons exemplos inspiram participantes a fazer a diferença!

Caçadores de Bons Exemplos abrem o terceiro dia do evento e destacam: Educação é progresso!

Elaine Rodrigues

O ENDP realizado em Maceió trouxe um diferencial na programação: a palestra impactante sobre a vida de um casal que desde 2011 registra um Brasil capaz de mudar o mundo e que inspira outras boas ações. Iara e Eduardo Xavier são os Caçadores de Bons Exemplos.

A história dos dois é uma lição de vida. Iara conta que se perguntava sobre o sentido da vida e embarcou nessa jornada com o marido para descobrir que a resposta “é fazer sentido em outras vidas”. “Eu sou feliz conforme as pessoas vão se transformando e mudando a comunidade em que vivem”, resumiu. Na bagagem, eles levam uma bandeira do Brasil, com os dizeres: Educação é progresso.

Em mais de dez voltas ao mundo – registradas dentro do Brasil - , o casal catalogou mais de 1600 projetos. “O nosso objetivo com a palestra é mostrar que nós podemos ser protagonistas da transformação. Que a gente tem que parar de institucionalizar a culpa. Governo, escola, igreja, empresa são feitos de pessoas, então somos nós que vamos transformar também essas instituições. Nós contamos sobre esses bons exemplos que não colocam desculpas para agir. Precisamos realmente ser agentes dessa transformação”, contou Iara.

Os convites para que cada um fosse também um caçador de bons exemplos e a mudança no mundo foram feitos e o público do ENDP acolheu a ideia. “Incrível a experiência de poder ouvir, de perto, a história desse casal. Motivador. Inspirador. Transformador”, contou a administradora Laila Mirelle.

Mais atividades

A manhã desta quinta-feira foi marcada também pelas palestras do mestre em Comunicação, Carlos Conce, que deu uma aula prática para propiciar o uso da Comunicação na Gestão. E o mestre em Psicologia, Gustavo Henrique Silva de Souza mostrou como o uso da psicometria pode ajudar nos desafios da Gestão de Pessoas.

A tarde começou animada com a palestra do educador físico Geraldo Filho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com música, técnicas de alongamento e dança, ele falou sobre a importância de manter o corpo saudável e cuidar também da mente. “O corpo também é sagrado. A gente precisa cuidar dele porque ele tem um prazo de validade”, alertou, acrescentando dicas e medidas importantes também para a mente.

Depois, a professora da Fundação Dom Cabral, Maria Flávia Bastos, abordou a ‘Gestão de Pessoas Inspiradora’. “Tive a honra, o prazer, de falar no evento que cuida de uma coisa tão fundamental: a Gestão de Pessoas que trabalham com a Educação. Uma área tão sensível, tão importante, na vida e no país da gente. Então, que possamos fazer uma gestão cada dia mais humanizada, mais preocupada com a felicidade das pessoas”, orientou Flávia.

As palestras foram encerradas com as vivências de pilates, treinamento funcional e orientações sobre saúde, com o professor Cássio Hartman e a equipe dele.

Outra atividade realizada nesta quinta foi a troca de experiências em Gestão de Pessoas no serviço público. Os participantes levaram banners e também contaram os relatos em pequenas apresentações. As atividades têm o objetivo de melhorar as práticas realizadas nas Instituições Federais de Ensino.

 

 

 

19/09/2018

Qual a história por trás do crachá?

Eduardo Shinyashiki diz que é preciso conhecer os servidores; tarde do segundo dia do ENDP discute estratégias para transformar as instituições

Elaine Rodrigues

 

Coro, samba e até uma força-tarefa para ajudar o palestrante a subir uma escada. Eduardo Shinyashiki, mestre em Neuropsicologia e Liderança Educadora, enriqueceu a tarde do ENDP desta quarta-feira, 19. E um dos destaques da conversa foi saber mais do outro.

O recado foi direto: “As organizações são ótimas para fazer a gestão burocrática, de crachás, mas não a gestão de pessoas. A gente precisa entender quem são as pessoas por trás dos crachás. Elas têm histórias imensas, incríveis, que a gente não sabe”.

