O período de submissão já está encerrado

Dados do trabalho

16/09/2024 até 23/10/2024

Normas de Submissão

As submissões que não estiverem de acordo com as normas do edital serão indeferidas;

O conteúdo expresso nos trabalhos é de inteira responsabilidade do aluno autor, não podendo ser imputado ao evento quaisquer responsabilidades. Faça sua inscrição apenas após revisão de todo o conteúdo;

Nenhuma alteração será permitida após a inscrição. Os autores possuem pleno conhecimento que o texto deve ser inédito e original, não apresenta plágio e atende a todos os procedimentos éticos da pesquisa científica;

Com relação à pesquisa com seres humanos e animais, o autor assume o cumprimento das legislações e normas éticas que regem esta área, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de ética em Pesquisa específicos; e

Os resumos inscritos e apresentados serão publicados eletronicamente no livro de resumos do evento.

Vídeo-pôster: Link do vídeo de até 5 minutos inserido na plataforma YouTube com a apresentação de sua pesquisa.

O vídeo pode deve ser postado no formato "não listado" para que o mesmo não seja localizado através da ferramenta de busca do Youtube, mas irá permitir que quem tiver o link consiga assistí-lo normalmente.

Ao fazer o envio do vídeo o autor autoriza a UESPI, de forma gratuita e sem limitação temporal, a utilizar o vídeo, veicular no site do evento e sites vinculados, em canais de compartilhamento de vídeos e redes sociais da Universidade Estadual do Piauí.

Vídeo-pôster e Vídeoconferência

1 - Orientações para a gravação do vídeo-pôster

Opção 1 - Somente com sua imagem falando à câmera (Exemplo)

Opção 2 - Sua imagem falando e/ou mostrando algum equipamento ou item referente ao trabalho (Exemplo)

A gravação pode ser realizada pelo celular ou por um software/plataforma de sua preferência e familiaridade.

A seguir, sugerimos alguns tutoriais que podem ajudar na gravação: (Tutorial 1) (Tutorial 2)

2 - Dicas de gravação

  • Faça um planejamento para que o vídeo tenha a duração máxima de 5 minutos;
  • A gravação poderá ser feita através de um smartphone, notebook ou câmera. Utilize que o recurso que você possuir e tiver familiaridade;
  • Verifique a luz do local onde vai gravar. Se possível, grave durante o dia e em um lugar com boa iluminação;
  • Utilize fone de ouvidos com microfone (até os simples que usamos em celulares funcionam muito bem);
  • Evite locais com ruídos;
  • Se for gravar com o celular, utilize o aparelho na horizontal;
  • Apoie o equipamento para evitar imagens tremidas;
  • Grave em um local que não tenha muitos elementos ao fundo, pois isso pode tirar a atenção de quem estiver assistindo;
  • Para evitar problemas com direito de imagem, não grave nem exponha em seu vídeo pessoas, marcas, áudios, locais etc. que não autorizaram o uso de sua imagem ou som;
  • Ao iniciar a gravação não se esqueça de se apresentar! Fale seu nome, instituição, título do trabalho e se o trabalho teve orientador, identifique-o também.

Apresentamos a seguir um tutorial que pode ajudar você a gravar seu Vídeo-Pôster utilizando a plataforma Loom(Tutorial) 

Se quiser, faça a gravação e edição de seu vídeo pelo celular, por meio de aplicativos, ou em computadores, usando softwares específicos para edição. Existem opções de programas para iniciantes, softwares simples e gratuitos, por meio dos quais é possível alcançar bons resultados.

É possível incluir letterings, ou seja, rótulos, com informações de destaque, imagens, sons, dentre outros recursos que podem ser utilizados para tornar o seu vídeo mais dinâmico. Se você se sentir seguro para acrescentar, pode caprichar utilizando esse recurso.

Exemplos de softwares de edição: ApowerEditWindows Movie MakerYouTube Video EditorShotcutLightworksCyberlink PowerDirectorIMovieInShotOcamScreenflowMovavi Video EditorAdobe PremiereSony Vegas, entre outros.

Por fim, poste seu Vídeo-pôster na plataforma YouTube para obter um link do vídeo postado e envie o link no formulário de inscrição do evento.

