Fernanda Bragato

PPGD-UNISINOS

Pesquisadora do CNPq. Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Doutorado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e pós-doutorado em Direito pelo Birkbeck College of University of London. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Direito da Unisinos desde 2010. Foi professora Visitante Fulbright na Cardozo Law School em 2017. Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Unisinos. Atua nas seguintes áreas: direitos humanos, direitos indígenas, pós-colonialismo e descolonialidade.

Sílvia Ferabolli

UFRGS

Doutora em Política e Estudos Internacionais pela School of Oriental and African Studies, SOAS, University of London. Atuou como Teaching Fellow entre os anos de 2008 e 2012 junto ao Departament of Politics and International Studies dessa mesma universidade. Suas principais publicações incluem Arab regionalism: a post-structural perspective (Routledge Studies in Middle Eastern Politics 2014 hardcover; 2016 paperback), Relações Internacionais do Mundo Árabe (Juruá 1ªed. 2009; 2ªed. 2013) e Regions that matter: the Arab-South American inter-regional space (Third World Quarterly 2017). Atualmente, é Professora Adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Esther Solano Gallego

Unifesp/Universidad Complutense de Madrid

Possui Mestrado em Ciências Sociais - Universidad Complutense de Madrid (2009) e doutorado em Ciências Sociais - Universidad Complutense de Madrid (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo no curso de Relações Internacionais, professora do Mestrado Interuniversitário Internacional de Estudos Contemporâneos de América Latina da Universidad Complutense de Madrid e da Pós-Graduação Lato Sensu em Conflitos Internacionais e Globalização da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com o tema principal de sociologia política.

Thales Machado

UFRGS

Thales Machado, Bacharel em Relações Internacionais, Militante do Movimento Negro Estudantil e ex- Secretário de Ações Afirmativas (CERI-UFRGS).

Nina Fola

UFRGS

  Mãe de Aretha e Malyck, mulher, negra e de Axé, cantora e percussionista da Banda AfroEntes. Coordena o Coletivo e o Grupo de Estudos do Pensamento de Mulheres Negras Atinúké e a Biblioteca Temática Pedro Cunha . Dedicou parte de sua vida (mais de 25 anos) á militância social contra o racismo, através de vários campos: cultural, artístico, político e partidário. Nesta jornada ressalta as participações na fundação da OSCIP Africanamente/ Ponto de Cultura (há 18 anos em Porto Alegre), na gestão da RENAFROSaúde RS - Rede de religiões Afro-brasileiras e Saúde e no Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC-MinC e no Comitê Técnico da Saúde da População Negra - Ministério da Saúde. Agora na academia e/ou academicamente desenvolve pesquisa com o Povo de Terreiro e Sociologia Política. Socióloga e Mestranda cotista no Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade federal do Rio Grande do Sul.

Marcus Vinicius de Morais

UFRGS/CRDH - NUPSEX

Marcus Vinicius de Freitas Rosa é mestre em História Social pela UFRGS (2008) e doutor em História Social da Cultura pela UNICAMP (2014). Atualmente, é Técnico de Nível Superior da UFRGS (2012), membro do Conselho Universitário desta Universidade, integrante da coordenação do Centro de Referência em Direitos Humanos: Relações de Gênero, Diversidade Sexual e Raça (CRDH - NUPSEX). Integra a coordenação do curso de formação continuada para professores da rede pública Territórios Negros: patrimônio afro-brasileiro em Porto Alegre, oferecido pela Faculdade de Educação/UFRGS e foi um dos autores do livro didático Pessoas Comuns, História Incríveis: a construção da liberdade na sociedade sul-rio-grandense, lançado pela UFRGS em 2017.

Winnie Bueno

UNISINOS

Winnie de Campos Bueno é iyalorixá, bacharel em Direito pela UFPEL, mestranda em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, bolsista CAPES/PROEX na modalidade taxas escolares onde desenvolve pesquisa sobre o pensamento de Patricia Hill Collins, orientada pelo professor Dr. José Rodrigo Rodriguez. Atua como consultora técnica do Conselho Estadual de Povo de Terreiro do Rio Grande do Sul e é consultora acadêmica do DORA AZAMBUJA OLIVEIRA – ADVOCACIA DE DIREITOS HUMANOS.  

Juliane Furno

CESIT/UNICAMP

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho e gênero, trabalho doméstico, Indústria de petróleo e gás e economia industrial. É mestra em Desenvolvimento Econômico na UNICAMP e Atualmente, é doutoranda em Desenvolvimento Econômico, na linha de pesquisa Economia Social e do Trabalho, junto ao Centro de Estudos em Economia do Trabalho e Sindicalismo (CESIT) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Trabalhou junto à Prefeitura Municipal de São Paulo como gestora de políticas sociais de trabalho e renda na Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Empreendedorismo (SDTE). Atualmente é educadora na Escola Sindical da CUT.