E assim, Shinyashiki começou uma aula prática com os participantes do encontro. Eles foram convidados a olhar para o lado, conhecer os profissionais ao redor e abraçá-los. Além disso, cantaram, viram o palestrante sambar e se mobilizaram para ajudar Eduardo a subir a escada colocada na frente do auditório. Ele contou aos participantes do evento que o sucesso está no topo da escada. “A fórmula do sucesso é tempo e paciência, um passo de cada vez e um dia você vai chegar lá”, explicou.

A tarde deste segundo dia de ENDP também foi marcada por assuntos técnicos, com a mesa redonda do Ministério da Educação. Luanna de Araújo de Carvalho, Silvilene Souza da Silva e Eduardo Batista, representantes do MEC. Eles explicaram como funcionam os setores que atendem coordenadores de Gestão de Pessoas da Rede Federal de Ensino e tiraram dúvidas dos participantes.

E os participantes conheceram ainda a história do sucesso do empreendedor José Felipe Carneiro, sócio da Ambev. Ele e o irmão, Tiago Carneiro, fundaram a cervejaria Wäls em 1999 e, com bastante esforço, ganharam a disputa da melhor cerveja do mundo. “Foi a primeira cervejaria fora do eixo Estados Unidos e Europa a ser eleita a melhor do mundo”, ressaltou.

Para chegar nesse resultado, ele citou alguns pilares que podem ser usados em organizações, como ‘o sentimento de dono, de resolver as coisas’, equipe valorizada, a importância de escolher pessoas melhores que si mesmo, a doação e a definição de metas impossíveis.

E Felipe ainda reforçou a importância dos participantes seguirem estratégias para gerir uma equipe motivada. “Essa é a primeira vez que eu tive a oportunidade de palestrar e conversar com pessoas que podem mudar realmente a realidade desse país. Vocês hoje carregam os sonhos de milhões de estudantes brasileiros”, destacou. Um dos momentos marcantes da palestra foi o coro pedido aos participantes, dizendo: “eu vou mudar a Educação deste país”.

 

 

 

19/09/2018

Técnicas de governança, saúde e soluções inovadoras na manhã do segundo dia do ENDP

Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) é realizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta

Adriana Cirqueira

A primeira atividade do dia foi o Painel do Tribunal de Contas de União: Como superar barreiras na implantação da governança de pessoas, sob responsabilidade do auditor fiscal Daniel Jezini. Com bom humor e desenvoltura, Daniel abordou a temática da implantação da governança através da utilização de técnicas de persuasão na apresentação das ideias e projetos. Para isso, apresentou a ferramenta dos quatro pilares: sequestro da atenção, cativeiro lógico, janela de oportunidade e gatilhos da inspiração (humor, histórias e humildade). Para o auditor, nessa fase o "porque" é mais importante que "o que" e "como".

Para Daniel precisamos agir. "Não podemos fugir da responsabilidade de sermos agente de mudança. Com os incentivos que temos, a tendência é acomodação e caos. No fim das contas, quem precisa assumir essa missão somos nós", finalizou.

A conferência "A importância dos alimentos funcionais na prevenção de doenças", proferida por Fátima Nunes, nutricionista aposentada do IFRN, foi animada e muito interativa, com ativa participação dos participantes durante toda a explanação. Ela tratou sobre as propriedades nutricionais de diversos alimentos e dos impactos das escolhas na dieta de homens e mulheres. Falou sobre a importância da manutenção de uma alimentação equilibrada, como fator essencial para a promoção da saúde e prevenção de doenças.

"Soluções Inovadoras", tema da palestra técnica de Vivalde Cunha da Costa, diretor de Gestão de Pessoas do Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão, tratou sobre problemas e motivação, além de trazer informações importantes para o cotidiano de trabalho dos servidores federais. Vivalde reafirmou a importância de se estabelecer objetivos estratégicos e adotar boas práticas de governança. Sobre a área técnica, o diretor apresentou algumas das atualizações desenvolvidas para o Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) e da modernização das telas do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape).

