Peu Meurray

Galpão Cheio de Assunto

Inventor da bateria de pneus, compositor e artista plástico, Peu Meurray iniciou sua longa carreira como músico profissional muito cedo. Com apenas 20 anos de idade já estava gravando e tocando com os maiores artistas nacionais e internacionais, como Marisa Monte, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Daniela Mercury, Lorenzo Jovanotti, Negrita, dentre outros. Como compositor, tem suas músicas gravadas por artistas brasileiros de renome internacional, como: Arnaldo Antunes, Ivete Sangalo, Davi Moraes, Preta Gil, Timbalada, Tribahia e o italiano Lorenzo Jovanotti. Além de participar de um dos maiores festivais percussivos do mundo, o Perc Pan. Com sua bateria de pneus, a música de Meurray tem um som muito particular. Removidos do lixo e das ruas, os pneus são transformados em instrumentos musicais fantásticos, além de se tornarem verdadeiras obras de arte. Além de uma música incrível, dançável, com melodias inovadoras, seu projeto é comprometido socialmente com crianças em estado de vulnerabilidade, com a cultura negra e o meio ambiente. Seu escritório e palco privativo estão em Salvador - Bahia, no espaço cultural Galpão Cheio de Assunto, onde realiza shows com sua Orquestra de Pneus, aulas e mantém seu estúdio musical.  

Kleysson Assis

UFRB

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS), Mestre em Filosofia (UFBA) e graduado em Filosofia pela mesma instituição. Possui pós-doutorado em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGE-UEFS). Atualmente é professor Adjunto de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordenador do Programa CIA (Coletivo de Inteligência Afrofuturista) e do Projeto LABII (Laboratório de Inteligência e Imagem), ambos no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Escultor aprendiz afro-brasileiro, tendo como mestre nessa arte Antônio Carlos Oloxedê, discípulo e neto de Mestre Didi.

Dyane Brito

UFRB

Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atualmente é Diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB (2020-2024). Professora do Quadro Permanente do Mestrado em Política Social e Territórios (POSTERR/UFRB); Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas e do Programa de Pós Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade (EISU/UFBA). É Pós Doutora em Sociologia pela USP. Doutora em Educação(UFBA), Mestre em Ciências Sociais (UFBA) e possui Graduação também em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1998). Atuou como pesquisadora da UNESCO e MEC/SECAD na avaliação das Ações Afirmativas no Ensino Superior e como Consultora do UNICEF para a implementação da LEI 10.639/03 na região do Semiárido Brasileiro. É Vice Líder do Observatório de Política Social e Serviço Social (OPSS - UFRB) e Membro Pesquisadora do Programa A cor da Bahia (UFBA).

Fred Aganju

UFBA

Fred Igor Santiago Ferreira, ou Aganju, nasceu na Cidade de Livramento de Nossa Senhora-BA e, radicou-se a mais de 10 anos em Cachoeira –BA , onde desde o ano de 2011 contribui na articulação de Cineclubes comunitários e na disseminação da Cultura Hip Hop nas periferias urbanas da cidade. Atualmente Aganju é um dos impulsionadores do Comitê de Solidariedade Popular – Covid-19 – Cachoeira-BA, instancia organizativa comunitária articulada pelo Cine do Povo com o propósito de efetivar estratégias comunitárias autônomas de enfrentamento aos efeitos virais e econômico sociais do novo Corona vírus nas periferias urbanas e rurais da cidade de Cachoeira-BA. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2015) e licenciado em História pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2012). Exerceu a função de estagiário/pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco, através do projeto de pesquisa Transmissibilidade Intergeracional, Pobreza e Desigualdade Racial: visões e percepções, sob orientação do Professor Doutor Osmundo Pinho (2010/2011). Foi professor-pesquisador do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola, do MEC, desenvolvido pela UFRB entre março de 2015 a julho de 2016.

Lu Ain Zaila

Afrofuturo

Lu Ain-Zaila é Luciene de uma das periferias do Brasil. É pedagoga (UERJ). Escritora afrofuturista autopublicada, lançou a “Duologia Brasil 2408”, composta por “(In)Verdades e(R)Evolução” (2016-2017), “Sankofia” (2018) e “Ìségún” (2019, Col. Universo Insólito, Monomito Editorial). Escreve afrofuturos entre periferias metaforizadas ou não, mixando ancestralidades, cultura e história negra e sua gente negra também. Além de artigos, ensaios e pesquisas relacionadas

Fábio Kabral

Afrofuturo

É escritor. Autor dos romances Ritos de passagem (Giostri, 2014), O Caçador Cibernético da Rua 13 (Malê, 2017) e A Cientista Guerreira do Facão Furioso (Malê, 2019). Escreve artigos e ensaios sobre afrofuturismo publicados em livros, revistas, reportagens, jornais e blogs. Debate sobre afrofuturismo e afrocentricidade, mitologia e ancestralidade, ficção científica e fantasia em palestras, oficinas, rodas de conversa, podcasts e vídeos na plataforma YouTube. Junto com Karolina Desireé, ministra oficinas de escrita e de criação afrofuturista nas redes SESC e Fábricas de Cultura da Grande São Paulo. Cofundador do site O Lado Negro da Força, que promove e fomenta a presença negra na cultura pop. Candomblecista iniciado no Ilê Oba Asè Ogodo. Ator formado pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), também estudou Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade de São Paulo (USP).

