Painel: Estruturação e gestão dos centros de simulação realística

 

Palestrantes

Ementa

 

1.

Alessandra Mazzo

(USP)

Projetando um Centro de Simulação Realística

Sabemos que simulação realística na formação de profissionais da saúde tem crescido e cada vez mais facilita o desenvolvimento de competências necessárias à boa formação do profissional. Nesse sentido, estimula o indivíduo a raciocinar diante de alguma situação problema, seja esta uma situação real ou simulada, e assim, um centro de simulação bem estruturado facilita o processo de ensino e aprendizagem.

 
 

2.

Magda Verçosa

 

O dia a dia de um centro de simulação realística:

Nesta atividade se propõe discutir a dinâmica da utilização do centro de simulação realística como uma ferramenta de  inovação na formação acadêmica. O foco desta mesa dirige-se a fomentar a discussão sobre como utilizar corretamente o centro de simulação realística como método inovador na perspectiva de ensino e aprendizagem (falta enviar)

 
 

3.

Casandra G. R. M. Ponce De Leon

(UnB)

A Simulação da Realidade no Ensino

A simulação é uma estratégia que permite ao professor transformar cenários reais em cenários controlados. O aprender clínico e a diversificação dos cenários de aprendizagem, os métodos de avaliação de competências em saúde necessitaram se adaptar aos novos métodos de ensino e de aprendizagem. Hoje, é inquestionável o impacto que a simulação tem sobre as práticas de ensino e de aprendizagem no contexto dos cenários de estudoaos estudantes e professores, e para isso faz-se necessário m centro de simulação bem estruturado para facilitar esse processo educacional.

 
 
 
     
 

Compartilhe!

Parceiros