Eliana Claudia Otero de Ribeiro - UFRJ-RJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ (1975), mestrado em Saúde Pública - Harvard University (1981) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). Docente por mais de 20 anos do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalha hoje como consultora na área de educação dos profissionais da saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Recursos Humanos em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação médica, formação de recursos humanos em saúde, formação docente, educação permanente em saúde.

Alessandra Mazzo - USP

Universidade de São Paulo - Ribeirão Prêto

Bolsista de Produtividade e Pesquisa Nível 2 do CNPq. Graduada em Enfermagem, Mestre, Doutora e Livre Docente, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP). Possui pós-doutorado pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Professora Associada da USP junto ao Curso de Medicina da FOB Bauru e da EERP. Tem assessorado projetos de modernização e implantação de laboratórios de simulação. É coordenadora do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Simulação Clínica Interprofissional GEPESCIP. Desenvolve projetos relacionados a Assistência de enfermagem nas eliminações urinárias (com ênfase no cateterismo urinário intermitente) e Simulação Clínica.

Ricardo Fragelli UNB-DF

Universidade de Brasilia

Engenheiro Mecânico, Mestre em engenharia mecânica e Doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília. Professor dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama e do Programa de Pós-graduação em Design, onde orienta trabalhos na área de design educacional. Por suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para educação, recebeu onze prêmios nacionais de Instituições como MEC, MCT, CAPES, ABED, ABMES e Santander Universidades. Desenvolve pesquisas em sistemas inteligentes e adaptativos aplicados à educação, design educacional, técnicas e métodos educacionais baseados em aprendizagem ativa e colaborativa.

Enílvia Rocha Morato Soares - UNB-DF

Universidade de Brasilia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1988), Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2011). Professora aposentada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Integra o Grupo de Pesquisa Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico - GEPA.

Casandra G. R. M. Ponce De Leon - UNB-DF

Universidade de Brasilia

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Fundamental pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Assistente na Universidade de Brasília (UnB) - Faculdade de Ceilândia (FCE). Atua na área materno-infantil, com ênfase na criança e adolescente. É membro do Grupo de Pesquisa na Atenção à Família (GPAF), onde tem desenvolvido trabalhos nas áreas de tecnologias educacionais, elaboração e validação de cenários clínicos na simulação materno-infantil e na avaliação formativa usando a simulação.

Ida Helena Carvalho Francescantonio Menezes (UFG/GO)

Universidade do Goias.

Nutricionista pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (1982), Mestre em em Educação/UFG (1998) e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2006). Professora associada 3 da UFG. Tem experiência nas seguintes áreas temáticas: formação de profissionais de saúde, avaliação curricular, ações afirmativas e nutrição, com ênfase em análise nutricional de população, atuando principalmente nos seguintes temas: promoção da saúde, educação em saúde, gestante, lactente, aleitamento materno e educação permanente. Docente permanente do Mestrado Profissional Ensino na Saúde/Faculdade de Medicina/UFG, área de concentração ensino na saúde e linha de pesquisa processo educativo no trabalho em saúde.

Isabela Almeida Ramos - UCB-DF

Universidade Católica de Brasília.

Licenciada (2010), Mestre (Bolsista CAPES/2013) e Doutora (Bolsista CAPES/ 2017) em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília - UCB. Atualmente é docente adjunto I dos cursos de Saúde do Centro Universitário UniProjeção, e docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília. Possui ampla experiência prática nas áreas de recreação e estimulação psicomotora.  

Geisa Sant Ana - ESCS-DF

Escola Superior de Ciências da Saúde.

Mestre em Ciências da Saúde pela UNB. É docente do Curso de Graduação em Enfermagem da ESCS-DF desde 2009 que utiliza das Metodologias Ativas (ABP e PBL) e portanto é uma estudiosa desta área, com conhecimento e experiência em Problematização e Arco de Maguerez, ABP. Atua também como assessora pedagógica no Mestrado Acadêmico da ESCS (MACS) que utiliza-se da Metodologia Ativa. É docente colaboradora no MACS em disciplina que utiliza TBL e Sala de Aula Invertida.

Gerson Alves Pereira Junior - USP-Bauru

Universidade de São Paulo - Bauru

Professor Doutor de Cirurgia de Urgência e Trauma do Curso de Medicina de Bauru da Universidade de São Paulo. Professora Associada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP). Doutorando da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP/USP). Professora Associada do Departamento de Pediatria da Universidade de Campinas (UNICAMP).

Cristiano de Santana Pereira - IFB-DF

Instituto Federal de Brasília.

