Resumo:O objetivo é apresentar uma reflexão crítica sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Lei do Novo Ensino Médio (13.415/2017), entendo-a como ressonância da racionalidade neoliberal. Para isso, discutiremos como os documentos estão marcadas por essa racionalidade que delega, incita a flexibilização, a responsabilização dos cidadãos, o bem-estar econômico ante seguridade social, a produção de empreendedores de si e coopera com o fomento de uma cidadania sacrificial. Assim, busca-se analisar os efeitos desse regime de governo na constituição de sujeitos através da instituição escolar, sujeitos esses que são conduzidos para atender a demandas da atual vida política e da governança neoliberal. Através
de uma exposição histórica das três versões, da exposição do que é a base e a parte flexível (itinerários formativos), bem como o papel do professor e do estudante no processo de ensino - aprendizado na nova arquitetura da etapa final da educação básica, deslocaremos os conceitos acima citados para pensarmos a questão. Essa análise possibilitará a compreensão dos modos como no presente se conduzem as condutas dos cidadãos.

Ministrante: Doutorando Antônio Alex Pereira de Sousa - Universidade Federal do Ceará

INSCRIÇÕES PELO LINK:  https://docs.google.com/forms/d/15HaoBBLq-QdKj6gPnmD7sa1ujae33n4vFcv1M2n0aZM/viewform?chromeless=1&edit_requested=true&fbclid=IwAR0p0NhY4vYgenm8aa1EHDcEVTF3dYnaF_kVYvvFGQxeZxpmy_9nSKaC-4k

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