APRESENTAÇÃO


No início do século XX, surge uma das mais importantes vertentes da Psicologia. Concebida originalmente por Carl Gustav Jung, a Psicologia Analítica vê e compreende o ser humano como um todo, englobando suas crenças, seu universo onírico, a história de seus antepassados, seus arquétipos e símbolos.


A mais importante técnica da Psicologia Analítica, desenvolvida por Jung, foi a Imaginação Ativa: um método dialético que proporciona a interação entre a consciência e o inconsciente, permitindo traduzir em imagens, afetos e pensamentos, bem como compreender as fantasias que se agitam no interior do homem.
Quando a Imaginação Ativa é praticada adequadamente, revela a representação do conflito e promove a transformação do sintoma e a compreensão do seu sentido.


No Brasil, a analista Sonia Lyra é pioneira nos estudos e utilização da técnica de Imaginação Ativa. Sua primeira pesquisa entre portadores de Bruxismo foi apresentada na Alemanha/Berlim em 2013. Desse modo, o foco principal para o uso da técnica atualmente pela doutora é a transformação do sintoma. Seus artigos compõem duas obras literárias (Imaginação Ativa e Criativa; Imaginação Ativa: matéria-prima da cura e quintessência da arte) que, juntamente com outras publicações descrevem uma trajetória histórica em construção.

SONIA LYRA, PhD

Doutora em Ciências da Religião; Mestre e Pós-doutora em Filosofia; Psicóloga. Analista Junguiana membro da IAAP (International Association for Analytical Psychology); Membro da International Biographical Centre Cambridge England; Autora de vários livros; Diretora do ICHTHYS Instituto de Psicologia Analítica.


No dia do evento não haverá disponibilidade de vagas no estacionamento da faculdade, porém há estacionamentos particulares no entorno.

Data do evento

31 de maio de 2019, 19h00 - 22h00

Local do evento

Auditório das Faculdades Pequeno Príncipe

Avenida Iguaçu, n.º 333

Rebouças, Curitiba - Paraná