Apresentação do Foprop

 

O Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP) organizador do Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação – ENPROP, completou em 2020, trinta e seis anos de existência, contando atualmente com 261 instituições de ensino e de pesquisa associadas.

A entidade surgiu em 1985, no bojo da redemocratização do país e no contexto das discussões sobre os grandes temas nacionais, entre os quais o papel da universidade, da ciência e da tecnologia em um país em processo de abertura política, econômica e cultural. A reunião que deu origem à entidade, realizada entre os dias 20 e 22 de março, na Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ), foi motivada por alguns acontecimentos que se revelaram de grande importância para a história política e científica do Brasil. Foram discutidos planos de ação para a pesquisa e pós-graduação e debatidas dificuldades enfrentadas por essas áreas, concluindo-se pela necessidade de fortalecer a união de instituições e agentes em torno dos objetivos comuns. O desenho institucional do Fórum naquele momento refletia, notadamente, as próprias dimensões geográficas da pesquisa e da pós-graduação no país. As IES públicas (federais e estaduais) dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro respondiam pela quase totalidade dos programas de pós-graduação existentes e pela maior parte da pesquisa científica e tecnológica produzida.

O sistema nacional de pós-graduação era pequeno e concentrado nos grandes centros urbanos. Em 1985, a propósito, mais de 40% dos doutores brasileiros tinham obtido seus diplomas em instituições estrangeiras. Assim, a história do FOPROP mantém estreita relação com o processo de expansão e de interiorização do ensino superior, da pesquisa e da pós-graduação no país. A criação de novas IES nas diferentes regiões e distintos Estados da Federação contribuiu para a expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O SNPG cresceu significativamente nas últimas décadas, alimentado tanto pelas dinâmicas de regionalização, quanto pelas de nacionalização. A ideia de sistema se consolidou, articulando em seu interior diferentes dinâmicas, instituições, segmentos institucionais (IES públicas, comunitárias e particulares), áreas de conhecimento, programas, pesquisadores e estudantes. Posteriormente, o FOPROP se consolidou como entidade de direito privado e representa atualmente 261 instituições de ensino superior e de pesquisa associadas, de diferentes segmentos (públicas, comunitárias e particulares) e sediadas em todos os estados e regiões do país.

Em 2021 acontecerá a trigésima sétima edição do evento, que ocorrerá de forma híbrida, ou seja, parte dos participantes assistirão as atividades de forma presencial e, ao mesmo tempo, a programação será transmitida de forma virtual para os participantes que não puderem comparecer de forma presencial. A primeira edição aconteceu em 1985 na Universidade Federal Fluminense (Niterói/RJ), e a mais recente em 2020, na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande. Vale ressaltar que este último ENPROP foi o primeiro a ocorrer de forma totalmente virtual, em razão da pandemia da Covid-19.

Quanto à participação, é importante destacar a presença frequente, expressiva e crescente de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação de todos os segmentos das universidades brasileiras (públicas federais, estaduais e municipais, confessionais/comunitárias, particulares e dos Institutos Federais) nas edições do ENPROP (ou FOPROP). O primeiro encontro (1985) contou com a participação de 51 pessoas e algumas instituições, sendo aqui válido destacar que ao longo dos encontros o número de instituições participantes só aumentou, como pode ser observado pelos registros de presença nos últimos cinco encontros realizados. Em 2016, o evento ocorreu em Manaus – AM e ultrapassou 200 instituições; no encontro de 2017, em João Pessoa - PB, em torno de 240 instituições foram representadas e cerca de 400 participantes. Em 2018, em Florianópolis - SC seguramente mais de 250 instituições participaram do encontro e cerca de 300 pessoas presentes; no Rio de Janeiro-RJ, em 2019, mais de 250 instituições participaram do encontro e em torno de 400 pessoas; e em 2020, no 36º ENPROP, que aconteceu inteiramente virtual, em Campo Grande, cerca de 500 pessoas participaram do evento e grande quantidade de instituições o apoiaram. Neste encontro, a Universidade Federal do Acre foi escolhida para sediar o XXXVII Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação.

O ENPROP constitui-se como um dos principais ambientes de debate e elaboração de propostas para o desenvolvimento da pesquisa, inovação e da pós-graduação nas instituições acadêmicas e de pesquisa no Brasil. Seu papel é estratégico, pois devido à grande mobilização de gestores pesquisadores, é possível estabelecer políticas e propostas que vão ao encontro das principais dificuldades identificadas encontradas nas diversas realidades brasileiras, contribuindo para a redução das assimetrias e contribuindo para melhoria contínua da formação de recursos humanos para o desenvolvimento da pesquisa científica e da pós-graduação nacional.