Andréa Berenguer de Barros e Silva

Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)

Mestre em Direito, especialista em Turismo e em Gestão de Pessoas. Bacharel em Turismo, Bacharel em Direito e Bacharel em Comunicação Social/ Relações Públicas. Professora do IFPE no Curso de Turismo há 23 anos e atualmente na Fundação Joaquim Nabuco em colaboração técnica.

Antônio Rafael Barbosa de Almeida

Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e especialista em Turismo de Base Local (2012) pela mesma instituição. É mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA-UFPB) e atuou como consultor organizacional, instrutor em cursos de qualificação profissional e foi docente substituto do curso de Turismo CERES/Currais Novos. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas: ecoturismo, turismo de base comunitária, empreendedorismo e gestão.

Ciema Mello

Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)

Doutora e mestre em Antropologia, graduada em Comunicação Social e Antropóloga do Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco.

Diego Vale

ADESE

Graduado em Direito (UFRN, 2011) e em Gestão Pública (UFRN, 2016), especialista em Fé e Política (PUC-RJ e CEFEP-CNBB, 2019), mestre em Gestão Pública (UFRN, 2020). Atualmente é professor do Curso de Administração na Faculdade Católica Santa Teresinha, é vice-presidente da CDL-Caicó e representa a Diocese de Caicó no Conselho de Turismo do Polo Seridó. Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Caicó.

Eduardo Cristiano Hass da Silva

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS). Doutor em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), na linha de pesquisa "Educação, História e Políticas". Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na linha de pesquisa "Sociedade Ciência e Arte" e, graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) na mesma instituição. Foi secretário (gestão 2016-2018) e vice-coordenador (gestão 2018-2020) do GT História da Educação - Seção ANPUH-RS. Membro do corpo editorial das revistas Oficina do Historiador (2016-2017), Educação UNISINOS (2017-2020) e Revista Brasa: Revista de Arte, Cultura, Educação e Sociedade (2020-atual). É membro pesquisador do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS - 2019). Faz parte dos grupos de pesquisa "Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar" e "Turismo, Sociedade & Território". Atua principalmente nas áreas de História da Educação, Patrimônio Cultural, Turismo Cultural e Ensino de História

Gabriela Bon

Universidade Federal do Rio Grande o Norte (UFRN)

Graduada em Artes Plásticas (UFRGS, 2003), com habilitação em História, Teoria e Crítica de Arte; Licenciada em Pedagogia (UNIRIO, 2021); Fez Especialização em Museologia e Patrimônio Cultural (UFRGS, 2005); Mestre em Educação (UFRGS, 2012), sob a orientação da Profa. Dra. Analice Dutra Pillar, com bolsa Capes/Prof. Doutora em Educação (UFRGS, 2016), sob a orientação da Profa. Dra. Analice Dutra Pillar, com bolsa Capes DS. Fez Estágio de Doutorado Sanduíche em Madrid, Espanha (UCM, 2015), sob coorientação da Profa. Dra. María Acaso, com bolsa PDSE da Capes (Processo nº BEX 5734/14-2). Atuou como Tutora de Apoio e a Distância na Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD), no curso de Graduação em Licenciatura em Artes Visuais, modalidade a distância no polo Porto Alegre (UFRGS) e como coordenadora de EAD e formadora de mediadores, nas modalidades presencial e a distância, na Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Consultora na área de mediação e de acessibilidade em instituições museais de Artes Visuais. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE/UFRGS). Membro do Conselho Editorial da Revista GEARTE. Atualmente coordena o Inventário Cultural do Município de Currais Novos / RN, é professora voluntária no Curso de Bacharelado da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN) e orientadora de TCC do curso de Pedagogia a distância (UAB/UFRN).

Gleiber Dantas de Melo

Diocese de Caicó

Possui graduação em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2013). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia.

Helder Alexandre Medeiros de Macedo

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Historiador e professor de História. Atualmente é Professor do Departamento de História do CERES, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lecionando no Campus de Caicó. Atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História do CERES-UFRN/Mestrado em História dos Sertões e como Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História do CCHLA-UFRN/Mestrado em História e Espaços. Seus interesses de pesquisa estão ligados à História dos Sertões, História sociocultural da América portuguesa, índios, negros, mestiçagens, escravidão, acervos e patrimônio cultural. É pesquisador permanente do grupo de pesquisa SERCOL - Sociedade e cultura em sertões coloniais: história e historiografia - UFRN e colaborador dos seguintes grupos de pesquisa: Formação dos Espaços Coloniais: Fontes, Ensino e Pesquisa - UFRN; Núcleo Escravidão e Sociedade na Época Moderna - NESEM - UFAL e Escravidão, mestiçagem, trânsito de culturas e globalização - séculos XV a XIX. – UFMG.

Josemery Araújo Alves

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduada em Turismo (UERN, 2008), mestre em Turismo (UFRN) e doutora em Recursos Naturais (UFCG). Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Turismo-DETUR/ Natal-RN. Tem experiência na área de Turismo com atuação em projetos de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em desenvolvimento regional e gestão de eventos. Pesquisadora, seridoense e integrante do grupo “Peregrinos de Sant’Ana”. MESA: A festa como patrimônio cultural imaterial e suas repercussões socioeconômicas

Julie Antoinette Cavignac

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Tem doutorado em Antropologia defendido na Universidade de Nanterre (Paris X, França, 1994). Professora Titular do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve pesquisas sobre patrimônios alimentares e crises alimentares no Nordeste brasileiro e na região Sud-Oeste da França. Coordena o Projeto de Extensão “Museu Virtual Tronco, Ramos e Raízes”, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia francesa, patrimônio, patrimônios alimentares e alimentação, tradição oral, etno-historia, memória, identidade, Seridó.

