I Encontro de Psicologia Analítica

APRESENTAÇÃO


No início do século XX, surge uma das mais importantes vertentes da Psicologia. Concebida originalmente por Carl Gustav Jung, a Psicologia Analítica vê e compreende o ser humano como um todo, englobando suas crenças, seu universo onírico, a história de seus antepassados, seus arquétipos e símbolos.


A mais importante técnica da Psicologia Analítica, desenvolvida por Jung, foi a Imaginação Ativa: um método dialético que proporciona a interação entre a consciência e o inconsciente, permitindo traduzir em imagens, afetos e pensamentos, bem como compreender as fantasias que se agitam no interior do homem.
Quando a Imaginação Ativa é praticada adequadamente, revela a representação do conflito e promove a transformação do sintoma e a compreensão do seu sentido.


No Brasil, a analista Sonia Lyra é pioneira nos estudos e utilização da técnica de Imaginação Ativa. Sua primeira pesquisa entre portadores de Bruxismo foi apresentada na Alemanha/Berlim em 2013. Desse modo, o foco principal para o uso da técnica atualmente pela doutora é a transformação do sintoma. Seus artigos compõem duas obras literárias (Imaginação Ativa e Criativa; Imaginação Ativa: matéria-prima da cura e quintessência da arte) que, juntamente com outras publicações descrevem uma trajetória histórica em construção.

SONIA LYRA, PhD

Doutora em Ciências da Religião; Mestre e Pós-doutora em Filosofia; Psicóloga. Analista Junguiana membro da IAAP (International Association for Analytical Psychology); Membro da International Biographical Centre Cambridge England; Autora de vários livros; Diretora do ICHTHYS Instituto de Psicologia Analítica.


No dia do evento não haverá disponibilidade de vagas no estacionamento da faculdade, porém há estacionamentos particulares no entorno.

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Auditório das Faculdades Pequeno Príncipe - Avenida Iguaçu, n.º 333, Rebouças, Curitiba - Paraná