1. Como será realizado?

O evento será realizado na cidade de Teresina-PI, no Gran Hotel Arrey, de 29 a 31 de outubro de 2024. Para oferecer flexibilidade e atender às diferentes necessidades dos participantes, o evento oferecerá opções de apresentação tanto para aqueles que optarem por participar de forma remota quanto para aqueles que escolherem a participação presencial.

 2. Quem poderá participar do evento?

As categorias de inscrições são: 

Categoria

Modalidade

Vagas

Alunos da Graduação e Pós-Graduação da UESPI

Presencial

700

Professores/Servidores UESPI/Orientadores de PIBIC/PIBIT/PIBEU

Presencial

250

Participantes de outras IES/IC&T

Presencial

100

Alunos da Graduação e Pós-Graduação da UESPI

On-line

400

Professores/Servidores UESPI/Orientadores de PIBIC/PIBIT/PIBEU

On-line

400

Participantes de outras IES/IC&T

On-line

400

 3. As vagas são limitadas?

Sim, há um limite de vagas por categoria.

 4. O expositor precisa elaborar um pôster para apresentar a sua pesquisa no congresso desse ano?

Caso o participante opte por participar presencialmente, deverá elabora um banner para apresentar. No entanto, se o participante for participar remotamente, no ato da inscrição o expositor precisará anexar um resumo e um vídeo-pôster de sua pesquisa. Caso seja selecionado pelo Comitê de Avaliação, será convidado para apresentar ao vivo, por videoconferência, em salas virtuais do evento. A Comissão avaliadora entrará em contato com os autores dos trabalhos selecionados para convidá-los e repassar mais detalhes sobre essa modalidade.

 5. Já devo enviar o resumo e/ou link do vídeo-pôster no momento da minha inscrição?

Sim. O conteúdo da sua inscrição será justamente aquele que constará na plataforma virtual do evento.

Atenção às normas! Não serão permitidas alterações futuras.

 6. Qual é o formato ideal do resumo solicitado na inscrição do evento?

O resumo deverá conter brevemente: introdução, objetivos, métodos utilizados, resultados obtidos e conclusões. Não é permitida a citação de referências bibliográficas no resumo.

O resumo pode ser redigido em português, inglês ou espanhol. Deve necessariamente tratar-se de uma pesquisa científica desenvolvida ou em desenvolvimento, e não apenas de uma proposta de trabalho. Importante ler as instruções na página de submissão de trabalhos

 7. O que é um vídeo-pôster? O envio é obrigatório?

O vídeo-pôster nada mais é do que uma gravação, mesmo que caseira, da apresentação de uma pesquisa. Há diversas formas de gravá-lo. Veja as dicas e exemplos na opção 'Vídeo-pôster' no menu desse site.

Vale lembrar que o vídeo-pôster solicitado pelo evento deve ter até 5 minutos, por isso, faça um planejamento para que apenas os principais pontos da pesquisa sejam relatados. Use a sua criatividade!

O link do vídeo-pôster deve ser inserido no ato da inscrição. Importante ler as instruções na página de submissão de trabalhos.

 8. Iniciei meu projeto PIBIC/PIBIT recentemente (ciclo 2024-2025). Tenho obrigatoriamente que participar do evento desse ano?

Não. Apenas os alunos PIBIC/PIBIT 2023-2024 são obrigados a apresentar neste evento. Você é convidado a apresentar alguma outra pesquisa já desenvolvida ou a participar como ouvinte e já ir se familiarizando com o evento.

 9. Qual o modelo do Banner?

O Banner deverá ter as dimensões de 90cmx120cm, conter a logo do evento e os elementos básicos: introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões e referência. O template para a confecção do banner está disponível na página de submissão.

10. Qual é o período de inscrição para o VI Seminário PIBEU?

O período de inscrição é de 13/09/2024 a 30/09/2024.

11.Como serão organizadas as apresentações do Seminário?

As apresentações serão organizadas em salas presenciais e salas virtuais na plataforma Google Meet, com a presença de um avaliador do Comitê Local

12.O que acontece se os coordenadores ou bolsistas não apresentarem suas ações no VI Seminário PIBEU?

Eles ficarão impossibilitados de acessar a certificação ou emissão de declaração enquanto a irregularidade persistir.

Justificativa de ausência

 

I. A justificativa de ausência do professor orientador ou aluno do PIBIC 2022-2023 deverá ser enviada EXCLUSIVAMENTE pelo orientador por meio do SEI para a unidade FUESPI-PI/GAB/PROP/DP .

II. O sistema estará aberto para receber estas justificativas no período de 01 a 15/11/2024.

III. Todas as justificativas serão analisadas pelo Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação Tecnológica-CIPIT da UESPI. Posteriormente, será informado para o requerente se a justificativa foi aceita ou não.

IV. A falta da justificativa do professor orientador ou do aluno PIBIC 2023-2024, neste prazo, implicará no impedimento de concorrer no processo seletivo do PIBIC 2025-2026.