Neila Roberta

UNEB

É docente do departamento de educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus XIV). Desenvolve pesquisas nas áreas de literatura, cultura, gênero, raça/etnia. Graduada em Letras – Língua inglesa e Literaturas pela UNEB, mestre em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Literatura e Cultura (UFBA).

Zaika dos Santos

Afrofuturo

Fundadora das iniciativas científica/educacional Afrofuturismo: Arte e STEM, do coletivo artístico e educacional Saltosoundsystem e da iniciativa de multiartes Nok é Nagô. Tecnóloga em Audiovisual, em Rádio e TV e em Web Design. Atualmente concluindo graduação de Licenciatura em Artes Plásticas na Universidade Estadual de Minas Gerais. Pesquisadora afiliada à ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores Negros), integrante do grupo de pesquisa LabFront da Universidade de Minas Gerais (Laboratório de Poéticas Fronteiriças), sendo a filiação específica para o desenvolvimento de mais pesquisas científica sobre Afrofuturismo). Bolsista de iniciação científica no Instituto Sua Ciência, com sua terceira pesquisa científica sobre Afrofuturismo. Uma das divulgadoras científica/cientista do projeto Mulheres na Ciência - British Council 2018 - WOW - Festival Mulheres do Mundo,  onde desenvolveu a divulgação científica Afrofuturismo no WOW. Cientista filiada ao 500 Women Scientists.

Nego Bispo

CECOQ/PI e CONAQ

Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo Bispo, nasceu em 10/12/1959, no Vale do Rio Berlengas, antigo povoado Papagaio, hoje município de Francinópolis/PI. É lavrador, formado por mestras e mestres de ofícios, morador do Quilombo do Saco-Curtume (São João do Piauí, PI). Ativista político e militante de grande expressão no movimento social quilombola e nos movimentos de luta pela terra, Nêgo Bispo é atualmente membro da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (CECOQ/PI) e da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).

Gabriel Swahili

UFBA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2002), bem como Especialização em Planejamento e Gestão para Educação (2003), Mestrado em Educação e Contemporaneidade (2007) e Doutorado em Educação (2016). Atualmente é Professor Adjunto I lotado na FACED/UFBA. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização Territorial, Educação Popular/Comunitária, Ensino Superior, História da África e da Diáspora Africana, Interdisciplinaridade, Movimentos Sociais, Relações Raciais e Políticas Públicas.

Emmanoel Soares

UFRB

Possui bacharelado em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (1999), especialização em Educação Estética, Semiótica e Cultura pela Faculdade de Educação da UFRBA (2001), mestrado em Educação pela mesma instituição e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2008). Possui pós-doutorado pela UFPB (2012) e pela UFC (2019). Atualmente é professor permanente do mestrado profissional de História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas/CAHL e do curso de Licenciatura em Filosofia/CFP da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Formação Afrodescendente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, candomblé, ensino da filosofia, afro-descendência e Exu.

Anin Urasse

Afrofuturo

Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade do Estado da Bahia (2012). Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal da Bahia (2008). Atuou como professora de Políticas de Saúde, Saúde Coletiva e Epidemiologia do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira - Salvador (BA); e como fonoaudióloga do Serviço de Internação Domiciliar do estado da Bahia (FESFSUS). Trabalha como Analista Técnica de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, tendo atuado na Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde com Educação Permanente em Saúde e sua interface com os movimentos sociais. Atualmente está lotada na Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados da Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde, na área técnica de Hemoglobinopatias (doença falciforme e talassemias). Ex-membro do Comitê Técnico de Saúde da População Negra do Ministério da Saúde, do Comitê Técnico de Saúde da População LGBT e da Comissão Intersetorial de Saúde da População Negra do Conselho Nacional de Saúde. Áreas de interesse: Saúde da População Negra; Hemoglobinopatias.

