Dra. Joana Maria Pedro

Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1972), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992). Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Fez pós-doutorado na França, na Université dAvignon, entre 2001 e 2002, e também nos Estados Unidos, na Brown University entre 2016 e 2017. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 1993 e 1995, Diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas entre 1996 e 2000, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas entre 2008 e 2012, Pró-Reitora de Pós-Graduação entre 2012 e 2016, foi presidenta da ANPUH ? Associação Nacional de História na gestão 2017-2019. Aposentou-se em março de 2019 e está como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. É também pesquisadora do IEG - Instituto de Estudos de Gênero www.ieg.ufsc.br e do LEGH ? Laboratório de Estudos de Gênero e História http://www.legh.cfh.ufsc.br/ Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, gênero, relações de gênero, história das mulheres, memória, história oral, história do tempo presente e história comparativa. É pesquisadora 1A do CNPq. Link do Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0818383116633579

Dra. Solange Emilene Berwig

Universidade Federal do Pampa

Graduada em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (2010), Especialista em Políticas e Intervenção em Violência Infrafamiliar pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (2013), Mestre e Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC/RS. - Doutorado Sanduíche pela Universidad de Ciências Sociales Y Artes (UARCYS) Chile. Docente do curso de Serviço Social na Universidade Federal do Pama - UNIPAMPA (desde 2014), trabalhando na Graduação em Serviço Social; Pós-graduação: Especialização em Serviço Social e Direitos Humanos; Especialização em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar. Integrante do grupo de pesquisa: Trabalho, Formação Profissional em Serviço Social e Política Social na América Latina. Trabalha principalmente os temas: SUAS, Gestão do Trabalho no SUAS, Trabalho e Proteção Social; Saúde (saúde mental, trabalho do/a Assistente Social em Hospital). Atuou como Assistente Social nas políticas de Educação (Incubadora Social ITECSOL da UNIJUÍ), Saúde (Hospital e CAPSI,) e Assistência Social (Proteção Social Básica). Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2432723992234220

Dra. Carmen Lúcia Silva Lima

Universidade Federal do Piauí

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. Mestre e doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Pernambuco. Professora Associado I do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí. Professora do Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFPI. Líder do Grupo de Pesquisas sobre Identidades Coletivas, Conhecimentos Tradicionais e Processos de Territorialização da UFPI e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Étnicas (GEPE) da UFC, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE e Professora Associada do Núcleo Histórico Socioambiental (NUHSA) da UFRR. Pesquisadora do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA). Realiza pesquisa entre populações indígenas, povos e comunidades tradicionais. Área de interesse: etnicidade, relações interétnicas, etnologia indígena, territorialização e conhecimentos tradicionais. Link Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7953759986201568 

Dra. Jenny González Muñoz

Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Visitante Escola de Belas Artes- Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. Pós-doutorado (PNPD-CAPES) em História, Universidade de Passo Fundo, RS, Brasil. Pós-doutorado em Pedagogia Militar (Seguridade e Defesa da Nação), Universidade Militar Bolivariana da Venezuela (Bolsa interna) Doutora em Cultura e Arte para a América Latina e do Caribe, pela Universidade Pedagógica Experimental Libertador, Caracas, com destaque para os povos indígenas, religiosidade, política pública do multiculturalismo, arte e Património Cultural. Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural, pela Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil, (Bolsa em Demanda Social-CAPES). Licenciada em Artes pela Universidade Central da Venezuela. Temas de interesse: Seguridade dos bens culturais, políticas públicas nas expressões socioculturais, tratados religiosos, os povos indígenas de Abya Yala, culturas camponesas americanas, registro e documentação do patrimônio cultural, literatura e cultura em processos memoriais; Arte contemporânea e processos culturais emergentes, Cemitérios e modos de ver a morte, Memoria social, culturas árabes e persas, culturas indianas. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação, Trabalho, Desigualdade Social e Políticas públicas, UFPI.  Link Lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/0804094119521455

Ewerton da Silva Ferreira

Universidade Federal do Pampa

Mestrando em Políticas Públicas, graduando em Ciências Sociais - Ciência Política e Licenciado em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Pampa - campus São Borja. Atualmente é bolsista do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e voluntário no Programa de Extensão Mulheres sem Fronteiras e membro do Grupo de Pesquisa em Gênero, Ética, Educação e Política - GEEP da UNIPAMPA . Representante discente na Conselho do PPGPP, da Comissão Local de Extensão e do Conselho de Campus da UNIPAMPA. Campus São Borja. Colunista e membro do Jornal Interdisciplinar em C&T da Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui. Foi professor voluntário no Projeto de Extensão LEME: Oficinas Preparatórias para o ENEM (2015-2017), Bolsista de Gestão na coordenação do curso de Ciências Humanas - Licenciatura (2015-2016). Editor Adjunto da MISSÕES: Revista de Ciências Humanas e Sociais e Editor Chefe da Revista de Estudos Interdisciplinares - CEEINTER. Presidente do Centro de Estudos Interdisciplinares e editor chefe da Editora CEEINTER. Pesquisa sobre Gênero, Sexualidade, Currículo Escolar, Políticas Públicas, Epistemologias do Sul e Identidades. Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4355005846557027

Ricardo Macuglia Colvero

Centro Universitário da Região da Campanha

Ricardo Macuglia Colvero concluiu o Bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário da Região da Campanha. Desenvolvedor de software, trabalha com banco de dados vision nos ambientes gráficos, Desenvolvimento de aplicações web site, App e outros. Atualmente é editor adjunto na Revista de Estudos Interdisciplinares e Vice-Presidente do Centro de Estudos Interdisciplinares – CEEINTER. Link do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1120266629993592

Dra. Ana Cristina da Silva Rodrigues

Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Tem experiência na educação básica estadual e municipal, tendo atuado durante 20 anos na Rede Municipal de Porto Alegre. Atuou como assessora pedagógica na EJA, na alfabetização e na gestão durante 8 anos na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Foi conselheira no Conselho Municipal de Educação de Cachoeirinha e presidente do Conselho Municipal de Educação de Jaguarão. Atua no ensino superior desde 1994 tendo larga experiência em instituições públicas e privadas. Durante 5 anos foi presidente da comissão Própria de Avaliação da UNIPAMPA. Atualmente é professora Adjunta III na Universidade Federal do Pampa, professora do Mestrado Profissional em Educação e Diretora do Campus Jaguarão. Atuou como coordenadora de área-Pibid da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Desenvolve pesquisas na área das políticas educacionais e gestão, alfabetização, letramento e avaliação, em especial avaliações em larga escala e avaliação institucional, sendo líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas, Avaliação e Gestão da Educação-GEPPAGE.