Dra. Maria das Graças Cleophas Porto

Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Licenciada em Química e mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Atualmente é professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Tem experiência no ensino de Química, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento de atividades lúdicas para o ensino e aprendizagem das Ciências Naturais; História da Química; Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino de Ciências; Uso de m-learning como estratégia de ensino da Química; Formação de Professores de Ciências e Estratégias Metacognitivas. É Membro da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química -  ReLAPEQ, editora da revista Educação Química en Punto de Vista e da Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS).

Dra. Alessandra de Souza Fonseca

Universidade Federal de Lavras

Engenheira Florestal pela Universidade Federal do Amazonas, Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia da Madeira pela Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Educação Ambiental, Silvicultura, Recursos Florestais, Engenharia Florestal e Tecnologia de produtos florestais com ênfase em Recursos florestais não-madeireiros, Caracterização tecnológica de produtos florestais, Arecaceae, Anatomia vegetal, Fibras vegetais, Anatomia da Madeira, Química da Madeira, Física da Madeira, Mecânica da Madeira, Biopolímeros, Biocompósitos e Nanotecnologia florestal.

MSc. Noélia Lúcia Simões Flacão

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (1997) e Mestrado em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (2015). Participou da criação da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), onde coordenou a implantação das ações de crédito para pequenas e médias empresas do estado do Amazonas. No período de 2002 a 2008, coordenou a implantação, estruturação e consolidação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade intelectual, patentes, marcas, biodiversidade, conhecimento tradicional associado à biodiversidade e transferência de tecnologia.Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Elaboração e Análise de Projetos Econômicos e Financeiros. Atualmente responde pela Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação do INPA, na qual está inserida a Incubadora do INPA, e pela Coordenação do Arranjo NIT da Amazônia Ocidental.

Dra. Miriam de Medeiros Cartonilho

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia do Amazonas - IFAM/CMC

Doutora em Biotecnologia (UFAM), Mestre em Ciências de Alimentos (UFAM), Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas (UFAM), Engenheira Química (UFRN). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência em desenvolvimento de novos produtos e Análise de alimentos.

Dr. Marcondes Agostinho Gonzaga Júnior

Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Doutorado em Aquicultura, com ênfase em Processamento de Pescado e Piscicultura, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2014). Tem experiência na área de piscicultura e tecnologia do pescado, atuando principalmente nos seguintes temas: piscicultura de água doce, piscicultura marinha em sistema de cultivo near-shore, pesca continental, elaboração e desenvolvimento de novos produtos, embalagens em atmosfera modificada (EAM), embalagens inteligentes, qualidade e processamento do pescado e otimização de processos na indústria pesqueira. Atualmente é Professor e ocupa a função de Coordenador Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Produção Pesqueira (TECPESQ) da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.