Informações
É com muita alegria que a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e a Defensoria Pública Estado do Paraná, por meio da Escola Superior da DPMG (Esdep) e da Escola da DPE-PR (Edepar), promovem o “I Congresso Interdefensorias de Acesso à Justiça: desafios e perspectivas na garantia de direitos no contexto pós-pandêmico”.
O evento, no formato híbrido, ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 3 dezembro de 2021, sendo transmitido pelo canal da Edepar (escoladadefensoriapublicadoestadodoparana) e pelo canal da DPMG (defensoriamineira) no YouTube, bem como realizado na sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná, em Curitiba.
Os objetivos do Congresso são promover o debate sobre o papel da Defensoria Pública na garantia de direitos no contexto pós-pandêmico; fortalecer a interlocução dos campos do saber do Direito, Serviço Social, Psicologia, Sociologia e áreas afins dentro da Defensoria Pública; qualificar o atendimento às/aos usuárias/os da Defensoria Pública em todo o país através do intercâmbio de experiências e práticas exitosas; e propiciar o encontro de profissionais, pesquisadoras/es e estudantes cujo trabalho, pesquisa ou atuação verse sobre as temáticas relacionadas ao campo sóciojurídico.
As palestras são gratuitas e abertas ao público. Inscrição prévia e presença mínima de 70% (ou seja, em 8 dos 12 painéis) serão necessários apenas aqueles/as que desejem certificado de participação e de horas de atividades complementares. Teremos coffee break!
LINKS DE ACESSO AOS PAINÉIS
Dia 29/11
ORDEM DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS
1. População em situação de rua, atendimento virtual e exclusão social;
2. O papel da Defensora Pública Interamericana e do Defensor Público Interamericano para o impacto transformador social do sistema interamericano de direitos humanos no pós pandemia;
3. Segurança Pública e a Política De Extermínio: análise dos casos João Pedro e Mizael Fernandes;
4. Habeas Data: o remédio constitucional brasileiro para a proteção de dados;
5. Online Dispute Resolution (ODR): um novo modelo de acesso à justiça em um mundo pós pandêmico;
6. Da imprescindibilidade da tutela coletiva de direitos por parte da Defensoria no enfrentamento do estado de coisas inconstitucional do sistema prisional durante a pandemia;
7. Assessoria técnica: consultoria em serviço social e psicologia no planejamento da DPPR;
8. Defensoria em Números;
9. A questão das pessoas idosas no cárcere: possibilidades e potencialidade abolicionistas no mundo (pós-)pandêmico.
29 de novembro de 2021, 09h00 até 3 de dezembro de 2021, 18h00
Auditório principal da Defensoria Pública do Paraná - Rua Benjamin Lins nº 779, Batel, Curitiba - Paraná
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.