Atuou como Coordenador-Geral de Relações Institucionais e Projetos Especiais da Diretoria de Integração das Redes de Educação Profissional e Tecnológica (DIR) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC). Possui Mestrado em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (2008). A graduação, também em Ciência da Computação, foi concluída neste mesmo centro em 1999. Atualmente é professor do Instituto Federal de Brasília.Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Inteligente, atuando principalmente nos seguintes temas: Machine Learning, Instance-based Learning, Prototype Selection and Generation, Gaussian Mixtures Models, Vector Quantization, Self-Organized Maps, Auto-associative Neural Networks, Image Processing, Handwritten Digits Recognition, Principal Component Analysis, Database Systems and Data Mining.

Magda Verçosa Carvalho Branco - UNICEUB-DF

Centro Universitário de Brasília.

Mestre em Educação (UCB), especialista em bioética (UnB), Bacharel em Biologia modalidade Médica (UMC), Gerente Executiva dos Laboratórios de Ensino Pesquisa e Extensão – LABOCIEN (UniCEUB) é membro do Comite de Ética e Pesquisa – CEP (UniCEUB) e Consultora Ad hoc da Comissão de Ética de Utilização de Animais Experimentais – CEUA (UniCEUB), responsável pelo Projeto de Extensão Educação para a Saúde – PES do curso de Psicologia do UniCEUB. Participa do Grupo de Pesquisa: Profissão Docente e Práxis Educativa (UniCEUB/CNPq). E-mail: magda.vercosa@uniceub.br


Mourad Ibrahim Belaciano - UNB-DF

Universidade de Brasilia.

Doutor em Ciências da Saúde na Faculdade de Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2015), possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1974) e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba (1987). Atualmente é professor da saúde do departamento de Saúde coletiva da UNB. Ex diretor executivo da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB-DF) e da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde pública, planejamento estratégico situacional, ensino médico, política nacional de saúde e educação em saúde: ensino médico, currículo baseado em problemas, saúde bucal, formação médica e saúde pública.

Guilherme da Costa Brasil - UDF-DF

Centro Universitário do Distrito Federal

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Assistente no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Atua na área materno-infantil, com ênfase em simulação realística. É membro do Grupo de Pesquisa na Atenção à Família (GPAF) e membro da Liga de Simulação em Saúde (LISSA) da UnB-FCE. Professor orientador da Liga Acadêmica de Enfermagem em Trauma, Emergência e Simulação (LAETES) da UDF.

Wender Antonio de Oliveira - IESGO-DF

Faculdades Integradas IESGO.

Enfermeiro. Epidemiologista. Especialista em Gestão de Emergências e Desastres, Especialista em Processos Educacionais em Saúde, com Ênfase em Metodologias Ativas. Operador Tático de Emergências Médicas. Pós-Doutor em Educação na Unviversid de Flores-UFLO, Buenos Aires/Argentina (2018). Diretor Acadêmico das Faculdades IESGO - GO, Diretor Geral do Instituto de Metodologias Ativas (IMA-DF), Membro da CTA. Coren - DF, Coordenador Adjunto do Departamento de Enfermagem da ABRAMEDE-DF, Parecerista do Guia do Estudante (GE). Consultor do Ministério da Saúde e Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/BASis).

Claudia Spinola Leal Costa - MS

Ministério da Saúde.

Mestranda em Estudos sobre Mulheres: gênero, cidadania e desenvolvimento. Especialista em processos educacionais: com foco em metodologias ativas de aprendizagem. Especialista em saúde pública.

Possui mais de 20 anos de experiência no governo federal (Ministério da Saúde) nas pautas de educação em saúde, vigilância sanitária, promoção da saúde, prevenção, articulação e participação social e reorganização dos serviços públicos de saúde.             

Bárbara de Caldas Melo - UDF - DF

Centro Universitário do Distrito Federal.

Enfermeira formada na turma I da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS). Especialista em Centro Cirúrgico e Saúde Mental do Adulto pelos Programas de Residências da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Mestranda em Ciências da Saúde pela ESCS. Professora Assistente no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Pesquisadora na área de Saúde Mental e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem com ênfase em ABP, PBL e Sala de Aula Invertida. É membro do Grupo de Pesquisa em Metodologias Ativas (GPMA). 

Luciana Padovez Cualheta - UNB-DF

Universidade de Brasilia

Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa de Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas, com foco em educação empreendedora. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Goiás, com linha de pesquisa em Inovação e Empreendedorismo. MBA em Marketing pela FGV. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Goiás. Professora substituta da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE), da Universidade Federal de Goiás.