Para a administradora Kilma Matos, coordenadora de Capacitação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) as atividades da foram estimulantes, com abordagens atuais e atrativas. "Foi uma manhã muito produtiva: aprendemos não apenas questões relacionadas ao nosso trabalho, como também temáticas relacionadas ao nosso bem estar e qualidade de vida", afirmou.

Eleição da CNDP

A Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos foi criada na década de 80 e, desde então, atua com o objetivo de integrar e discutir as políticas e assuntos da Gestão de Pessoas da Rede Federal de Ensino. A Comissão possui 12 integrantes, sendo seis de universidades, cinco de Institutos Federais e um do Cefet. A cada dois anos é feita uma eleição e, este ano, são três vagas ofertadas.

Além disso, vai ser escolhido durante o ENDP a próxima sede do encontro. De acordo com a presidente da CNDP, Maruska Vaz Sansaloni, atualmente este é o grande evento de Gestão de Pessoas da Rede Federal. E é bastante esperado pelos profissionais, pela sua qualidade.

"O ENDP é o espaço de integração, capacitação, interação dos profissionais da área de gestão de pessoas das IFE's. Apresenta temas atuais e importantes voltados para gestão, legislação e governança no Serviço Público Federal. O encontro é promovido pela CNDP e a instituição organizadora, que é escolhida pelo conjunto de pessoas que participam do encontro", explicou.

Promovido pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP), o ENDP conta com o apoio do Fórum Nacional de Gestores de Pessoas da Rede Federal (Forgepe).

 

 

 

19/09/2018

Teatro e gestão dão o pontapé inicial ao maior encontro de gestores públicos de pessoal do país

Jhonathan Pino

Foi com uma encenação da peça “Estratégia di Gestão em Alto Mar” que teve início, nesta terça-feira, 19, a 38ª edição do Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP), organizado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Maceió. Entre versos, música e paródias, o grupo teatral da C4 Produções buscou sensibilizar gestores de todo o país para a necessidade dos aspectos humanos no desenvolvimento da instituição.

“A estratégia é fundamental e para isso é preciso colher as informações de forma correta. O entendimento é essencial para o melhor posicionamento. O princípio da gestão só se faz com a união, só se faz com pessoas”. Estes foram alguns dos argumentos colocados pela tripulação de um navio pirata, ancorado sob o palco da abertura, que contou com a participação do reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira, do vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), José Vieira, da presidente da Comissão Nacional dos Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos, Maruska Vaz Sansaloni e do diretor de Gestão de Pessoas do Ifal, Wagner Fonseca.

Wagner relatou que a decisão de trazer o evento para o Ifal foi realizada após um convite da Comissão Nacional dos Dirigentes de Pessoal e a manifestação favorável do reitor em contribuir para o debate nacional. “Não é fácil realizar um evento desse porte, é um grande desafio, que tem que ter o apoio de toda sua equipe. Porque a gente acumula atividades. É necessário saber lidar com os processos diários, conhecer as atualizações normativas e conciliar a rotina com a realização do evento”, pontuou o gestor.

Sérgio Teixeira deu as boas-vindas aos gestores convidados e aos 700 participantes do ENPD, que ocorre até a próxima sexta-feira, 21, no Hotel Ritz Lagoa da Anta. O reitor falou sobre a alegria de trazer algo desse porte para Maceió. “Depois de 34 anos de instituição e oito anos de gestão, eu compreendo que o mais importante para uma instituição é a felicidade das pessoas. O principal papel do gestor é a necessidade de descobrir talentos, acolher e valorizar as pessoas, por isso, nesse tempo estivemos investindo em qualificação, capacitação e no bem-estar das pessoas”, pontuou.

Outro que subiu na “prancha” do navio pirata foi o vice-reitor da Ufal, que é uma das entidades parceiras do evento. Lá, Vieira abordou sobre a importância da missão de gerir a máquina pública, em tempos de crise econômica e moral, e parafraseou o pensador Immanuel Kant. “Embora cada um de nós tenha o arbítrio para tomar nossas decisões, é a soma das escolhas de cada um de nós que vai conciliar para o exercício do livre arbítrio de todos”.

