Informações

Muito se fala sobre a Igreja Católica, mas quanto do que ouvimos resiste a uma análise histórica séria? Em um cenário de narrativas fragmentadas e desinformação, entender a trajetória da Igreja não é apenas um exercício de fé, mas uma necessidade intelectual para quem deseja compreender a formação do Ocidente.

Nesta nova proposta de atividades de extensão e de contéudos livres, convidamos você para uma imersão dividida em um ciclo de três palestras complementares. Unindo o rigor da pesquisa acadêmica à profundidade da fé, buscando desmistificar as visões superficiais e apresentar as análises historiográficas mais atualizadas sobre a instituição mais antiga em funcionamento no mundo.

Nesta primeira parte teremos como relevância do estudo histórico para o cristão e para o acadêmico no século XXI e como a história molda nossa identidade e compreensão do presente.

O conteúdo é organizado de forma modular. Você pode assistir a todos ou focar naquele que mais desperta seu interesse.

E em breve, continuaremos falando também sobre os "Aspectos gerais historiográficos" e "Fé e razão no estudo da História da Igreja".

Se inscreva e participe, contamos com você nessa nossa jornada de conhecimento e reflexões!

Conteúdo do curso

História da Igreja Católica: Por que devemos estudar?
55:53

Carregando área de inscrição

Instrutor

Saiba mais

Tiago Tadeu Contiero

Claretiano Rede de Educação

O Claretiano – Rede de Educação promove uma agenda permanente de eventos acadêmicos, científicos, culturais e comunitários, visando à formação integral dos alunos e ao fortalecimento do vínculo com a sociedade. Ao longo do ano, são realizadas atividades como palestras, seminários, congressos, oficinas e ações de extensão, que incentivam a prática pedagógica, o desenvolvimento de competências e a responsabilidade social. Com presença nacional e forte atuação no ensino a distância, a Instituição utiliza recursos tecnológicos para ampliar o alcance de suas iniciativas, por meio de eventos híbridos, transmissões ao vivo e conteúdos sob demanda.

Tiago Tadeu Contiero

Claretiano – Centro Universitário de Rio Claro


Doutor em Ciência da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde contou com Bolsa CAPES. Possui Mestrado pelo mesmo Programa. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Estadual Paulista ''Júlio de Mesquita Filho'' Faculdade de História, Direito e Serviço Social, tendo sido bolsista CNPq/PIBIC. Tem experiência em História das Religiões com ênfase em história da Igreja Católica, mais especificamente no estudo do Concílio Vaticano II. Atua principalmente nos seguintes temas: Concílio de Trento, Igreja Católica nos séculos XIX e XX, Ultramontanismo, Teologia da Libertação, Doutrina Social da Igreja Católica, Concílio Vaticano II e formação sacerdotal. Atuou durante vários anos como tutor a distância e professor responsável de diversas disciplinas dos cursos de Teologia, História, e demais licenciaturas do Claretiano-Centro Universitário de Batatais, onde também lecionou nos cursos de especialização relacionados à Teologia e História. Leciona as disciplinas de Sociologia, História da Educação, Antropologia, ética e cultura, Filosofia e Sociologia Aplicada à Saúde para diversos cursos do Claretiano - Centro Universitário. É Pró-Reitor de Extensão e Ação Comunitária do Claretiano - Centro Universitário de Rio Claro, atuando também na área de Pastoral.