Alternativas Metodológicas para a Inclusão utilizando Tecnologia
Hoje o professor, em sua prática pedagógica, pode propiciar elementos que favoreçam a formação de alunos, em especial crianças portadoras de dificuldades de aprendizagem. Mas é necessário, também, que o professor identifique os instrumentos de ação pedagógica a serem usados em suas aulas, estimulando seus alunos, tornando-os mais criativos em busca de seu desenvolvimento. Assim os aplicativos pedagógicos, através da ludicidade podem contribuir com essa tarefa tornando a aprendizagem significativa. Os aplicativos têm sido utilizados por favorecer uma maior motivação para o aprendizado e por possuir características desejáveis, permitindo que os usuários mantenham concentração na tarefa desempenhada favorecendo a aprendizagem de crianças diagnosticas como dificuldades de aprendizagem. A tecnologia de realidade aumentada é uma tecnologia que pode ser usada para o tratamento de crianças criando um ambiente interativo e motivador, onde podem ser feitas intervenções pedagógicas individualizadas ou em grupo. A interação com o ambiente virtual permite que a criança se envolva no processo de ensino-aprendizagem favorecendo a aprendizagem.