Após a manifestação dos dirigentes, a peça também terminou com uma mensagem moral, voltada ao planejamento estratégico: “Para liderar é necessário colocar-se no lugar dos outros; para perceber o que eles sentem. Não basta apenas liderar, é necessário ter humildade, respeitar e se colocar no lugar do próximo”, recitou o comandante do navio pirata.

 

 

17/09/2018

Maceió vira a capital de Gestão de Pessoas da Rede Federal a partir de terça-feira

Representantes do setor ligados a universidades e institutos federais vão debater estratégias para lidar com a parte fundamental das instituições: os servidores

Elaine Rodrigues

Começa nesta terça-feira, 18, o Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino, o ENDP. O evento está na 38ª edição e, pela primeira vez, é realizado em Alagoas, organizado pelo Instituto Federal de Alagoas, o Ifal. Nesta edição, o tema do encontro é: Gestão de Pessoas - estratégica e fundamental!

As atividades começam a partir das 8h, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro de Cruz das Almas. Pelo dia, vão ser realizadas reuniões específicas de gestores e profissionais ligados à saúde do servidor. À noite, às 19h, está marcada a abertura oficial do evento.

São 700 inscritos, que vão ter uma agenda cheia até sexta-feira, 21. Liderança, saúde, estratégias e experiências bem sucedidas vão ser abordadas pelos palestrantes, além de questões técnicas ligadas ao setor. “O nosso ENDP tem um enfoque muito diversificado. E é a primeira vez que, em um ENDP, nós inserimos uma palestra com um enfoque ousado e diferente que é dos Caçadores de Bons Exemplos, que sai da esfera técnica, de gestão, liderança, inclusive da qualidade de vida, e vai para um enfoque diferenciado, que é a solidariedade, a humanização da gestão, a melhoria, o crescimento como seres humanos. E é o que a gente precisa, olhar as pessoas com um olhar mais humano”, analisa o diretor de Gestão de Pessoas do Ifal, Wagner Fonseca, que preside a comissão de organização do evento.

E essa temática segue o objetivo do encontro, que é fazer com que os participantes encontrem meios de valorizar os servidores, para que eles possam oferecer um serviço melhor para a população. "O tema deste ano diz que o nosso objetivo é trazer a visão de que a Gestão de Pessoas é fundamental e estratégica às instituições, para que as pessoas continuem e desenvolvam suas atividades finalísticas", ressaltou Wagner.

Os Caçadores de Bons Exemplos são o casal Iara e Eduardo Xavier, que percorrem o Brasil em busca de quem faz a diferença na comunidade em que vive. Também vão palestrar no evento o mestre em Neuropsicologia e autor de vários livros, Eduardo Shinyashiki; a autora do livro “Educação e Empreendedorismo Social: um encontro que transforma cidadãos”, Maria Flávia Bastos; o professor e palestrante Zeca de Mello, que foi padre e vem com um grande conhecimento em liderança, educação humanística e engajamento. A lista também inclui o sócio de uma das maiores empresas do mundo, a Ambev, José Felipe Carneiro; professores e representantes da Controladoria Geral da União, do Tribunal de Contas da União e do Ministério da Educação.

O ENDP é promovido pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP) e conta com o apoio do Fórum Nacional de Gestores de Pessoas da Rede Federal (Forgepe).

 

 

 

Maceió vai sediar o maior evento nacional de Gestão de Pessoas para Instituições Federais de Ensino

Cerca de 700 dirigentes e técnicos de Recursos Humanos de institutos e universidades federais de todo o país são esperados no mês de setembro

Elaine Rodrigues

Pela primeira vez, a capital alagoana vai sediar o Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino, o ENDP. O evento está marcado para os dias 18 a 21 de setembro e deve reunir cerca de 700 dirigentes e técnicos da área de Recursos Humanos de institutos e universidades federais de todo o Brasil. Nesta edição, o tema do encontro é: Gestão de Pessoas - estratégica e fundamental!

