10590431_271321879731804_7594146679339701518_n

 

Universidade Federal do Amazonas

A primeira experiência universitária brasileira foi a transformação da Escola Livre de Instrução Militar do Amazonas, criada em 16 de novembro de 1908, em Escola Universitária Livre de Manáos, no dia 17 de janeiro de 1909.

O reconhecimento do centenário da Universidade Federal do Amazonas tomou proporção internacional, sendo a instituição referenciada, inclusive, pelo Livro dos Recordes, no ano de 1995. Esse fato deu notoriedade nacional e internacional à Ufam, que, em 2016, comemorou seus 107 anos de existência.

Em razão de toda vida natural encontrada no campus universitário Arthur Virgílio Filho, a Ufam é chamada de Universidade Verde. Além disso, ela faz parte de uma Área de Preservação Ambiental.

Com área total de 6,7 milhões de metros quadrados, o campus da capital guarda uma grande variedade de vegetação nativa com espécies como Cumarus, Paus-rosa e Tanimbicas.

A diversidade da fauna pode ser percebida num simples passeio pelo campus. É possível encontrar preguiças, tatus, sauins-de-coleira, esquilos, entre outros animais que têm este lugar como habitat.

Ao mesmo tempo tradicional e inovadora, a missão da Ufam é cultivar o conhecimento por meio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, contribuindo para formar cidadãos e desenvolver a Amazônia. Educação superior de qualidade foi essencial para formar gerações de profissionais brilhantes, alguns deles com trajetória mundialmente reconhecida.

A Universidade inovou ao expandir para o interior do Estado, nos municípios de Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins. Hoje, são ofertados117 cursos de graduação regular nas 20 unidades acadêmicas. Há quase dez anos, a Ufam leva formação cidadã a milhares de pessoas por meio da Educação a Distância.

Na Pós-Graduação, 33 programas realizam seleções para cursos de mestrado ou de doutorado. Há cinco programas na área de Ciências Agrárias, três na área de Ciências Biológicas, seis na área de Ciências Exatas e da Terra, sete na área de Ciências Humanas, sete na área de Ciências da Saúde e outros cinco em áreas multidisciplinares.

Para a comunidade local, há oferta gratuita de serviços odontológicos, atendimento psicossocial e médico-hospitalar, assistência jurídica, educação ambiental e ensino de ciências. A Universidade vai além de seus muros para fortalecer seu valor histórico, fomentar o desenvolvimento da cultura local e estreitar seus laços com a população amazonense.

 

Os diferenciais da Ufam podem ser exemplificados através de sua atuação engajada com o povo. Uma Universidade multicampi, que se volta não apenas para a formação dos alunos na capital, mas de polos do interior. Uma Universidade que oferece uma gama de serviços capazes de transformar a vida de milhares de pessoas no estado, na região e no país.