Jussara Prá

UFRGS

Doutora em Ciência Política pela USP (1992), Mestre em Ciência Política pela UFRGS (1983) e Bacharel em Ciências Sociais pela PUCRS (1978). Professora Associada da UFRGS atua na área de Ciência Política em metodologia de pesquisa, métodos quantitativos, políticas públicas, estudos feministas e de gênero. Exerceu a função de Coordenadora da Comissão de Pesquisa de Filosofia e Ciências Humanas / UFRGS. Participou do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre (COMDIM) e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com mandato de conselheira na gestão 1999-2003. Integrou o Conselho Diretor da Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas Feministas Redefem. Atualmente é líder do grupo de pesquisa no CNPq "Gênero, Feminismo, Cultura Política e Políticas Públicas”. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero (NIEM/UFRGS). Participa do Conselho Consultivo da ONG Coletivo Feminino Plural. É integrante do Observatório da Lei Maria da Penha e Consultora em Metodologias de Monitoramento; e Consultora Ad Hoc do Programa Pró-Equidade de Gênero da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

Roberto Uebel

ESPM

Professor dos cursos de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e Faculdade São Francisco de Assis (UNIFIN). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI-UFRGS). Mestre em Geografia (UFRGS) e Bacharel em Ciências Econômicas (UFSM). Pesquisador do Laboratório Estado e Território (LABETER/UFRGS) e do Laboratório de Estudos Internacionais (LEIn/UFSM). Atua nas linhas de pesquisa de política externa brasileira, migrações internacionais e Geopolítica e meio ambiente.

Cristiane Feldmann

PPGDH UniRiter

Doutoranda em Educação  na Universidade LA SALLE. Canoas-RS. Mestre em Direito, com Enfâse em Direitos Humanos do Centro Universitá¡rio Ritter dos Reis (UniRitter) Laureate International Universities. Porto Alegre-RS. Especialista em Direito e Processo do Civil no complexo Superior Meridional S.A.(IMED). Especialista em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho na Faculdade do Instituto de Desenvolvimento( IDC). Possui Graduação em Direito na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Revisora da revista jurídica Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) em Santa Maria-RS e da Revista Diá¡logos na Universidade LA SALLE. Canoas-RS.  Pesquisadora do grupo Migrações Internacionais e Pesquisa no Sul ( MIPESUL) desde 2016. Pesquisadora do grupo Diálogos culturais transfronteiriços: pluralismo e direitos humanos na Universidade UNILASALLE, desde 2017. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa denominado Migrações Forçadas: Análise do contexto e do arcabouço jurídico da migração Haitiana para o Brasil no início do século XXI . Professora de Pós-Graduação na Instituição Uniritter e  Instituição IMED-POA . Professora da Graduação da Faculdade  CESUCA. Organizadora de livros jurídicos tais como : Coletânea  de Direitos Humanos de Egressos do Mestrado da Uniritter e DIREITOS HUMANOS E XENOFOBIA: violência internacional no contexto dos imigrantes e refugiados. Autora do Livro  "ALÉM DO HAITI Uma análise da imigração Haitiana no Brasil".

Aline Passuelo

PPGS/UFRGS

Doutoranda e Mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PPGS/UFRGS. Bacharela em Ciências Sociais pela mesma universidade. Professora de Sociologia e Ciência Política da Universidade de Caxias do Sul/UCS. Entre 2014 e 2016 foi socióloga voluntária no Grupo de Assessoria a Imigrantes e a Refugiados/GAIRE do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária/SAJU da Faculdade de Direito da UFRGS. Atuou entre 2006 e 2014 no Programa de Reassentamento Solidário, uma parceria da Associação Antônio Vieira/ASAV com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados/ACNUR. Pesquisa temas referentes a Sociologia das Migrações, Sociologia do Estado, Deslocamentos Populacionais Forçados e Conflitos Armados e seus Impactos nas Populações Locais.

Letícia Rizzotti

PPGRI San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP)

Mestranda do PPGRI San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP) na área de concentração "Paz, Defesa e Segurança Internacional", com projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Graduada pelo curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/Unifesp), com período na Universidade de Coimbra (Portugal) financiado pelo programa "Santander Universidades: Bolsa Luso-Brasileira". É membro do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (Gedes/PPGRI STD), participa do Projeto de Extensão "Realidade Latino-americana", e é sócia da International Studies Association (ISA) e da Latin American Studies Association (LASA). Tem foco em temas relacionados à governança global contemporânea sobre questões de segurança internacional e direitos humanos.  

João Henrique Jung

ISAPE - Instituto Sul Americano de Política e Estratégia

Presidente do Instituto Sul Americano de Política e Estratégia (ISAPE) e coordenador da Linha de Pesquisa sobre América do Sul neste. Bacharel em Relações Internacionais pela ESPM-Sul e bacharelando em Ciências Sociais pela UFRGS.

Simone da Silva Ribeiro Gomes

ISAPE - Instituto Sul Americano de Política e Estratégia

É professora Adjunta do departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É doutora em Sociologia pelo IESP - Instituto de Estudos Sociais e Políticos (UERJ), onde foi orientada por Breno Marques Bringel e foi bolsista do CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Realizou período sanduíche (2014 - 2015) na UNAM- Universidad Nacional Autonoma de Mexico, sob a orientação de Benjamin Arditi. Realizou trabalho de campo na Zona Oeste do Rio de Janeiro e em Guerrero, no México. É mestre em Sociologia pela Univesité Paris VII - Paris Diderot (2011) e mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), onde foi bolsista da FAPERJ - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. É bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Foi tutora do Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos UERJ e atualmente é pesquisadora do NETSAL - Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina, do IESP-UERJ. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana, Violência Política, Sistema Prisional, Narcotráfico e Movimentos Sociais.

