Sobre Manaus

Encontro-Águas-CHRIS-PELLET-MANAUSCULT-30-01-2014 (1)

Capital do Estado do Amazonas, Manaus está localizada na região mais verde do planeta, a floresta amazônica, à margem esquerda do Rio Negro, um dos maiores afluentes do Rio Amazonas. É a cidade mais populosa da região norte, com mais de dois milhões de habitantes, segundo o último censo do IBGE em 2015. À nível nacional, é a sétima mais populosa do Brasil.

História

A capital do Amazonas foi criada como cidade em 24 de outubro de 1848, quando ainda fazia parte da província do Grão-Pará, que abrangia toda a região Norte do Brasil. Na mesma data, a cidade teve seu nome alterado para Barra do Rio Negro, e só voltou a se chamar Manaus em 1856. Em 2016 completará 347 anos. O nome Manaus tem origem na palavra indígena Manaós, que significa “Mãe de Deus”, em homenagem à tribo de mesma denominação que se recusava a ser dominada pelos portugueses uma vez que serviria de mão-de-obra escrava para militares e religiosos.

Economia

Manaus concentra um dos maiores centros industriais do Brasil: o Polo Industrial de Manaus (PIM).  São inúmeras empresas nacionais e internacionais, que atuam, em sua maioria, na área de transportes e comunicações (motocicletas e eletroeletrônicos), além do beneficiamento de alguns minérios e alimentos.

Com a implantação da Zona Franca de Manaus na década de 1960, a cidade ocupou lugar de destaque entre as mais ricas do Brasil e da América Latina. 

Turismo

Antes da Zona Franca de Manaus, a cidade vivenciou o ciclo da Borracha no final do século XIX e início do XX. Nesse período, diversos monumentos arquitetônicos foram construídos, como o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o Teatro Amazonas, a Biblioteca Pública Estadual, e o Porto de Manaus. O Centro de Manaus concentra a maior parte da história do período áureo da borracha.

Quando o assunto é belezas naturais, Manaus é rodeada de zonas verdes, parques, jardins, hortas e praias fluviais, como a Praia da Ponta Negra.

Gastronomia

O peixe está presente na maioria dos pratos da cozinha amazonense. As espécies mais apreciadas são o pirarucu, tucunaré, tambaqui e surubim. Já o açaí, o guaraná, a castanha, o piqui, a pupunha, o murici e o cupuaçu são os frutos mais conhecidos da região Norte.

Uma das iguarias da região amazônica bastante apreciada em Manaus é o Tacacá, um caldo feito com tucupi (molho feito de mandioca brava), goma (farinha de tapioca), folhas de jambu e camarões salgados.