Normas para elaboração e submissão de trabalhos

 

No II CONCEPT serão aceitos trabalhos para apresentação em 3 categorias: trabalhos científicos, relatos de experiência e mostra científica. Os trabalhos devem ser submetidos em forma de resumo expandido, em arquivo WORD .doc ou .docx, com no máximo 3 páginas, contendo até 2 figuras (fotos, tabelas e/ou gráficos) e 3 referências. Deverá ser utilizada a fonte Times New Roman no tamanho 12.

 

A submissão de trabalhos para o SEMINTER, a EXPOTEC e a SNCT, seguem normas específicas, disponíveis nos links "SEMINTER-submissão de trabalhos" e "EXPOTEC-submissão de trabalhos".

 

Trabalhos científicos: nesta modalidade, todos os resumos deverão explicitar os seguintes tópicos: introdução, objetivo(s), métodos, resultados e discussão, conclusões e referencias. Esses tópicos devem aparecer no corpo do resumo, em negrito (conforme o modelo 1).

 

Relato de experiência: nesta modalidade, os resumos poderão ser elaborados em forma de texto em prosa, no qual deverão ficar claros o contexto e a relevância do trabalho para área no qual está inserido (ver modelo 2). Trabalhos que incluam objetivos, métodos e resultados quantificáveis NÃO deverão ser submetidos nesta categoria.

 

Mostra científica e cultural: nesta categoria, poderão se inscrever equipes compostas por 1 docente orientador e até 5 estudantes de nível médio do IFAM e demais escolas da rede pública. O trabalho proposto, se aceito, será apresentado durante o evento em forma de mesa demonstrativa e/ou experimental pela equipe proponente. Na apresentação, é obrigatória a presença do orientador e de, no mínimo, 1 estudante da equipe. O modelo de resumo adotado será o mesmo dos Trabalhos Científicos (ver modelo 1), podendo o item “Resultados” ser substituído por “Resultados Esperados”. Os melhores trabalhos serão premiados e receberão certificados de menção honrosa. Será levada em conta a originalidade, criatividade e viabilidade de continuidade da proposta ao longo do ano.

 

Em todas as categorias, cada resumo poderá conter no máximo 6 autores. Na submissão, o autor deverá indicar a área do trabalho e a categoria de participação:

 

Áreas:

  1. Ciências Exatas e da Terra
  2. Ciências Biológicas e Agrárias
  3. Matemática e Engenharias
  4. Educação e Tecnologias
  5. Multidisciplinar

 

Categoria:

  1. Trabalho Científico
  2. Relato de Experiência
  3. Mostra Científica e Cultural

 

 As submissões deverão ser realizadas exclusivamente pelo e-mail submissao.iiconcept@gmail.com , no período de 01 a 31 de agosto 17 de setembro de 2017.

 

Os resumos serão submetidos a uma avaliação prévia quanto à sua adequação às normas do evento. Trabalhos que não atendam às normas ou que apresentem baixa qualidade textual que comprometa sua compreensão serão rejeitados imediatamente. Recomenda-se que os autores submetam os seus trabalhos a uma revisão textual antes de sua submissão. Os pareceres do Comitê Científico serão divulgados como: Aceito, Aceito com ressalvas e Não aceito.

 

Os trabalhos aprovados com ressalvas terão um prazo para realizar as correções e/ou adequações sugeridas pelos avaliadores. Não havendo nova submissão do trabalho corrigido no prazo estipulado, o mesmo estará automaticamente reprovado.

 

Os dois melhores trabalhos de cada área serão convidados a realizar uma apresentação oral de 20 minutos durante o evento e receberão certificado de menção honrosa.

 

Ao final, todos os resumos aprovados serão organizados, por área, e disponibilizados na forma de Anais do II CONCEPT.

 

Consulte os modelos, a seguir:

 

 

MODELO 1: TRABALHO CIENTÍFICO

 

O TITULO DEVERÁ SER EM LETRAS MAIÚSCULAS E CENTRALIZADO, FONTE TIMES NEW ROMAN, 14, EM NEGRITO

SOBRENOME, Nome1; SOBRENOME, Nome 2

 

ÁREA: escolher 1 das áreas indicadas nas normas

CATEGORIA: Trabalho Científico ou Mostra Científica (favor indicar)

 

Introdução: este tópico deverá expor a fundamentação teórica e destacar a relevância do trabalho.

Objetivo: deve ser claro e direto, procurando ressaltar a importância do trabalho. Pode ser subdividido em objetivo geral e objetivos específicos.

Métodos: descrever os principais procedimentos adotados.

Resultados e Discussão: destacar os resultados mais relevantes do trabalho, confrontando-os com a literatura cientifica.

Conclusão: Principais considerações a partir dos resultados obtidos. Utilizar apenas 1 parágrafo.

Palavras-chave: de 3 a 6 necessárias para o sistema de busca

Figuras: Incluir após o texto, no máximo 2 figuras. Podem ser fotos, tabelas e/ou gráficos.

Referências: deverão ser listadas até 3 referencias que tenham sido citadas no texto. O resumo expandido, incluindo as referencias, deve ter de 2 a 3 páginas.

 

MODELO 2: RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

O TITULO DEVERÁ SER EM LETRAS MAIÚSCULAS E CENTRALIZADO, FONTE TIMES NEW ROMAN, 14, EM NEGRITO

SOBRENOME, Nome1; SOBRENOME, Nome 2

 

ÁREA: escolher 1 das áreas indicadas nas normas

CATEGORIA: Relato de Experiência

 

            O resumo na modalidade de relato de experiência deverá ter, no mínimo 2 e, no máximo, 3 páginas. Deverá iniciar destacando a relevância do trabalho e a fundamentação teórica que reflete ser fruto da pesquisa e reflexão sobre a experiência vivida. É importante destacar o contexto, a fim de esclarecer os motivos que levaram a planejar e executar as ações relatadas, os principais momentos vivenciados e os principais ganhos ou vantagens para o publico alvo e/ou para os pesquisadores envolvidos.

            O relato deve explicitar os objetivos e os métodos utilizados. Os resultados não precisam ser descritos com base em informações quantitativas, mas podem evidenciar o número de pessoas ou elementos envolvidos. Não cabem informações numéricas ou estatísticas no relato, a menos que sejam meramente informativas acerca de uma situação já instalada, não se constituindo em resultado produzido pelo trabalho que está sendo submetido.

            A discussão e as conclusões devem indicar quais os benefícios e as perspectivas futuras do trabalho desenvolvido.

Palavras-chave: de 3 a 6 necessárias para o sistema de busca

Figuras: Incluir após o texto, no máximo 2 figuras. Podem ser fotos, tabelas e/ou gráficos.

Referências: deverão ser listadas até 3 referencias que tenham sido citadas no texto.