O tema remete à importância de atuação da área, principalmente na atual conjuntura política e econômica mundial. Durante o encontro, assuntos como liderança, saúde, estratégias e experiências bem sucedidas vão ser abordados. O objetivo das discussões é fazer com que os participantes encontrem meios de valorizar os servidores para que eles possam oferecer melhores serviços para a população. O conhecimento, investimento e a implantação de melhorias em práticas do setor de Recursos Humanos de Instituições Federais de Ensino beneficiam os próprios servidores e milhões de cidadãos que precisam dos serviços ofertados por institutos e universidades federais.

O ENDP é organizado pelo Instituto Federal de Alagoas, o Ifal, promovido pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP) e conta com o apoio do Fórum Nacional de Gestores de Pessoas da Rede Federal (Forgepe). No Ifal, a comissão presidida pelo dirigente de Gestão de Pessoas da instituição, Wagner Fonseca, trabalha nos preparativos para o evento. Esta será a 38ª edição do encontro, que pela segunda vez vai ser organizado por um Instituto Federal.

"O Instituto Federal de Alagoas, a Diretoria de Gestão de Pessoas e, certamente, a cidade de Maceió, com a hospitalidade natural que essa terra tem, com suas belas praias, nós vamos aguardar todos, de braços abertos, de corações abertos, para juntos realizarmos mais um ENDP de forma grandiosa, de forma brilhante, aqui na terra das Alagoas", ressaltou Wagner. 

Entre os palestrantes já confirmados, estão professores conceituados de institutos federais, da Fundação Dom Cabral e da Fundação Getúlio Vargas. Também há profissionais renomados, como o Mestre em Neuropsicologia e autor de vários livros, Eduardo Shinyashiki, e palestrantes que vão levar novas experiências aos participantes do evento, como o casal Iara e Eduardo Xavier, que são os Caçadores de Bons Exemplos. 

 

 

 

Ifal sediará Encontro Nacional de Dirigentes de IFs, em 2018

 

Em 2018, o Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP) será em Maceió, sob a coordenação da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), promovido pela Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal (CNDP) e com o apoio do Fórum Nacional de Gestores de Pessoas da Rede Federal (Forgep).

A escolha do Ifal deu-se no encerramento da 37ª Reunião, em Goias, após o diretor da DGP, Wagner Fonseca, lançar a candidatura para sediar o evento, com mais duas instituições: a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No final, o Ifal obteve 43 votos, confirmando a escolha. Já a UFMT obteve 12 votos e a UFSC, 22, dos representantes de todas as instituições presentes no evento.

O Ifal é o segundo Instituto Federal a sediar o ENDP que é voltado para todos os dirigentes e técnicos de recursos humanos das Instituições Federais de Ensino do país e visa contribuir para o avanço da área de Gestão de Pessoas, incentivar a troca de ideias e experiências, promover a divulgação da produção técnica dos servidores das Ifes, além da discussão de temáticas que subsidiem novos projetos. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sediou o evento, em 2016.

Para o diretor de Gestão de Pessoas do Ifal, Wagner Fonseca, “É com muita satisfação que recebemos a confirmação de que a próxima edição do ENDP será aqui no nosso Instituto. Sem dúvida, iremos acolhê-los com muita alegria e motivação. Temos disposição e expertise suficientes para fazer com que a próxima edição seja singular e plural, como as anteriores. Será mais um espaço de aprimoramento das habilidades e práticas da gestão de/e para as pessoas. Sejam bem-vindos”.

Na programação estão previstas palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos. Além de reuniões dos grupos de trabalho (GTs) com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), constituindo um importante fórum de discussão, reflexão e integração entre os diferentes segmentos do sistema federal de ensino e do Governo Federal.

O reitor do Ifal, Sérgio Teixeira Costa, destacou a importância do evento que contribui para a troca de experiências exitosas da área de Gestão de Pessoas, além de aproximar os dirigentes, não só na Rede Federal, como também nas diversas instituições públicas. “Sediar este Encontro é a confirmação de que estamos consolidando nossa Missão e construindo uma gestão de qualidade, eficiência e, sobretudo, respeitando o servidor como ser humano e valorizando suas competências e habilidades profissionais”, ressaltou o magnífico.