Seja criativo! Bom trabalho!

3 - Orientações para Apresentação Oral e Banner na modalidade presencial

Os bolsistas e voluntários inscritos no PIBIC/PIBITI (vigência 2023-2024) dos Campi da cidade de Teresina apresentarão seus trabalhos exclusivamente  na modalidade Banner presencialmente.Os demais alunos inscritos nesse programa podem optar por participarem e apresentarem os seus trabalhos presencialmente em Teresina ou remotamente , por vídeo pôster. Ainda, conforme as indicações do Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação Tecnológica-CIPIT, serão escolhidos os 3 melhores trabalhos de cada área para serem apresentados por vídeo conferência (os trabalhos escolhidos serão notificados via e-mail). O banner deverá conter a logo do evento, bem como seguir minimamente, uma estrutura com: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados obtidos, Considerações e Referências. O tamanho do banner deverá ser de 90cm x 120cm. As apresentações orais deverão ser realizadas no Power Point e seguir as mesmas estruturas do banner. O tempo de apresentação do banner será de 10 minutos com 5 minutos para arguição dos avaliadores.

TEMPLATE para as apresentações (videoconferência/vídeo-pôster): Baixe o template para banner

Submissão de Projeto ou Programa PIBEU

A participação no VI Seminário PIBEU requer a inscrição do coordenador e bolsista através do site do evento, o que também é necessário para a certificação do I Semana de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UESPI, obedecendo às instruções fornecidas durante o processo de inscrição.

Somente poderão participar das comunicações os bolsistas e/ou coordenadores que tenham realizado a inscrição dentro do prazo estabelecido.

A programação, incluindo o link para acesso às salas, será divulgada no SIGPREX e no site da UESPI.

As apresentações serão realizadas em salas presenciais e virtuais na plataforma Google Meet, sob a supervisão de um avaliador.

Os trabalhos serão apresentados nas modalidades presencial ou remota. A participação presencial (banner e slides) é obrigatória para todos os inscritos residentes em Teresina-PI. Já a modalidade remota (slides) está disponível para inscritos oriundos de outras cidades.

Coordenadores e bolsistas que não apresentarem suas ações no VI Seminário PIBEU não poderão acessar a certificação ou obter declaração enquanto a pendência persistir.

Cada apresentador terá até 10 minutos para expor os resultados de sua ação, mais 05 minutos para considerações do avaliador e facultados 5 minutos para arguição do coordenador da ação extensionista.

Submissão de Ação Extensionista de Fluxo Contínuo

Os inscritos no XII Seminário de Extensão na modalidade de Ação Extensionista no Fluxo Contínuo, que tiverem os seus trabalhos selecionados pela Comissão do evento, apresentarão na modalidade de banner e slides, conforme inscrição para participação no evento (presencial ou remota).

A participação presencial (banner e slides) é obrigatória para todos os inscritos residentes em Teresina-PI. Já a modalidade remota (slides) está disponível para inscritos oriundos de outras cidades.

Os trabalhos inscritos no XII Seminário de Extensão na modalidade de Ação Extensionista no Fluxo Contínuo deverão ser apresentados pelo(a) próprio(a) autor(a) e/ou membro convidado pelo proponente da ação extensionista.

Para a apresentação o coordenador da ação, poderá submeter a participação conjunta de um membro conforme categorias (organizador/ colaborador/ supervisor/ apoio/ palestrante/ conferencista / mediador) ativo na execução da ação.

Apresentação Presencial (Banner):

Para os participantes que escolherem a participação presencial, os trabalhos deverão ser apresentados em formato de banner e slides, bem como para todos aqueles que residem na cidade de Teresina-PI.

Os dias, horários e locais específicos para a apresentação presencial dos trabalhos serão divulgados no site oficial do evento. Recomenda-se aos participantes que acompanhem regularmente as atualizações na página eletrônica do evento para obter as informações pertinentes. Os banners para apresentação deverão ser confeccionados conforme as diretrizes estabelecidas no site oficial do evento. As especificações detalhadas sobre dimensões, formato e conteúdo estarão disponíveis na seção dedicada à apresentação presencial.