Helena Rocha

IFPA

Helena Rocha, pedagoga, mestre em ensino. Professora da disciplina Educação para Relações Etnicorraciais no IFPA, campus Belém, nos cursos de Formação de Professores

Jorge Rasta

Casa do Boneco - Itacaré

Arte Educador, mestre dos saberes populares, mamulengueiro, coreógrafo, percussionista, artesão, idealizador e fundador da Casa do Boneco de Itacaré. Aos 13 anos ingressou no mundo da arte através da associação livre de moradores de Mangueira de Maçaranduba - ALMM, o que lhe abriu portas para participar de outros e grupos culturais como: Mamulengos da Bahia, Dança afro e folclórica Abedé Orun, dentre outros. Foi cofundador dos grupos: Muzenza, CIA de Dança Afro Luanda, Bambolina de Teatro de Bonecos e Animação. Em 1988, após de transferir para Itacaré, cria junto à comunidade itacareense a Associação de Afro Desenvolvimento Casa do Boneco de Itacaré, e através da associação CIA de Dança Afro Contemporânea Kilimanjaro e o Grupo de Teatro de Bonecos e arte Circense Ginga e Pula, onde assina também como coreógrafo e diretor, a exemplo os espetáculos de dança: Diária de Fêmea, A morte do rei Guerreiro, Show Afro Tropical (com Turnê na Europa em 2005 – França e Suíça), Povo Negro, Exú Ossain; Teatro de Boneco: Vamos para a festa pelo caminho da floresta (mamulengos), Porto Sujo (mamulengo), Bonecos D'África (bonecos estandartes e bailarinos), Bonecos na folia (Bonecos gigantes), Na terra dos palhaços (mamulengo).

Camila Carmo

Afrofuturo

Mestra em Literatura e Cultura pelo Programa de Pós Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS), na linha de pesquisa em Lesbianidades, Interseccionalidade e Feminismos.

Bruno Santana

Afrofuturo

Bruno Santana, Professor, Pesquisador, Transativista (Coletivos de transs pra frente e transbatukada). Eixo LGBTQI mandato coletivo do Vereador Marcos Mendes (PSOL)

Omoloji Sena

Nagôterapia

Nagôterapia

É Omorisá de Obaluaê, criador da Nagôterapia - uma terapia preta, escreve e contribui com a comunidade africana na diáspora brasileira a partir dos saberes de terreiro, com ênfase nas questões raciais e afetividade preta

Charles Mendes

Rua

É natural de Feira de Santana – Bahia. Artista autodidata, começou a fazer graffiti em 2010, influenciado pela cultura Hip Hop. O dia a dia e as pessoas do seu convívio são algumas de suas fortes referências para a pintura nas ruas, e também a música, em especial as de raízes negras, são fundamentais no seu processo criativo: Racionais Mc's, Efeito Zumbi, Jimi Hendrix, Fela Kuti e os sound systems da Jamaica contribuem para o trabalho de Charles, que costuma representar personagens negras. Carrega com si várias histórias, relatos de pessoas com grande identificação com o seu trabalho, chegando a atingir a auto estima delas principalmente pessoas negras que se veem na sua arte.

Lucas Nunes

UFOB

Graduando em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Oeste da Bahia -(UFOB), campus Santa Maria da Vitoria. A Arte sempre esteve presente e foi tomando mais força na sua adolescência. O amor pelo desenho e a pintura já delineava pontos para o que estava por vir, isto se verificava na produção de camisetas e trabalhos de desenho para atividades no Colégio de Ensino Médio. Hoje, sua poética artística carrega consigo o que tem de muito pessoal em seu cotidiano, a relação com os irmãos, sua mãe e sua avó materna. Tudo isso o acompanha no traço, na montagem, na composição. Sua arte perpassa vertentes artísticas da pintura, escultura, gravura, arte digital, instalações etc. As obras que compõe têm como características, as sensações e tensões que o artista mobiliza no momento de sua criação.

Mc Billy Sujo

Batalha da Pista

Residente na cidade de Amargosa – Ba, é MC e Produtor Musical no Home Studio também comunitário Sujeira REC, idealizado pelo mesmo, tratando o RAP como tecnologia da diáspora afrikana e usando o espaço como uma forma de trazer novas perspectivas para os jovens pretos. Faz parte também da organização do baile AfroFuturista e da Batalha da Pista.

Esdras Souza

CIA

Maestro Esdras (Esdras Oliveira de Souza) é músico e produtor musical independente da cultura Hip Hop, além de ser especialista em Educação e Interdisciplinaridade pela UFRB. Membro fundador do CIA (Coletivo de Inteligência Afrofuturista). Organizador do II Colóquio Afrofuturista

Luize de Queiroz

UNEB

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integra o CIA - Coletivo de Inteligência Afrofuturista. Atualmente se encontra como professora substituta da Universidade Estadual da Bahia - UNEB, Campus XVII, onde coordena o projeto de extensão IYAMI: Grupo de estudos em Gênero, Raça e Classe. Organizadora do I e II Colóquio Afrofuturista