Lourival Andrade Júnior

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em História pela UNIVALI (1993), Especialização em Teatro pela FAP/PR (1995), Mestrado em História pela UDSF (2000), Doutorado em História pela UFPR (2008) e Pós Doutorado História Social na UEL (2016). Também é diretor e ator de teatro e audiovisual, já tendo recebido diversos prêmios no Brasil. É diretor da Trapiá Cia Teatral. Atualmente é Professor Associado II do Departamento de História (DHC) UFRN, campus Caicó. É professor do Mestrado em História dos Sertões (UFRN-DHC). É membro do Grupo de Pesquisa História dos Sertões (UFRN/CERES). Integra o GT História: Religiosidade e Cultura/UFSC, o GT História das Religiões e Religiosidades/ANPUH-BR e é Editor de Seção da Revista Eletrônica de Humanidades - MNEME. Também é sócio da ABEC (Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais). Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Culturas dos/nos Sertões, catolicismo não-oficial (milagreiros), cemitérios e túmulos, povos ciganos e Umbanda.

Manoel Sidnésio Moura

MS Turismo & Eventos

Graduado em Secretariado Executivo. É graduando em Turismo (UERN), e em Teologia (UNICESUMAR). Possui MBA em liderança e coaching na gestão de pessoas e é pós-graduando em Turismo Religioso, pela Faculdade Dom Alberto, pertencente ao Grupo FAVEN. Atualmente é coordenador do Fórum Nacional e Regionais de Turismo Religioso. Compõe os membros do GT de Turismo Religioso no Rio Grande do Norte e atua neste segmento como pesquisador e palestrante.

Marcelo da Silva Taveira

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Ciências Sociais (UFRN), Mestre em Geografia (UFRN), Especialista em Meio Ambiente e Políticas Públicas (UFRN) e Turismólogo (UFRN). Professor do Curso de Turismo; Coordenador do Curso de Especialização em Turismo e Desenvolvimento Regional e Vice Diretor da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS-UFRN). Coordenador do Grupo de Pesquisa Turismo, Sociedade & Território (UFRN/CNPq). Coordenador do Laboratório de Pesquisas e Estudos Turísticos da UFRN (LAPET). Avaliador ad hoc do INEP/MEC. Consultor nas áreas de Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Marcos Antonio Leite do Nascimento

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduado em Geologia (UFRN, 1998), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Geodinâmica (PPGG/UFRN). Foi geólogo do Serviço Geológico do Brasil - CPRM entre 2007 e 2009, onde coordenou o Projeto Monumentos Geológicos do Rio Grande do Norte e foi membro suplente da CPRM na Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleontológicos - SIGEP. Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Geologia da UFRN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea, Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo. Pesquisa em temas como Levantamento do Patrimônio Geológico Potiguar com fins a Geoconservação e Geoparque Aspirante Seridó. É autor de vários artigos científicos nacionais e internacionais, publicou o primeiro livro brasileiro dedicado ao tema - Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico -, além dos livros Geodiversidade na Arte Rupestre no Seridó Potiguar e Geoparque Seridó: geodiversidade e patrimônio geológico no interior potiguar, dentre outros como coautor.

Marcos Silva

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduado em História (UFRN, 1984), mestre e doutor em História e Filosofia da Educação (UNIMEP, 2001). Atualmente é Professor Associado III do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, leciona História e Filosofia da Educação, Didática e Metodologia do Ensino de História, História das Religiões e Metodologia Científica. Coordena o Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica dos Sefarditas, orientando pesquisas sobre criptojudaísmo e criptocabalismo.

Maria Lúcia Bastos Alves

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduada em Ciências sociais (UFRN, 1979), Mestre em Ciências sociais (UFRN, 1993) e Doutora em Sociologia (USP, 2004). Atualmente é professora Associada II do Departamento de Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e possui pesquisa nos temas: religião, família, identidade, turismo, movimentos sociais e cidadania.

Múcio Aguiar

...

Jornalista, com Especialização em História e Jornalismo. Doutoramento em Ph.D em Arqueologia/Universidade de Coimbra - Portugal. Mestre em Ciências da Religião/Universidade Católica de Pernambuco. Um dos editores da coletânea História das religiões no Brasil (atualmente no 8º volume). Presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco. Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa. Membro da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião. Membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses . Membro da Sociedade de Arqueologia Brasileira. Ex-Superintendente da 5º Regional do IPHAN (Pernambuco/Paraíba/Rio Grande do Norte)

Salete Gonçalves

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018), com uma estância doutoral na Universidad de Alicante/ Espanha (2017). Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Graduada em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Professora Adjunto IV do Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e atualmente exerce a Chefia do Departamento de Turismo, da referida Universidade. Membro do Grupo de Estudos Turísticos (GET) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Grupo de Pesquisa LUCE - Ludicidade, Cultura e Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turistificação, migração, território e lazer

Vanessa Spinosa

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (2001) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e Doutorado em História pela Universidade de Salamanca (2016). Atualmente é professora do departamento de História na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Diretora do Museu do Seridó, vinculado a UFRN. Na área de ensino, têm interesse nas práticas docentes no ensino superior, no uso de tecnologias e a interdisciplinaridade nos cursos de graduação e ensino básico. Tem experiência na área de História Social do Brasil, com ênfase em fontes jurídicas e estudos sobre História e Direito. Atua principalmente nos seguintes temas: cotidiano, história da família e história social do Direito.

Yves Guerra de Carvalho

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN)

Graduado em Turismo (UFRN, 2004), Especialista em Planejamento e Consultoria Turística pela Faculdade Câmara Cascudo (2004). Atualmente é analista técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN - SEBRAE. Tem experiência na área de Eventos, Hospitalidade e administração de web sites.