Giovana Esther Zucatto

IESP/UFRJ

Professora substituta do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ. Doutoranda em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Mestra em Sociologia pela mesma instituição e Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL) e do Observatório Político Sul-Americano (OPSA). Pesquisa áreas relacionadas à Relações Internacionais e Sociologia, especialmente sob enfoque de gênero

Bruna Jaeger

UniLaSalleRJ/PEPI-UFRJ

Professora do curso de Relações Internacionais na UniLaSalle-RJ e Doutoranda em Economia Política Internacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEPI-UFRJ). Mestra em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEEI-UFRGS) e Bacharela em Relações Internacionais (UFRGS). 

Marília Closs

IESP-UERJ/OPSA/NETSAL

Marília Closs é mestranda em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ) e bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisadora do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL). 

Fernanda Barasuol

UniRitter

Possui Graduação em Relações Internacionais (2010), Mestrado e Doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi bolsista CAPES/Fulbright de estágio doutoral na American University, em Washington D.C,. sob orientação do Prof. Dr. Patrick Thaddeus Jackson. É Professora do curso de Relações Internacionais da UniRitter e Professora Coordenadora do Coletivo de Mulheres do curso, o Las Chicas. Tem interesse principal na área de Teoria das Relações Internacionais, Ensino de Relações Internacionais, Formulação de Política Externa e Política Externa dos Estados Unidos.

Karina Macedo

UNISINOS

Mestre (2014) e doutoranda em Direito pela UNISINOS, com pesquisa voltada ao direito à cidade e à questão urbana sob a perspectiva do pensamento descolonial; integrante do núcleo de direitos humanos da UNISINOS, além de servidora pública estadual.

Marlete Oliveira

Grupo Quilombo e Perola Negra/ Black Academic Brasil.

Marlete compõe o Grupo Quilombo e Perola Negra,Terapeuta Ocupacional, Especialista em Saúde Mental Coletiva, Mestranda em Psicologia Social e Institucional e Consultora do Black Academic Brasil.

Denise de Rocchi

Uniritter

Graduada em Jornalismo pela UFRGS. Tem especialização em Psicologia Aplicada à Comunicação (PUCRS) e Relações Internacionais e Diplomacia (Unisinos). É mestra em Relações Internacionais pela UFRGS, tendo defendido dissertação sobre o papel da identidade nos processos de integração regional. Atualmente é doutoranda em Estudos Estratégicos Internacionais na UFRGS e desenvolve tese com o título Mídia, Poder e Relações Internacionais Na carreira profissional, atuou em diversos veículos como repórter ao longo de duas décadas, com destaque para a Agência Radioweb, onde permaneceu por quase 10 anos. Desde 2013 é professora do Centro Universitário Ritter dos Reis, atuando nos cursos da área de Comunicação e de Relações Internacionais, curso que coordenou entre 2014 e 2016.

Matheus Gobbato Leichtweis

UFRGS

Advogado; mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e mestre (LLM) em Direito Ambiental pela Universidade de Dundee (Reino Unido).

Bruno Gomes Guimarães

UniRitter

Bruno Gomes Guimarães é professor do curso de graduação em Relações Internacionais do Centro Universitário Ritter dos Reis e faz doutorado em Estudos Estratégicos Internacionais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016-2019), pesquisando sobre o lugar da ONU na grande estratégia de potências emergentes e tradicionais. Possui mestrado em Relações Internacionais com foco em desafios globais pela Universidade de Postdam (2012-2015), Alemanha, em programa conjunto com a Universidade Humboldt e a Universidade Livre de Berlim, onde pesquisou sobre a estratégia brasileira para o Atlântico Sul. Sua graduação é em RI pela UFRGS, na qual se formou em 2012. Ao longo de sua vida acadêmica e profissional, o Prof. Bruno tem se voltado para pesquisas a respeito do sistema ONU, governança e ordem global, geopolítica, segurança internacional, instituições internacionais e processos de integração regional. Seu mais recente artigo foi publicado na revista Carta Internacional e trata de aspectos normativos, securitários e geopolíticos da grande estratégia russa (link: http://www.cartainternacional.abri.org.br/Carta/article/view/629 )

Nilton Cardoso

CEBRAFICA/UFRGS

Doutorando em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais (2015) e Bacharel em Relações Internacionais (2012) pela UFRGS. Pesquisador assistente do Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA) e do Centro de Estudos Internacionais sobre o Governo (CEGOV) da UFRGS. Atualmente é professor tutor no curso de Especializaçao EAD Relações Internacionais: Geopolítica e Defesa do Centro de Estudos Internacionais sobre o Governo (CEGOV) e do Comando Militar do Sul (CMS).